Os mini contratos do mercado futuro se apresentam como uma boa opção para quem quer investir nas flutuações de curto prazo do mercado de renda variável.

Apesar do nome (mini), os ganhos, ou perdas, podem ser expressivos para quem opera com essa modalidade. É uma aplicação acessível, visto que não exige uma grande quantia para começar a investir.

Quer saber sobre como lucrar com esse tipo de operação? Então, continue a leitura!

O mercado futuro

Vamos começar te explicando o que é o Mercado Futuro. Trata-se de um ambiente na Bolsa de Valores no qual se negociam os contratos de ativos, que podem ser commodities, moeda (como o dólar) e até um índice, como o Ibovespa.

Há os contratos cheios e os mini contratos, foco do nosso post. Os cheios são uma solução destinada a quem deseja aplicar mais dinheiro e assim como os mini contratos podem ser operados por quem não tem tantos recursos para investir. 

Os preços são negociados na data atual com base nas expectativas quanto à cotação para um determinado prazo futuro. Os contratos que seguem a valorização do Ibovespa, por exemplo, valorizam juntamente com este índice, composto pelas 60 maiores empresas com ações disponíveis na Bolsa em termos de volume financeiro negociado na bolsa. 

Ou seja, ao negociar contratos de índice, você está, de forma indireta, investindo na flutuação de todas as ações que compõem o índice. 

As vantagens de investir em mini contratos

Como dissemos, essa operação envolve operar com um volume menor de dinheiro. Essa característica já ajuda a explicar o porquê de os mini contratos serem mais acessíveis. 

Eles são divididos em dois tipos: o mini índice futuro e o mini dólar futuro. Vamos abordar hoje as características dos mini contratos atrelados ao índice Ibovespa.

Baixe nosso e-book e aprenda a fazer trade com mini índice

Mini Índice futuro

Este é o índice mais importante para analisar o desempenho da bolsa e podemos dividi-lo em:

  • Índice cheio (IBOV);
  • Mini índice (WIN).

O mini índice também é conhecido como mini contrato futuro de Ibovespa ou futuro mini de Ibovespa, índice ao qual o ativo está atrelado. 

Ele é muito utilizado por pequenos investidores que querem ganhar com a alta da Bolsa ou proteger-se de quedas utilizando o hedge (proteção contra variações na taxa de câmbio). 

O mini índice representa 20% do índice cheio e possui mais liquidez do que todas as ações somadas do Ibovespa. Portanto, bem fácil comprar e vender. Essa é uma grande vantagem. Vale lembrar que você pode começar a negociar a partir de uma unidade de contrato.

Enquanto o Ibovespa varia em pontos, o mini índice varia em reais. Se o Ibovespa oscila 1 ponto, o mini índice vai oscilar em R$ 0,20. Seja para cima ou para baixo. 

Vamos a um exemplo prático. Se você comprar 10 contratos a 118 mil pontos e vender a 120 mil pontos, a conta será a seguinte:

10 (contratos) x 2000 (variação de pontos) x 0,20 = 4000

Ou seja, R$ 4.000 de ganho. 

Como negociar mini índice?

Os mini contratos de índice podem ser negociados por meio do próprio Home Broker da plataforma de investimentos da Genial Investimentos. 

Uma característica importante é que eles têm uma data de vencimento, que é sempre na quarta-feira mais próxima do dia 15 do mês de vencimento. 

Como te mostramos, a sigla WIN representa esse tipo de ativo. Por meio da letra que acompanha o código, você consegue saber qual é o mês de vencimento, que é sempre par Ex.: WING20. A letra G está representando o mês de fevereiro (mês 2). Ou seja, o mini índice vence em fevereiro. 

Veja a tabela com as letras e respectivos meses:

FEVEREIROABRILJUNHOAGOSTOOUTUBRODEZEMBRO
G (WING)J (WINJ) M (WINM) Q (WINQ) V (WINV) Z (WINZ)

É possível operar Day Trade por meio dos mini contratos, isto é, fazer negociações que começam e terminam em um mesmo dia. Em termos de tributos, para Day Trade, a alíquota de IR é de 20%.  Para investimentos em curto prazo, é de 15%.

Alavancagem em mini índice

Como você pôde perceber, as vantagens de se operar com o mini índice são muitas. E claro, como é um ativo de renda variável, o risco deve ser considerado. Mas, sabendo utilizar, essa aplicação pode se transformar em uma ferramenta importante para obter ganhos, principalmente por meio da alavancagem. 

Alavancar significa realizar uma operação sem necessariamente ter todo o dinheiro para isso. Neste caso, é preciso oferecer uma garantia de no mínimo 15% do valor total dos mini contratos, o que pode ser feito utilizando CDB, títulos públicos ou ações. 

Apesar de todas as vantagens listadas, o mini índice é uma operação que requer informações específicas. É necessário conhecimento de mercado futuro. 

Igor Graminhani, analista gráfico da Genial Investimentos, afirma que esse tipo de mercado exige muito conhecimento, atitude, disciplina, controle de risco, estabelecimento de metas e controle emocional.

“Quem dominar esses itens estará mais preparado para lucrar nesse mundo fascinante e desafiador”.

– Igor Graminhani. 

Se é um ativo no qual que você quer investir, mas acredita que precisa de mais informações, você pode buscar auxílio de uma corretora especializada, como a Genial Investimentos. Nossos especialistas podem te ajudar a investir com mais segurança no mercado futuro. 

Abra sua conta gratuita agora para alcançar seus objetivos!

Invista em mini índice. Abra sua conta na Genial Investimentos!

Publicado por Genial Investimentos

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

  • […] principais minicontratos são o Mini Dólar Futuro (WDO) e o Mini Índice Bovespa  (WIN), mas também existem o minicontrato S&P, o minicontrato de euro e o minicontrato de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *