Automatizar investimentos é uma ótima técnica para driblarmos nossa intuição, nossas emoções e maus hábitos como a impulsividade e a procrastinação.

A impulsividade torna irresistível a tentação de gastar. Já a tendência à procrastinação que todos nós temos nos leva sempre a deixar a poupança para depois. Além disso, cansaço e tristeza podem nos levar a péssimas escolhas financeiras.

Controlar o emocional é um dos maiores desafios dos investidores. Estamos muito sujeitos a vieses comportamentais e erros intuitivos. Para driblá-los, em geral precisamos usar alguns truques.

Nesse sentido, automatizar investimentos é um dos truques mais eficientes para neutralizar emoções na hora de poupar e investir para construir um patrimônio.

Longe dos olhos, longe do coração

Dez entre dez especialistas em finanças pessoais recomendam que a poupança seja a primeira coisa a sair do seu salário todos os meses.

Se você deixar para investir as sobras, é bem provável que não sobre nada. Você pode adiar indefinidamente o investimento ou sucumbir à impulsividade de gastar.

Mas se você tira a quantia destinada à poupança da sua conta-corrente imediatamente todo mês, é como se você nunca tivesse aquele valor para gastar. Você engana a sua mente, mantém a disciplina e resiste às tentações.

Você pode automatizar os investimentos de duas formas. A mais simples é programando a caderneta de poupança para debitar todo mês o valor destinado às reservas logo que cair o seu salário. Você pode fazer isso no internet banking ou no caixa eletrônico.

A ideia não é deixar o dinheiro indefinidamente na poupança, cujo rendimento está sujeito a perder da inflação. É tirar a poupança mensal de vista, para você não gastar. Quando tiver um tempinho, você transfere a quantia da poupança para um investimento melhor.

A segunda forma é optar por investimentos programados. Há fundos de investimento que oferecem essa possibilidade. Em muitas corretoras também existe essa opção no Tesouro Direto, em carteiras administradas e até em ações.

Se você não investe pelo seu banco – o que, em geral, é o ideal – você pode programar inclusive a transferência. Pode, por exemplo, estabelecer a transferência mensal de uma determinada quantia da conta-corrente no seu banco para a sua corretora ou gestora.

Mas se você for daqueles que nem assim conseguem deixar de gastar, conheça alguns investimentos que deixam o seu dinheiro “preso”, de certa forma.

Programa transferências de recursos mensais para a GENIAL e invista nos nossos fundos de investimento! Outra opção é o Tesouro Direto. A GENIAL pertence à corretora Geração Futuro, que oferece investimento programado no Tesouro Direto.

Abra a sua conta na GENIAL e fale conosco no chat ao lado!

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários