O limite do cartão de crédito é a quantia que a instituição emissora do plástico está disposta a emprestar ao cliente. Ele é calculado com base no perfil e na renda do cliente, mas este pode pedir para alterá-lo a qualquer momento.

Mas como funciona o limite? E como calcular o limite ideal para evitar o descontrole no cartão de crédito?

Como funciona o limite do cartão de crédito

Cada compra que você faz no seu cartão de crédito tem seu valor descontado do limite. Este só é renovado quando você paga o que está devendo.

Assim, se você tem um limite de mil reais e gasta 600 reais em um mês, restam apenas 400 reais de limite para gastar. Quando você pagar esses 600 reais na fatura seguinte, seu limite de mil reais é restaurado.

No caso das compras parceladas, o desconto do limite pode ser feito de duas formas diferentes. Uma delas é por meio do desconto do valor total da compra. Nesse caso, o limite vai sendo renovado à medida que as parcelas vão sendo pagas.

Suponha que você tenha um limite de mil reais e faça uma compra no valor de 700 reais, parcelada em sete vezes de 100 reais. Logo após a compra, seu limite cai para 300 reais. Isto é, você só disporá de mais 300 reais para gastar no cartão.

Após pagar a primeira parcela de 100 reais, seu limite será recomposto na mesma quantia, subindo para 400 reais. O processo vai continuar até os mil reais serem recompostos.

A outra forma é por meio do desconto apenas da parcela do mês. Com base no exemplo anterior, e supondo que você não faça qualquer outra compra, apenas seriam descontados 100 reais mensalmente do seu limite de mil reais. Isto é, a cada mês, você teria 900 reais para gastar, até que terminasse de pagar as sete parcelas.

A escolha da modalidade de desconto das compras parceladas fica a cargo do emissor do cartão.

Qual o limite ideal?

O funcionamento do limite, em especial quando há compras parceladas, pode ser confuso. Soma-se a isso o fato de que, por vezes, o cartão tem um limite pré-aprovado muito maior que a renda do usuário.

Tudo isso facilita o descontrole dos gastos, o que pode levar ao endividamento. E o cartão de crédito é a linha de crédito mais cara do país, em média.

Há uma série de medidas que você pode tomar para evitar o descontrole.

Uma das mais simples é pedir para a sua operadora reduzir o seu limite. Segundo especialistas, o limite ideal é de 30% da sua renda mensal, pois este é, em tese, o máximo que qualquer pessoa deveria se endividar.

Assim, se sua renda for de 3 mil reais por mês, seu limite deveria ser de, no máximo, 900 reais.

Caso precise deixar espaço para parcelamentos de compras maiores, o limite não deveria passar de 50% da sua renda mensal. Isto é, 1,5 mil reais para uma renda de 3 mil reais.

Precisa de ajuda para investir melhor o seu dinheiro? Veja como a GENIAL Investimentos pode ajudar você!

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários