O ganho da bolsa, o recuo do dólar e do mercado de juros, nos últimos dias, mostram que está caro apostar contra o Brasil e, mesmo com tantas incertezas, há um limite para a deterioração dos preços dos ativos.

Investimentos em ações

As ações das empresas brasileiras estão baratas, ainda mais para os investidores estrangeiros que fazem as contas em dólar. Além do mais, são boas empresas. Na verdade, muito boas, já que, para sobreviverem à mais dura recessão do período democrático brasileiro, tiveram que se tornar extremamente eficientes.

Dessa forma, o preço convidativo tende a compensar o risco de participar desses negócios. Risco este que, hoje, está diretamente atrelado às incertezas impostas pela eleição presidencial. Afinal, qual será o receituário a ser adotado pelo futuro presidente para superar os desafios econômicos que se impõem?

Retorno do capital

Não há dúvida de que existem boas oportunidades no mercado de ações atualmente. Há várias ações de boas empresas a preços convidativos. Mas todo esse potencial de ganho vai depender da recuperação da economia e da consequente capacidade de atrair investimentos nacionais e internacionais. Tudo isso está associado, é claro, ao governo que se instalará a partir de 2019.

No entanto, se fizermos uma análise mais detida dos fundamentos de empresas de determinados segmentos econômicos, vamos identificar algumas que, por serem bem geridas, têm um potencial de lucratividade que depende menos do crescimento da economia como um todo. E, como estão baratas, representam um bom negócio. Mesmo porque, em alguns casos, o retorno apenas com o recebimento de dividendos pode representar um ganho maior do que o que seria obtido numa aplicação em renda fixa.

Rumo diferente

O que se vê, portanto, é uma mudança na direção do vento. Em outros tempos, mesmo boas empresas a preços módicos não chegavam a seduzir investidores, pois sempre havia alternativas mais rentáveis na renda fixa. Hoje, esse custo de oportunidade está bem mais reduzido. Está mais fácil encontrar bons negócios que, apenas com o retorno via recebimento de dividendos, superam a rentabilidade da renda fixa.

Assim, investir um tempo para examinar com carinho os preços pelos quais as ações estão sendo negociadas pode revelar grandes oportunidades de negócios, uma vez que estão baratas, não pelo que representam em termos de potencial, mas porque carregam o ônus de estarem num país em que os desafios de curto prazo são enormes e as incertezas futuras, muitas.

* Mara Luquet escreve todas as quartas-feiras para o blog GENIAL. Este artigo reflete as opiniões de seu autor, não necessariamente as da Genial Investimentos.

Idealizadora do MyNews, primeiro canal de jornalismo feito exclusivamente para o YouTube, Mara é jornalista especialista em economia e investimentos. Tem passagens pelos jornais Valor Econômico, Folha de S. Paulo e revista Veja, além de ter sido colunista da CBN e comentarista de jornais da Globo e GloboNews. Apresenta o programa “Economia é Genial” todas as quintas-feiras no canal MyNews, às 20h30.

Contentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *