A GENIAL, plataforma de investimentos on-line da corretora Geração Futuro, lança, nesta segunda-feira (19), seu novo fundo de ações, o GF Ações Genial FIC FIA.

Com aporte inicial de apenas 100 reais, o novo produto dará acesso a alguns dos melhores fundos de ações do mercado, geridos pelas mais renomadas instituições financeiras. Ideal para investidores de todos os portes e totalmente democrático.

O GF Ações Genial é um fundo multigestor, também chamado de “fundo de fundos”. Esse tipo de fundo de investimento investe os recursos dos cotistas em vários outros fundos, normalmente inacessíveis ao público em geral.

No caso do GF Ações Genial, foram escolhidos a dedo sete dos melhores fundos de ações do país, alguns com aporte inicial mínimo de mais de 50 mil reais.

Para investir em todos eles separadamente, o investidor precisaria dispor de, pelo menos, 305 mil reais apenas para investir em renda variável. Pior: teria custos altos com taxas de administração e imposto de renda.

Por meio do GF Ações Genial, entretanto, mesmo o pequeno investidor tem acesso a uma carteira diversificada de fundos de gestores consagrados, com eficiência tributária e economia de custos.

Por que investir no GF Ações Genial

Para Eduardo Moreira, sócio responsável pela GENIAL, o GF Ações Genial é “para todo mundo que quiser investir em ações”. O fato de ser um fundo multigestor traz algumas vantagens, além do processo minucioso de escolha dos fundos que compõem a carteira.

Você poderá investir diretamente pela plataforma GENIAL. Basta fazer login, entrar na área de Produtos e escolher o GF Ações Genial FIC FIA. Se ainda não for cliente, saiba como abrir sua conta. Se você for cliente Geração Futuro, converse com seu consultor.

Veja 5 razões para investir no GF Ações Genial:

1. Carteira diversificada de fundos de qualidade

A diversificação é fundamental para se reduzir o risco da carteira de investimentos, principalmente entre os ativos de maior risco, como as ações. Já falamos sobre a importância da diversificação neste outro post.

O GF Ações Genial FIC FIA oferece uma carteira já diversificada com alguns dos melhores fundos de ações do mercado, muitos dos quais acessíveis apenas aos investidores de maior capital.

2. Sem excesso de diversificação

O excesso de diversificação pode ser problemático. Conforme explica Eduardo Moreira, fundos multigestores que aplicam em muitos fundos de ações diferentes acabam tendo um desempenho próximo à média do mercado.

“Para sair da média, um dos fundos teria que sair completamente do padrão estatístico, o que é praticamente impossível. Por que pagar a gestão de um fundo multigestor para ficar na média?”, diz.

O fundo GF Ações Genial FIC FIA começará com apenas sete fundos de investimento, para ter chances relevantes de bater a média do mercado.

Uma simulação da rentabilidade que o GF Ações Genial teria tido no passado, baseada em dados históricos dos fundos que compõem sua carteira, mostra que, de janeiro de 2013 a julho de 2016, o fundo teria rendido 31,0%, frente a uma queda de 6,0% no Ibovespa.

Além disso, a simulação mostra que esse grupo de fundos bateu o Índice Bovespa em todos os anos avaliados.

3. Escolha rigorosa dos fundos que compõem a carteira

Para chegar a esses sete fundos, houve um longo e detalhado processo de seleção, que partiu de um universo de mais de 500 fundos de investimento e incluiu fatores objetivos e subjetivos.

Entre as questões objetivas, foram avaliados o histórico de rentabilidade, o tamanho do patrimônio, o nível de risco assumido pelos fundos e a capacidade de recuperação após um dia ruim.

Já as questões mais subjetivas incluíram visitas pessoais às instituições financeiras, avaliação da reputação e da qualificação dos gestores, se eles possuíam dinheiro investido na própria carteira do fundo gerido, se já desrespeitaram o mandato ou prospecto do fundo e quanto tempo permanecem firmes após um período de turbulência.

4. Eficiência tributária

O investimento por meio de um fundo multigestor conta com um benefício tributário em relação ao investimento em vários fundos separadamente.

Quando o gestor do “fundo de fundos” tira recursos de uma aplicação e coloca em outra, o cotista não tem nenhum custo com imposto de renda proveniente de um eventual ganho nesta realocação de carteira.

Caso o investidor aplique em vários fundos por conta própria, ele deverá pagar 15% de IR sobre eventuais ganhos quando resgatar um fundo da sua carteira, mesmo que seja para transferir o dinheiro para outro fundo.

A tributação do fundo multigestor se dá em cima do portfólio do fundo como um todo, e não dos fundos que compõem a carteira separadamente, independentemente do administrador de cada fundo.

5. Menores custos com taxas de administração

Atualmente, a taxa de administração paga pelo cotista para o fundo multigestor é quase inteiramente coberta pelos rebates feitos pelos fundos da carteira.

Os fundos da carteira pagam uma taxa, chamada de rebate, ao fundo multigestor, que antigamente remunerava a gestora. Porém, hoje em dia este rebate fica no próprio fundo, compensando parte da taxa de administração paga pelo cotista.

Isso torna a taxa de administração menos pesada para o cotista, maximizando sua rentabilidade.

GF Ações Genial FIC FIA

Aplicação mínima inicial: 100 reais
Movimentação mínima: 100 reais
Taxa de administração: 1,0% ao ano
Aplicação: D+1
Resgate: D+30
Liquidação do resgate: D+3 (dias úteis após a cotização)

Fundos que compõem a carteira do GF Ações Genial:

– Brasil Plural FIC FIA
– GF Seleção FIA
– Squadra Long Only FIC FIA
– Bogari Value FIC FIA
– Apex 30 FIC FIA
– JGP Explorer FIC FIA
– SPX Falcon FIC FIA

LEIA O PROSPECTO, O FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS E O REGULAMENTO ANTES DE INVESTIR.

Ficou interessado? Se você for cliente Geração Futuro, fale com seu consultor. Se não, entre em contato no chat ao lado!

Ainda não conhece a GENIAL? Saiba como podemos ajudar você a investir melhor o seu dinheiro.

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários