O saldo deixado em conta-corrente em geral é direcionado pelos bancos a uma aplicação automática. Apesar de se tratar de um investimento financeiro, essa aplicação não deveria ser encarada como investimento. Isso porque a rentabilidade é ínfima.

A aplicação automática tem baixíssimo risco e não tem custo para o correntista. Também não afeta as suas atividades normais na conta-corrente. Assim, se você usa a função débito do cartão ou faz uma transferência, ela é sacada automaticamente para honrar a obrigação.

Pode até ser que você veja seu saldo negativo momentaneamente. Mas isso é logo compensado, e não há cobrança de juros. Ou seja, a aplicação automática não afeta realmente o dia a dia do correntista.

Mas ela não deve ser encarada como um investimento. Em outras palavras, você não deve ficar tranquilo, achando que seu dinheiro está bem investido e deixá-lo parado na conta-corrente.

Deixar o dinheiro parado na conta não é um problema quando se trata da quantia que será usada no curtíssimo prazo. Digamos, para os seus gastos do mês.

Nesse caso, até que a aplicação automática não é um mau negócio. Ela rende lá os seus centavos, então tudo bem.

O problema é quando você deixa uma grande quantia parada na conta por muito tempo. O rendimento da aplicação automática é tão baixo que não vale nem um pouco a pena. Seu dinheiro só vai ficar perdendo da inflação.

O rendimento da aplicação automática tende a crescer conforme o prazo que você deixa o dinheiro aplicado.

Mas leva tanto tempo para atingir um rendimento razoável que é muito mais vantajoso e seguro aplicar seu dinheiro em um investimento adequado, ainda que conservador.

Onde investir o dinheiro parado na conta

Os recursos que você não vai usar imediatamente devem ser aplicados em um investimento que tenham o potencial de render consistentemente acima da inflação.

Além disso, deixar o dinheiro parado na conta, mesmo que em uma aplicação automática, pode ser arriscado. Ele pode ser facilmente visualizado por alguém que tenha acesso indevido ao seu saldo e extrato, colocando a sua segurança em risco.

Assim, não é porque o seu dinheiro está em uma aplicação automática que ele está bem investido. Ela não tem rendimento adequado para os recursos que não serão usados no curtíssimo prazo.

Se você não vai usar o dinheiro em breve, procure investimentos mais adequados. Há, no mercado, investimentos de baixíssimo risco e rentabilidade capaz de vencer a poupança e a inflação.

Precisa de ajuda para investir melhor o seu dinheiro? Nós, da GENIAL, podemos ajudar você. Veja como!

Publicado por Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Contentários