Do ponto de vista financeiro, deixar o dinheiro parado na conta-corrente é o mesmo que guardá-lo sob o colchão. A inflação pode corroer o poder de compra dos seus recursos, que não rendem nem sofrem qualquer tipo de correção monetária.

O investidor deve estar sempre atento a isso, principalmente em tempos de inflação elevada. Já pensou ver sua reserva perder quase 10% do poder de compra em um ano só porque ficou parada na conta-corrente?

Se você não sabe bem como a inflação atua, já falamos um pouco sobre ela neste outro post.

Acostume-se a deixar na conta-corrente apenas os recursos que vai usar até receber seus próximos rendimentos. Caso seu dinheiro fique parado por muito tempo, você pode não conseguir atingir seus objetivos financeiros ou demorar mais que o desejado para chegar lá.

Para evitar que isso aconteça, invista seu dinheiro e garanta alguma rentabilidade acima da inflação. Faça isso mesmo que você ainda não tenha um objetivo claro para aquela reserva ou não tenha feito um plano financeiro.

Enquanto você se planeja melhor, aplique a quantia em um investimento conservador.

A aplicação vai render, protegendo o poder de compra do seu dinheiro e lhe deixando espaço para fazer seu planejamento com calma.

Mas atenção! A caderneta de poupança não é o melhor destino para esses recursos. O rendimento dela frequentemente perde da inflação. E mesmo quando isso não ocorre, ele mal consegue acompanhar a alta de preços.

Investimentos rentáveis que substituem a poupança

Já falamos aqui sobre a importância de sempre escolher investimentos cuja rentabilidade supere a inflação. Também já apresentamos os investimentos de baixo risco que podem substituir a poupança.

Aplicações como CDBs pós-fixados, títulos públicos Tesouro Selic (LFT) e fundos de renda fixa conservadora são exemplos de investimentos que rendem mais que a caderneta. Eles tem risco similar (ou até menor) e podem ser resgatados a qualquer momento. Além disso, vencem a inflação mesmo tendo incidência de IR e eventuais taxas.

Esses investimentos têm rentabilidade diária, enquanto a caderneta de poupança só apresenta rendimento na data de aniversário. Se você resgatar antes dessa data, os dias “quebrados” em que o dinheiro permaneceu aplicado não apresentarão rendimento.

Investimentos que protegem seu dinheiro contra a inflação

Também existem investimentos que protegem o dinheiro diretamente contra a inflação. Eles pagam uma rentabilidade prefixada – isto é, acordada previamente, no ato do investimento – mais a variação da inflação, geralmente medida pelo IPCA.

É o caso dos títulos públicos Tesouro IPCA+ com ou sem juros semestrais (NTN-B e NTN-B Principal) e dos CDBs atrelados à inflação.

Ambos, porém, só apresentarão a rentabilidade combinada se o investidor ficar com eles até o vencimento, abrindo mão da liquidez diária.

Saiba mais sobre os investimentos que protegem seu dinheiro contra a inflação.

Busca uma aplicação financeira conservadora ou precisa de consultoria e planejamento para investir melhor o seu dinheiro? Aqui na GENIAL você encontra tudo isso. Entenda como podemos ajudar você e venha para a GENIAL.

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários