Se você acha que seguros são desperdício de dinheiro, saiba que eles são um dos pilares do bom planejamento financeiro. E mais que isso: alguns são sim indispensáveis.

Para muita gente é difícil enxergar os benefícios dos seguros. Eles protegem contra eventos que não aconteceram, não sabemos se vão acontecer e, para falar a verdade, esperamos que não aconteçam.

Até quem tem consciência da importância dos seguros pode, por esses motivos, acabar adiando a contratação. Mas há pelo menos quatro tipos de seguro que você nunca deveria dispensar ou deixar para depois.

1. Seguro de vida

O seguro de vida é o único que cobre um evento certo: a morte do segurado. É ele que garante à sua família certo conforto financeiro, pelo menos para os primeiros anos após a sua partida.

Mas além da indenização por morte – que pode tanto ser acidental como natural, dependendo do produto – há outras coberturas que podem ser usufruídas ainda em vida pelo próprio segurado.

É o caso da cobertura por invalidez, temporária ou permanente, que prejudica a capacidade do segurado de gerar renda, e das coberturas para a descoberta de doenças graves ou terminais.

Todas as coberturas são ajudas financeiras necessárias e bem-vindas em momentos muito difíceis.

Quem tem família pode incluir o seguro de vida no planejamento da herança. Esse tipo de produto não entra em inventário, sendo transmitido diretamente aos beneficiários.

Quem não tem família, pode recorrer a ele caso se veja impedido de gerar renda, por doença grave ou invalidez.

Veja mais detalhes sobre os benefícios do seguro de vida.

2. Seguro de carro

O brasileiro tem mais facilidade de assimilar a importância do seguro de carro, uma vez que os veículos estão expostos a grandes riscos, e não é incomum precisar acionar a seguradora.

Depois do imóvel, o carro é o maior patrimônio das famílias. Roubos e acidentes tendem a ser traumáticos não só para as pessoas envolvidas, mas também para o bolso. Afinal, trata-se, normalmente, de dezenas de milhares de reais envolvidos.

Isso sem falar na possibilidade de o segurado ser o causador de acidentes com mortos, feridos e outros veículos danificados além do seu.

Seguros de veículos cobrem danos e defeitos no próprio veículo segurado e também oferecem coberturas para danos contra outras pessoas e veículos.

3. Seguro residencial

A casa própria costuma ser o maior patrimônio das famílias, o bem que resulta da poupança de uma vida inteira. Um desastre que a destrua pode causar um dano financeiro difícil de reverter. Proteger o imóvel parece, então, ser uma ideia razoável, certo?

É fundamental ter uma apólice que proteja sua casa, pelo menos, de acidentes como incêndio e outros danos causados por fogo. É possível até mesmo proteger seus bens mais valiosos contra roubo.

O custo do seguro em relação ao valor do imóvel é tão baixo que não vale correr o risco de dispensá-lo.

Quem usa o imóvel próprio para locação também deve fazer seguro para essa fonte de renda.

4. Seguro viagem

O seguro viagem é obrigatório para viajar para certos países, como muitas nações europeias, Cuba e Venezuela. Mas mesmo para viajar para países que não o exigem, não vale a pena dispensá-lo.

Assim como o seguro residencial, o seguro viagem também tem excelente custo-benefício.

O preço costuma ser baixo em relação ao custo da viagem e, principalmente, em relação ao custo das despesas médicas que você pode vir a ter em caso de doença ou acidente durante a viagem.

Uma internação hospitalar pode render uma conta de dezenas de milhares de reais. E um seguro de algumas centenas de reais pode evitar isso.

Além da cobertura por morte e invalidez, os seguros viagem também costumam oferecer cobertura para consultas médicas e odontológicas, despesas hospitalares e indicação de rede credenciada.

Eles também podem oferecer auxílio e ajuda de custo em situações difíceis, como perda de documentos, despesas judiciais, extravio de bagagem ou necessidade de antecipar o retorno para casa.

Quer investir de forma simples ou contratar um seguro? Nós, da GENIAL, ajudamos você! Saiba mais sobre nós e converse conosco no bate-papo ao lado!

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários