O especulador da bolsa de valores precisa estar sempre atento aos padrões gráficos para conseguir fazer os trades mais adequados à sua estratégia. Uma das figuras mais fortes da análise técnica são o candle martelo e o martelo invertido. Você já conhece esses padrões?

A ocorrência de uma dessas figuras no gráfico pode deixar o trader em alerta para entrar ou sair de uma operação. Porém, é importante entender por que isso acontece para utilizar esse padrão em suas estratégias e aumentar as chances de sucesso na especulação.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este artigo preparado pela Genial e entenda o que é o candle martelo e o martelo invertido — e como identificá-los.

Boa leitura!

O que é a análise técnica?

Antes de você aprender acerca do candle martelo e martelo invertido, é pertinente conferir o conceito de análise técnica. Isso porque os candles e padrões gráficos fazem parte dela.

Assim, a análise técnica é uma forma de ler o mercado financeiro por meio de figuras gráficas — razão pela qual também é chamada de análise gráfica. Ela é a principal ferramenta utilizada por especuladores no momento de tomar suas decisões na bolsa de valores.

Esse tipo de análise considera dois fundamentos criados pelo jornalista e investidor Charles Dow, na chamada “Teoria de Dow”. O primeiro diz que os preços refletem os acontecimentos relevantes para o mercado. Nesse sentido, eles são descontados automaticamente, assim que o fato ou evento se torna público.

Já a segunda teoria afirma que o mercado se move em tendências, que se mantêm vigentes até que sejam substituídas por outras. Então, com a interpretação desses elementos e da avaliação de gráficos e indicadores, é possível fazer projeções e decidir os momentos de entrar e sair de uma operação.

É comum que esse tipo de análise seja utilizado no mercado de ações, que é um dos mais populares da bolsa de valores. No entanto, ela também pode ser utilizada na especulação de outros ativos e derivativos — como contratos futuros, ETFs (fundos de índice), FIIs (fundos imobiliários) etc.

O que são padrões gráficos?

Os padrões gráficos são representações visuais formadas por um conjunto de elementos que se repetem com regularidade no histórico de preços. Quando eles acontecem, é normal esperar um comportamento semelhante a um que já aconteceu.

Assim, o trader consegue fazer projeções de entrada e saída das operações, bem como se antecipar ao movimento de modo a potencializar seus ganhos. Ademais, a interpretação dos gráficos é feita de acordo com o tipo de operação que será realizada, podendo ser diferente entre day trade, swing trade ou position.

Contudo, é preciso ter cuidado, pois o surgimento de um padrão gráfico não significa que o preço obrigatoriamente fará as mesmas movimentações anteriores. Afinal, o mercado pode adotar um comportamento diferente em cada situação.

O que é um candlestick?

Aprendendo o conceito de análise técnica e padrões gráficos, ainda falta entender o que é um candlestick. Isso porque é a partir dele que será possível conferir o candle martelo e martelo invertido.

O candlestick é uma das figuras gráficas utilizadas para acompanhar a evolução dos preços de um ativo ou derivativo. Sua criação data do século XVIII, quando o mercador japonês, Munehisa Honma, o desenvolveu como forma de acompanhar as negociações dos cupons de arroz no mercado local.

Dentre as figuras existentes, ela é a mais completa e utilizada até os dias de hoje. Isso porque traz, de modo visual e simples, informações sobre o preço de abertura e fechamento (corpo da vela), além de máximas e mínimas (pavios) em um determinado período.

Outra característica relevante sobre os candles é que eles são preenchidos por uma cor que representa a valorização ou desvalorização do preço no período escolhido. Normalmente, usa-se a cor verde para alta e vermelha para baixa, mas também podem ser encontradas outras cores.

Veja o que cada formação de candle pode representar:

  • com corpo e sem pavio: esse candle mostra que o preço de abertura e fechamento são diferentes. A ausência de pavio significa que não foram formadas novas máximas e mínimas no período;
  • sem corpo e com pavio: nessa representação gráfica, não há distinção de preços entre a abertura e fechamento, porém foram alcançadas novas máximas e mínimas, embora não tenham se mantido;
  • com corpo e com pavios: essa formação indica que o preço abriu e fechou em preços diferentes. Além disso, a presença de pavio indica que ele atingiu máximas ou mínimas e depois retornou.

O que é o candle martelo?

Conhecendo o conceito de candlestick, fica mais fácil entender o candle martelo. Essa é uma das figuras mais conhecidas entre os especuladores do mercado. Ele leva esse nome por se assemelhar graficamente a um martelo.

Em particular, o candle martelo costuma sinalizar que uma tendência de baixa encerrou e está prestes a iniciar a de alta. Isso porque ele é encontrado no fundo de uma tendência de baixa respeitando um formato específico.

Veja só:

  • corpo pequeno no topo;
  • sombra inferior comprida (2 vezes maior que o corpo);
  • pouca ou nenhuma sombra superior;
  • a cor não é relevante.

Analisando essa formação, percebe-se que, em algum momento, houve pressão de venda — mas ela foi superada pela de compra. Aliás, é por esse motivo que se identifica um longo pavio inferior.

Desse modo, sua ocorrência pode indicar que a força vendedora acabou e os preços subirão — embora não haja garantias de que, efetivamente, eles seguirão nessa direção.

O que é o candle martelo invertido?

O padrão de candle conhecido como martelo invertido é muito semelhante ao martelo comum, com a diferença da posição de seu corpo.

No candle martelo, como você viu, a cabeça do martelo (corpo do candle) fica na parte superior do candle. Já no martelo invertido, o corpo do candle estará localizado na sua parte inferior. As mesmas regras observadas no martelo comum são aplicadas no martelo invertido.

Nesse sentido, você observará:

  • corpo pequeno no fundo;
  • sombra superior extensa (2 vezes maior que o corpo);
  • pouca ou nenhuma sombra inferior;
  • irrelevância da cor.

O que ele significa e quando ocorre?

Tanto o candle martelo quanto o martelo invertido indicam uma possível reversão de tendência de baixa para uma de alta. Ou seja, mostram que o preço atingiu uma região de fundo em que os vendedores perdem a força e param de pressionar os preços para baixo.

Diante disso, há fortes expectativas que a força compradora comece a atuar de modo a movimentar os preços para cima. Logo, o trader que consegue identificá-lo pode se posicionar na compra antecipando o movimento de alta — se isso fizer sentido para o seu operacional.

Nesse sentido, ele compra enquanto o preço está barato para, após a valorização, vendê-lo mais caro, lucrando a diferença. Normalmente, um candle do tipo martelo invertido aparece quando a tendência de queda está consolidada.

Porém, antes de usar esse padrão, é pertinente aguardar um tipo de confirmação sobre a reversão da tendência. Isso pode acontecer com a formação de um candle de alta que tenha o fechamento em um nível superior ao do martelo invertido, por exemplo.

Também podem ser utilizados outros indicadores técnicos, como as bandas de Bollinger, IFR (índice de força relativa) ou estocástico. Isso porque todos eles são utilizados como forma de identificar regiões de exaustão do preço ou quando o mercado está sobrecomprado ou sobrevendido.

Como identificar um martelo invertido?

Mesmo após ter visto detalhes acerca do martelo invertido, pode surgir dúvidas sobre como identificar esse padrão de candlestick no gráfico.

Acompanhe as seguintes dicas para encontrá-lo com maior facilidade!

Verifique a área de formação do candle

O ponto inicial para identificar o surgimento de um candle martelo invertido é a área em que ele está sendo formado. Como você aprendeu, esse tipo de padrão deve aparecer em uma região de suporte, ou seja, na parte inferior do gráfico.

Essa região costuma concentrar diferentes compradores — que estão aguardando a exaustão da força vendedora para entrarem em ação. Ademais, o candle martelo invertido será mais confiável quando a força compradora começar a pressionar os preços continuamente.

Tamanho da sombra

Uma das principais características de um candle martelo invertido e do martelo comum é a sua sombra. Lembre-se de que ela precisa ser maior que o corpo da vela. Isso porque, dessa forma, a sombra indicará a diminuição da pressão vendedora sobre os preços.

Muitas vezes, um candle pode ser formado com um pavio do mesmo tamanho que seu corpo, ou um pouco maior. Nessas hipóteses, é preciso estar atento porque não há a formação do candle martelo invertido, e adotar uma posição de mercado pode não funcionar.

Confirme a reversão com ajuda do volume

Um dos princípios da já mencionada “Teoria de Dow” usa o volume como uma forma de confirmar o nascimento ou encerramento de uma tendência. Logo, ao conferir esse indicador, você terá uma informação adicional para dar suporte à sua tomada de decisão.

O volume é uma ferramenta disponível em grande parte das plataformas trader do mercado. Geralmente, ele é plotado no gráfico como barras verticais que indicam a quantidade de negociações havidas no período.

Um aumento do volume de negociações, gerando barras maiores que a média, costuma indicar que o mercado está mudando de humor em relação ao ativo ou derivativo operado. Desse modo, crescem as chances de êxito na realização da operação.

Opere no tempo gráfico adequado

Outra dica bastante útil no momento de buscar ou identificar o candle martelo invertido diz respeito ao tempo gráfico utilizado. Em cada gráfico aberto, o trader tem a possibilidade de escolher o tempo de geração dos candles.

Na prática, é possível encontrar gráficos de minutos, horas, dias, semanas e outros períodos nas plataformas. Isso significa que, se você selecionar 5 minutos, por exemplo, todo o histórico de preço do ativo operado será dividido em candles de 5 minutos. Ademais, a cada 5 minutos será gerado um novo candle.

Porém, o tempo gráfico escolhido deve respeitar o tipo de operação que você deseja realizar. Se você for operar day trade (operações que são abertas e encerradas no mesmo dia), tende a fazer mais sentido operar gráficos menores. Isso considerando a dinamicidade e rapidez do day trade.

Agora, na hipótese de você preferir operar swing trade (operações abertas e encerradas em dias diferentes), olhar gráficos menores pode não ser muito útil. Afinal, nessa modalidade, as operações são mais espaçadas.

Esse é um cuidado importante, porque o surgimento de um candle martelo invertido em um gráfico de 5 minutos tende a não aparecer no de 15 ou 30 minutos e vice-versa. Portanto, analisar um tempo gráfico fora do seu padrão operacional pode acabar atrapalhando suas operações.

Quais são os cuidados a serem tomados com o candle martelo invertido?

Chegando até aqui, você já reúne bastante conhecimento sobre os padrões candle martelo e martelo invertido. Mas ainda é preciso adotar alguns cuidados para diminuir os riscos e chances de você perder dinheiro — afinal, não há garantias na renda variável.

Assim como qualquer outro padrão gráfico, o candle martelo invertido não é a única informação que deve ser vista antes de se posicionar no mercado. Isso porque ele não sinaliza todo o histórico de negociação do preço, apenas o tempo gráfico que você selecionou.

Ademais, o fato de o padrão ter sido formado não significa que o mercado seguirá naquela direção. Tenha em mente que os preços se movimentam de acordo com a lei da oferta e demanda. Nesse sentido, não há como controlar ou antever movimentos com 100% de precisão.

O gráfico pode revelar um candle martelo invertido no fundo de uma tendência de baixa e, ainda assim, entrar mais pressão vendedora forçando a queda. Logo, a utilização de outros indicadores e confirmações aumentam as chances desse tipo de trade ter êxito.

Além disso, é importante adotar estratégias de proteção de capital, caso a operação caminhe em uma direção indesejada. O uso de stop loss, por exemplo, permite limitar suas perdas. Com ele, a operação será encerrada assim que o preço atingir o limite configurado.

Por fim, caso você queira aprender mais sobre essa ou mais técnicas de especulação, poderá contar com a Genial. Em nosso site há uma área educacional onde você pode encontrar cursos e e-books para desenvolver seu lado trader. Vale a pena conferir!

Conclusão

Depois de ter aprendido o que é e como identificar o candle martelo invertido, não deixe de buscar por outras técnicas de modo a deixar seu operacional mais versátil. Ainda, tome decisões que estejam pautadas no seu perfil e objetivos no mercado para evitar arrependimentos.

Quer operar no mercado com as melhores e mais rápidas plataformas trader? Abra sua conta na Genial e tenha acesso à casa do trader!

Posts relacionados