• A variação do IPCA em fevereiro foi de 0,25% mom, resultado acima da mediana das expectativas (mediana era de 0,15% com teto em 0,25%). A taxa de inflação de dos últimos doze meses ficou em 4,01%.
  • O maior impacto no índice do mês, 0,23 ponto percentual (p.p.), veio do grupo Educação, que também registrou a maior variação (3,70%) entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados. Essa alta é resultado dos reajustes habitualmente praticados no começo do ano letivo, especialmente aqueles dos cursos regulares (4,42%), item responsável pela maior contribuição individual (0,20 p.p.) no IPCA de fevereiro.
  • Serviços apresentou variação de 0,68%. Na comparação interanual, a inflação de serviços avançou de 3,28%, em janeiro, para 3,58% em fevereiro. Serviços Subjacentes subiu 0,18% (contra 0,56% no mês anterior) e acumula alta de 3,4% nos últimos 12 meses.
  • Os núcleos subiram 0,29%, em média (contra 0,22% em janeiro). Os núcleos apresentam inflação de 3,04% YoY, em média, abaixo da meta de 4,00%.
ipca
IPCA (%) - Var. MoM and Historical Distribution
IPCA, %
IPCA Administered Prices, %
IPCA Non-Adminstered Prices, %
IPCA Tradables, %
IPCA Non-Tradables, %
IPCA Services, %
IPCA Núcleos, %
Diffusion Index

Equipe Macro

José Márcio Camargo
Tiago Tristão
Eduardo Ferman

Abra sua conta na Genial Investimentos!

Publicado por Tiago Tristão

Doutor em economia pela PUC-RJ é analista de atividade econômica na Genial Investimentos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *