Com certeza você já tem planos traçados para este ano, correto? E é bem provável que para realizá-los será preciso gastar. Uma boa alternativa para conseguir colocar o seu planejamento em prática é fazer o dinheiro que você já tem render. Como isso é possível? A resposta é bem simples: investindo.

Investir é a melhor forma de garantir o retorno financeiro, mas para começar é preciso avaliar alguns aspectos, dentre eles, o cenário econômico. Não é preciso ser um especialista em economia ou mercado financeiro, mas é importante acompanhar os indicadores para compreender qual investimento é melhor para você.

É bem verdade que não existe investimento bom ou ruim, existe aquele que é o mais compatível ao que o investidor deseja em um determinado momento. Por isso, não é apenas o aspecto econômico que deve ser considerado na hora de fazer a sua escolha. É importante avaliar questões como o valor disponível para investir, o quanto se está disposto a correr riscos e o que se pretende realizar com o dinheiro que será resgatado e em qual será o prazo para isso.

Os fundos de investimento são uma excelente alternativa. O mercado oferece uma série de opções, e conhecê-las pode ser o primeiro passo para tirar os planos do papel e começar a realizá-los.

Quer saber quais os melhores fundos de investimento para investir em 2019? A Genial conta para você.

Afinal, o que são fundos de investimento?

Um tipo de investimento formado por recursos de diversos investidores que, então, são chamados de cotistas. Eles contratam um gestor ou uma corretora especializada para cuidar do dinheiro investido, sempre com o objetivo de obter ganhos a partir da aplicação. Cada cotista é dono de um número de cotas proporcional ao valor que investiu.

Para você entender como funciona um fundo de investimento, imagine um condomínio de apartamentos residenciais. Neste prédio, cada morador é dono do seu apartamento e paga ao síndico para administrar e coordenar as diversas atividades relacionadas à manutenção e ao funcionamento diário do edifício.

Esta analogia serve para os fundos de investimento que, assim como todo condomínio, também possui um regulamento a ser cumprido de forma unificada por todos os cotistas.

Os fundos de investimento têm o objetivo de captar recursos junto aos investidores e aplicá-los, geralmente, nos mercados financeiro e de capitais. Alguns tipos de fundos também podem investir em bens, como imóveis, ou ainda em participações em empresas.

Vale lembrar que os fundos de investimento são regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Os melhores fundos de investimento para 2019

A definição do cenário político nacional após as eleições de 2018 pôs fim a uma série de dúvidas que permeavam o mercado financeiro. O clima de incerteza, até então, prejudicava os investimentos. Agora os investidores têm uma visão do que está por vir nos próximos anos.

Os rumos para a economia ainda não estão completamente definidos, mas já há projeções sobre indicadores que permitem traçar quais investimentos se tornarão mais atrativos, com maior chance de rentabilidade. A expectativa para este ano é de juros baixos, inflação controlada, dólar no patamar de R$ 3,70 e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em torno de 2%. Estas projeções favorecem investimentos mais arrojados.

Com os juros em baixa, os fundos de investimentos em ação podem se tornar um dos queridinhos de 2019. O fundo Estratégia Genial Fic Fia, da Genial Investimentos, é o grande cotado para investidores pessoas físicas. Com apenas R$ 100 é possível investir nesse fundo, que rendeu quase 30% em 2018 e, desde sua criação, em 2007, mais de 210% do CDI.

Os fundos multimercados que possuem uma boa parte de investimentos em ações também são uma alternativa muito interessante para o ano de 2019. Com o patamar esperado para o dólar, o retorno financeiro dos fundos cambiais também tende a ser alto e poderá ajudar a fazer o seu dinheiro render mais rápido.

Vantagens dos fundos de investimento

Dentre as vantagens dos fundos de investimento estão:

– Gestão profissional;

– Menor burocracia;

– Maior praticidade;

– Facilidade para acompanhar o investimento;

– Diversificação dos investimentos de forma mais barata e rentável;

Quem pode investir?

Quando dissemos que os fundos de investimento são uma excelente alternativa para fazer o dinheiro render é porque eles são capazes de atender todos os tipos de investidores. A variedade disponível no mercado é muito grande e atende diferentes perfis.

É preciso analisar quais são os seus objetivos e em quanto tempo pretende alcançá-los. Assim, conseguirá identificar qual é o retorno financeiro desejado e se espera obtê-lo em curto, médio ou longo prazo.

Também é importante analisar qual é o momento da vida em que você está para saber o quanto pode arriscar em uma operação. Os investimentos com maior risco são, também, os que oferecem maior rendimento e estarão com tudo neste ano de 2019.

Independente das respostas, com certeza, há um fundo de investimento para atender seus ideais. O auxílio de uma corretora pode ajudar a fazer esta escolha.

A Genial Investimentos é uma plataforma de investimentos que tem promovido uma mudança no mercado financeiro a partir da concretização de sua principal proposta: democratizar o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, por meio de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Se você tem dúvidas sobre qual o melhor fundo de investimento para você, conte com a equipe da Genial. Abra já a sua conta! 

abra sua conta

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *