Períodos de grandes oscilações no mercado (alta volatilidade) deixam investidores apreensivos e atônitos com as notícias de sobe e desce do preço dos mais diversos ativos. Essa volatilidade reflete o comportamento de manada de investidores que, na dúvida, preferem seguir a multidão que tenta se proteger do risco.

Mas qual é o risco? Esta é primeira pergunta que você deve fazer para enxergar com uma razoável racionalidade as oportunidades que costumam aparecer nesses momentos. E, a julgar pelo que dizem os investidores de sucesso, vale a pena dedicar um tempo avaliando sua tolerância em assumir risco na busca de oportunidades que podem leva-lo ao Olimpo dos rendimentos. A lógica é a mesma de qualquer compra de bons produtos a preços baixos, as conhecidas promoções que ocorrem com sapatos, roupas, em supermercados ou nas feiras. Oportunidades de pagar pouco por produtos que você sabe que valem mais.

No mercado financeiro não é muito diferente. Há muita coisa boa a preços módicos. Mas atenção, há produtos que não estão em bom estado. O investidor de sucesso tem que saber diferenciar um do outro. Falando assim parece fácil. Mas quando a crise se instala e as incertezas se multiplicam são poucos os que conseguem ajustar o foco nas oportunidades.  Manter a calma em momentos de crise é extremamente difícil, mas muito rentável.

Há outro aspecto que você deve ficar atento se quiser aproveitar os ganhos que uma crise pode proporcionar: hedge funds com gestores treinados para surfar essas ondas. Há gestores que sabem atravessar esses momentos com tanta desenvoltura que quando encontrá-los você passará a enxergar momentos de nervosismo com outros olhos. Onde vivem? São gestores brasileiros, acostumados com crise e com histórias de sucesso para mostrar nas últimas décadas. Os problemas nacionais e os desafios que temos não chegam a ser novidades para eles.

Para encontrá-los será necessário dedicar tempo para pesquisar, principalmente nas corretoras que distribuem esses hedge funds. A Genial Investimentos tem vários em suas prateleiras. Dedicar um tempo para conhecer o histórico de cada um pode se revelar um bom investimento. No Economia é Genial, programa do canal MyNews que vai ao ar toda quinta-feira, tenho procurado entrevistá-los para saber como estão se posicionando na crise atual. Vale a pena conferir essas análises, pois podem ajudá-lo a ajustar o foco dos seus investimentos.

* Mara Luquet escreve todas as quartas-feiras para o blog GENIAL. Este artigo reflete as opiniões de seu autor, não necessariamente as da Genial Investimentos.

Idealizadora do MyNews, primeiro canal de jornalismo feito exclusivamente para o YouTube, Mara é jornalista especialista em economia e investimentos. Tem passagens pelos jornais Valor Econômico, Folha de S. Paulo e revista Veja, além de ter sido colunista da CBN e comentarista de jornais da Globo e GloboNews. Apresenta o programa “Economia é Genial” todas as quintas-feiras no canal MyNews, às 20h30.

Contentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *