O seguro de vida individual é parte fundamental de qualquer planejamento financeiro saudável. Ele protege o patrimônio do investidor e garante recursos à família em momentos difíceis.

O ideal é contratar uma apólice individual, com valor de cobertura suficiente para suprir as necessidades da sua família. Afinal, as apólices comumente oferecidas pelas empresas a seus empregados em geral têm capital segurado insuficiente.

Se você ainda hesita em fazer um seguro de vida individual, aí vai uma lista com os motivos para você contratar um o quanto antes:

1. Proteção em caso de invalidez ou doença grave

O seguro de vida não cobre apenas a morte do segurado. As coberturas por invalidez e doenças graves, como o câncer, possibilitam ao segurado acesso à indenização ainda em vida, em um momento em que seus gastos vão aumentar e a renda possivelmente diminuir.

2. Proteção para a sua família

O seguro de vida garante que a família do titular tenha acesso a recursos imediatamente após a sua morte, sem burocracia. Como a indenização não entra em inventário, os beneficiários da apólice a recebem imediatamente.

No caso de famílias com pouco patrimônio ou cujo inventário pode demorar para ser concluído, o seguro de vida é especialmente importante.

Ele também oferece proteção em caso de invalidez do titular. Nesse caso, a indenização ajuda a família num momento particularmente delicado, em que os gastos vão aumentar e a renda diminuir, uma vez que o titular não poderá mais trabalhar.

3. Proteção para o seu patrimônio

O seguro de vida protege o patrimônio familiar, evitando que a família ou o próprio titular precisem consumi-lo em caso de sinistro. Por isso, ele é um grande amigo do investidor, sendo fundamental em qualquer planejamento financeiro saudável.

No caso de doença grave ou invalidez do segurado, ele terá acesso à indenização e não precisará sacrificar suas reservas. Mesmo tendo usado o seguro em vida, ainda poderá deixar seu patrimônio para a família após sua morte.

Já no caso de morte do segurado, a família não precisará consumir seu patrimônio para sobreviver. Podendo contar com a indenização, será capaz de deixar seus investimentos rendendo.

4. Ajuda para atingir outros objetivos financeiros

Alguns seguros de vida são resgatáveis, proporcionando ao titular o resgate de parte do capital segurado. O valor pode, então, ser usado para outros objetivos financeiros, como a faculdade dos filhos.

O seguro resgatável pode ser temporário, obrigando ao resgate após o término da vigência, ou vitalício. Neste último caso, o resgate pode ser feito a qualquer momento, e quanto mais tempo até o resgate, maior o percentual do capital segurado que ele pode resgatar.

5. Transferência de recursos aos herdeiros sem burocracia

O seguro de vida é muito usado no planejamento sucessório, isto é, no planejamento da transmissão dos bens para os herdeiros. A razão é que a indenização não entra em inventário, sendo transmitida diretamente aos beneficiários sem burocracia.

Além disso, não está sujeita à cobrança de imposto de renda ou Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD), tributo estadual que incide sobre a transmissão de heranças.

O seguro de vida, portanto, garante que a família do segurado não fique sem recursos enquanto aguarda o inventário dos bens do falecido. A indenização pode ser usada não só para a família se manter, mas para arcar com os custos do próprio inventário, que não são desprezíveis.

6. Transmissão de recursos para pessoas que não sejam herdeiras

O seguro de vida permite ao segurado definir livremente seus beneficiários. Eles não precisam ser seus herdeiros legais, nem a indenização precisa ser dividida entre eles conforme as regras de partilha de herança.

Isso significa que qualquer pessoa pode ser designada como beneficiária. Você pode, se desejar, deixar parte da indenização para alguém que não seja seu herdeiro ou sequer seu parente. E pode deixar um percentual maior para um filho do que para outro.

Você pode fazer um seguro de vida individual conosco. Conheça a Genial Seguros e peça a sua cotação on-line!

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários