Não importa qual tipo de decisão você precise um dia tomar, uma coisa é fato: quando estamos deprimidos ou cansados (tanto mental quanto fisicamente) Um dos piores estados para se tomar decisões, inclusive as financeiras, é o cansaço.

Segundo o psicólogo norte-americano Roy F. Baumeister, renomado autor sobre o assunto, a chamada fadiga de decisão é um problema que pode acontecer quando as pessoas estão cansadas, estressadas ou deprimidas. Esse estado leva os indivíduos a pensarem de forma menos analítica.

É basicamente por isso que em situações mais complexas, como as decisões de investimento, não devem ser tomadas nesse estado, pois é preciso de um bom raciocínio e maior ponderação, características que acabam sendo deixadas de lado pelo cansaço, depressão ou estresse.

Se atente a isso para não se arrepender

Sabe aquela sensação de ressaca após uma noite de bebedeira? Costuma bater um forte arrependimento, pois, no estado que se fica, a racionalidade dá lugar à impulsividade. É o mesmo que ocorre quando estamos com a mente cansada.

Assim, evite tomar decisões financeiras quando estiver cansado, física ou mentalmente, com sono ou mesmo sob efeito do álcool! O melhor estado emocional para se tomar qualquer decisão financeira é a serenidade.

Outra dica interessante é dormir uma boa noite de sono antes de tomar uma decisão que não precise ser imediata.

Para evitar compras ou investimentos por impulso, procure esperar um dia, e veja se no dia seguinte você mantém sua opinião sobre a decisão que queria tomar. Você continua querendo comprar aquele produto? Mantém sua análise de investimento?

Essa espera nos ajuda a tomar uma distância saudável da situação, recobrar as energias e pensar mais criticamente, não dando muito espaço à intuição e ao impulso.

Quer investir com segurança, fazer render o seu dinheiro da melhor forma e ainda ter assessoria financeira gratuita? Abra a sua conta na Genial! É simples, rápido e fácil. A sua independência financeira está a apenas um passo e só depende de você.

abra sua conta

Leonardo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, com passagens por grandes veículos da imprensa brasileira, como TV Cultura, Veja e Estadão. Especializou-se em jornalismo econômico, com aprovação pela FGV, no curso de trainee promovido pelo Grupo Estado.

Contentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *