Quanto você paga por seus investimentos? A taxa de administração cobrada pelos fundos está no alvo das discussões e debates de investidores na Inglaterra e Estados Unidos. Eles são acusados de cobrar muito caro, acima de 1% ao ano, de taxa de administração.

Mas na semana passada uma pesquisa publicada pelo Sunday Telegraph mostrou que alguns fundos valem quanto pesam. Segundo essa pesquisa, alguns desses fundos conseguem gerar um retorno para o cliente muito maior do que fundos mais baratos.

A conclusão do articulista do Sunday Telegraph é que escolher um fundo apenas pelo custo, ou seja, pela taxa de administração mais barata é um erro porque você pode deixar de acessar carteiras com gestores que realmente entregam valor para o cotista.
Mas estamos falando de mercados mais maduros. No Brasil, o cotista muitas vezes sequer sabe onde investem os fundos dos quais são clientes. Não conhecem o gestor e muito menos os custos.

A redução da taxa de juro básica ao seu patamar mais baixo historicamente, contudo, impõe que os investidores fiquem mais atento aos detalhes.

O Brasil conta com excelentes gestores de carteiras e com bons históricos de performance. A tecnologia permite hoje que mesmo investidores com quantias menores consigam acessar essas estrelas.

Mas para isso, o investidor terá que fazer antes um investimento em tempo. Tempo para analisar seu perfil de risco, os objetivos de seus investimentos e garimpar no mercado brasileiro aqueles gestores que melhor atendem suas expectativas.

* Mara Luquet escreve todas as quartas-feiras para o blog GENIAL. Este artigo reflete as opiniões de seu autor, não necessariamente as da Genial Investimentos.

Publicado por Mara Luquet

Idealizadora do MyNews, primeiro canal de jornalismo feito exclusivamente para o YouTube, Mara é jornalista especialista em economia e investimentos. Tem passagens pelos jornais Valor Econômico, Folha de S. Paulo e revista Veja, além de ter sido colunista da CBN e comentarista de jornais da Globo e GloboNews. Apresenta o programa “Economia é Genial” todas as quintas-feiras no canal MyNews, às 20h30.

Contentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *