Sem dúvida a caderneta de poupança é atraente por sua praticidade e pela isenção de imposto de renda. Mas seu rendimento deixa a desejar. E se você veio parar aqui na GENIAL, provavelmente já pensou em investir em algo que renda mais que a poupança.

A poupança não é problemática para quem vai usar o dinheiro para uma compra dentro de poucos meses. Mas para quem pretende juntar uma boa quantia para usar dentro de alguns anos, a coisa muda de figura.

Em cenários de inflação alta, os ganhos da poupança são corroídos pela alta generalizada dos preços. Então, na prática, seu dinheiro perde valor e fica com o poder de compra menor.

Investimentos que rendem mais que a poupança

Existem alguns investimentos de baixo risco que rendem mais que a poupança e têm um nível similar de segurança, sem perder da inflação. E a GENIAL oferece alguns deles, na forma de fundos de investimentos.

Os mais “tranquilinhos” são os fundos de renda fixa conservadora, como os fundos DI. Eles investem a maior parte do seu patrimônio em aplicações que objetivam acompanhar as variações da taxa básica de juros (Selic) e do CDI, taxa de juros que costuma se aproximar da Selic.

A Selic e o CDI são as referências para o desempenho das aplicações de renda fixa. Entenda como a Selic afeta a sua vida e saiba com mais detalhes o que é a taxa DI ou CDI.

Os principais investimentos dos fundos de renda fixa conservadora são os títulos públicos federais. Eles são as aplicações de menor risco da nossa economia, mais seguros inclusive do que a caderneta de poupança.

Os títulos públicos são garantidos pelo governo federal. Já a poupança só tem garantia de até 250 mil reais por investidor, por instituição financeira.

Os fundos de renda fixa conservadora buscam, portanto, acompanhar o CDI, podendo render mais que a poupança com facilidade, especialmente em épocas de taxas de juros elevadas. E tudo isso com um nível de risco até menor!

Esses fundos são ótimos substitutos para a caderneta de poupança para você investir suas reservas de emergência, suas reservas de curto prazo ou simplesmente se você se considera um investidor conservador.

Existem ainda os fundos multimercados de baixo risco, que buscam superar o CDI. Eles investem em diversos tipos de aplicações financeiras, mas não em ações. Podem ser mais indicados para objetivos financeiros que vão se concretizar no médio prazo – de dois a cinco anos.

Ficou interessado? Leia mais sobre a GENIAL.

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários