A taxa Selic mais uma vez se aproxima da sua mínima histórica, o que veio mudar o cenário para os investimentos financeiros. Acostumado a altas rentabilidades na renda fixa, o brasileiro se vê agora voltado para as aplicações financeiras que se beneficiam dos juros baixos. Nesse sentido, os fundos imobiliários surgem como boas oportunidades.

Na próxima semana, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) fará sua última reunião do ano para definir a meta da taxa básica de juros. A expectativa do mercado é que a Selic caia a 7,0% ao ano, menor patamar histórico desde que foi adotada como taxa básica de juros.

Em uma situação como essa, a renda fixa conservadora já não é mais capaz de entregar uma rentabilidade elevada, tornando-se insatisfatória para muitos investidores. Por outro lado, outros investimentos, como os fundos imobiliários, são beneficiados no novo cenário.

Entenda a relação entre queda de juros e fundos imobiliários.

Fundos imobiliários passam a render bem com risco moderado

Os fundos imobiliários se tornam tanto mais atrativos quanto menor for a taxa Selic. Boa parte deles investe em imóveis para aluguel e paga rendimentos mensais em dinheiro aos seus cotistas.

Quando a taxa básica de juros é baixa, esses rendimentos conseguem superar com mais facilidade a rentabilidade das aplicações conservadoras, tornando-se interessantes para os investidores que desejam ganhar mais que a renda fixa sem correr muito risco.

Já quando a Selic está alta, o retorno dos fundos imobiliários para quem investe naquele momento pode não ser satisfatório, principalmente se levado em conta o fato de que eles têm um pouco mais de risco que a renda fixa tradicional.

Os fundos imobiliários são, por sinal, ótimas alternativas para quem deseja uma rentabilidade mais alta que a das aplicações mais conservadoras, mas sem correr o risco da renda variável.

Eles podem ser considerados investimentos de risco moderado, intermediários entre as aplicações mais tranquilinhas e as mais arriscadas.

Fundos imobiliários são considerados, por alguns, como híbridos de renda fixa e renda variável, por terem características dos dois tipos de investimento: uma certa previsibilidade de retornos, por um lado; e a volatilidade nos preços das cotas, por outro. Veja como ganhar dinheiro com fundos imobiliários.

Além disso, os rendimentos pagos por fundos imobiliários contam com uma vantagem extra, que lhes facilita ainda mais ganhar da renda fixa conservadora: isenção de imposto de renda para a pessoa física.

Interessado em fundos imobiliários? A GENIAL tem oportunidades para você, preencha o formulário abaixo e comece a investir!


A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários