“Quanto mais cedo, mais fácil todo o processo” esse é o conselho de Gustavo Kuerten, o nosso Guga, tricampeão em Roland-Garros, ex-tenista número um do mundo, a todos que anseiam por uma carreira de sucesso. Falávamos sobre a carreira de tenista durante uma entrevista que Guga concedeu ao meu programa ‘Economia é Genial’, no canal MyNews do YouTube. No entanto, seu conselho não se limita só ao tênis. Veremos aqui que ele é útil em outras situações.

Guga deixou de competir como tenista profissional em 2008; tinha apenas 31 anos. Tornou-se um empreendedor, tocando vários negócios. Mas, na verdade, o espírito realizador de Guga sempre existiu. Desde os oito anos, quando ganhou a primeira raquete do pai, ele já demonstrava a garra do desportista campeão; garra que emprega em tudo o que realiza na vida.

Toda a sua carreira foi planejada, bem cuidada, inclusive financeiramente, para que o tenista conseguisse ter tranquilidade nas quadras. Ainda hoje, o tênis é a sua vida, os empreendimentos que dirige são uma continuação quase que natural da carreira de atleta. Nunca deixou as quadras. Tanto que escolheu esse ambiente para conversarmos sobre a Semana Guga Kuerten de Tênis, que completou dez anos em outubro (veja a íntegra da entrevista aqui no ‘Economia é Genial’).

Um atleta é obrigado a abrir mão de muita coisa, justo no auge da juventude, para conquistar resultados. É preciso muita concentração e resiliência.

Com investimentos, não é diferente. Quanto antes começar, melhor. São três os pontos básicos:

1-     Você terá mais tempo para corrigir os erros. Assim como no tênis, erros fazem parte das finanças pessoais. O objetivo é, como os campeões, acertar mais do que errar e aprender com os erros.

2-     Ter resiliência para suportar as perdas. Assim como nas partidas, há momentos de alta e de baixa no mercado, que fazem seus investimentos oscilarem. Você tem que estar preparado para instabilidades.

3-     Quanto antes você começar, melhor. O tempo o fará habituar-se à rotina de um investidor.

No entanto, no mundo dos investimentos, se você não começou cedo, não desista, é preciso começar. Antes começar tarde do que nunca.

Na verdade, esse conselho também serve para o tênis: procure um professor, experimente alguns golpes; se você não começou cedo, provavelmente, não chegará a ser o campeão de Roland-Garros. Mas isso nem mesmo importa, porque você vai se apaixonar por esse esporte desafiador que vai lhe trazer saúde, técnicas de concentração e muito prazer. Um excelente investimento, pode apostar.

Mara Luquet

Mara Luquet

Idealizadora do MyNews, primeiro canal de jornalismo feito exclusivamente para o YouTube, Mara é jornalista especialista em economia e investimentos. Tem passagens pelos jornais Valor Econômico, Folha de S. Paulo e revista Veja, além de ter sido colunista da CBN e comentarista de jornais da Globo e GloboNews. Apresenta o programa “Economia é Genial” todas as quintas-feiras no canal MyNews, às 20h30.

Deixar um comentário