Se sua conta está no vermelho ou sua fatura do cartão de crédito está atrasada, provavelmente você está pagando juros estratosféricos. O cheque especial e o rotativo do cartão são as duas linhas de crédito mais caras do Brasil.

Para você ter uma ideia, em julho de 2016, os juros do rotativo do cartão de crédito chegavam, em média, a astronômicos 15,22% ao mês, o equivalente a nada menos que 447,44% ao ano. O cheque especial custava, em média, 12,10% ao mês, ou 293,79% ao ano, segundo a Anefac.

A inadimplência nessas linhas de crédito pode fazer a dívida se transformar numa bola de neve, tornando-se impagável ao fim de pouco tempo.

Dados os juros de 15,22% ao mês do rotativo, uma dívida no cartão de crédito de apenas 300 reais pode ultrapassar os 1.500 reais em um ano, caso não seja paga.

Como trocar juros altos por juros mais baixos

A orientação para quem está inadimplente é sempre tentar renegociar a dívida com o credor. É possível alongar o prazo de pagamento, reduzir os juros ou obter um desconto.

No caso de dívidas muito caras, o devedor também pode tentar trocar a dívida de juros altos por outra de juros mais baixos.

Por exemplo, obter um empréstimo pessoal ou consignado para quitar a dívida do cartão de crédito ou do cheque especial. Essas linhas são mais baratas, então dependendo da situação financeira da pessoa, ficará mais fácil arcar com as parcelas.

Ainda segundo a Anefac, o juro médio do empréstimo pessoal nos bancos, em julho de 2016, era de 4,59% ao mês ou 71,35% ao ano. Ainda é um valor alto, mas consideravelmente menor que os juros das linhas mais caras.

Vale a pena, portanto, sentar com o seu gerente e conversar sobre essa possibilidade. Só não deixe de, primeiro, fazer um diagnóstico financeiro e tentar criar uma folga no seu orçamento.

Antes de renegociar qualquer dívida, é importante se certificar de que será possível pagar as novas prestações. Se o devedor ficar inadimplente novamente, será bem mais difícil conseguir uma nova renegociação.

Quer mais dicas sobre como se livrar das dívidas? Veja 10 passos para sair do vermelho.

Saiba como a GENIAL pode ajudar você a investir bem o seu dinheiro!

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários