Fundos podem ser excelentes veículos para pessoas físicas fazerem seu dinheiro render e atingirem diferentes tipos de objetivos. As vantagens dos fundos de investimento são muitas para a pessoa física: gestão profissional, diversificação, aportes iniciais baixos, entre outras.

Alguns investidores olham torto para os fundos porque é preciso pagar taxa de administração. Outros, mais afeitos à ideia de comprar ações e títulos de renda fixa por conta própria, podem achar ruim a perda de autonomia, terceirizando para um gestor a tarefa de escolher os ativos onde serão aplicados os recursos dos investidores.

Mas para muitos outros investidores – principalmente os que não têm somas vultosas para investir, nem muito tempo para estudar investimentos – os prós superam os contras.

Confira sete vantagens dos fundos de investimento para a pessoa física:

1. Gestão profissional

Fundos são geridos por profissionais do mercado financeiro. Seu trabalho é escolher os melhores investimentos e a quantia a ser aplicada em cada um deles. O objetivo é obter o máximo de retorno com o mínimo de risco e até superar a média do mercado.

2. Menos burocracia

Outros profissionais se incumbem de cuidar de toda a burocracia, como o recolhimento do imposto de renda e as regras de cada tipo de investimento.

3. Praticidade

Em vez de abrir conta em diferentes instituições financeiras para investir em diversos tipos de ativos, como ações, títulos públicos e Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), um ou um punhado de fundos pode aplicar em todos esses produtos.

O investidor tem menos trabalho e não precisa se preocupar – ou gastar – com a manutenção de contas em diferentes instituições. Por sinal, aplicar em fundos é uma das melhores formas de investir no modo “easy”.

4. Facilidade de acompanhar o investimento

Fundos de investimento devem emitir relatórios para seus cotistas, que também podem acessar a carteira e todos os documentos relacionados ao fundo no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

É mais prático saber o que está acontecendo a um fundo do que acompanhar isoladamente as informações de várias empresas ou títulos de renda fixa diferentes.

5. Poder investir como um milionário com menos dinheiro

Essa é uma das principais vantagens dos fundos de investimento. Fundos são bons instrumentos para pequenos investidores. O valor do aporte inicial pode ser bem baixo – por exemplo, cem, mil ou cinco mil reais –, enquanto que o valor mínimo de investimento em certos títulos pode ser elevado demais para investidores individuais.

No caso de ações, por exemplo, não se compra um papel isolado, mas sim um lote de ações. Dependendo da cotação, pode ser preciso investir milhares de reais para comprar apenas um lote.

Além disso, por meio de um fundo é possível ter acesso a produtos que requerem aplicações iniciais milionárias ou que simplesmente não são oferecidas a pessoas físicas, mas que podem ter rentabilidade interessante. Como os fundos que investem em fundos renomados, por exemplo.

6. Facilidade de diversificar

Ainda que invistam em apenas um tipo de ativo – por exemplo, títulos públicos – os fundos podem aplicar em papéis de diferentes características, prazos e emissores, desde que eles estejam de acordo com sua política de investimento.

Alguns fundos, chamados multimercados, vão além, e podem investir em ativos de classes diferentes, como títulos de renda fixa, ações, câmbio e outros fundos de investimento. Já no caso das ações, a diversificação é ainda mais importante para diminuir os riscos.

Os gestores de fundos também têm à sua disposição uma grande soma financeira para diversificar da maneira mais apropriada.

Uma pessoa física sozinha dificilmente terá a seu dispor tanto dinheiro para diversificar da forma mais adequada. Mas ao investir uma quantia modesta em um fundo, ela soma suas forças às dos demais cotistas e já compra uma carteira totalmente diversificada.

7. Diversificação mais barata e rentável

A união dos recursos de vários cotistas também aumenta o poder de negociação do fundo, o que lhe permite conseguir rentabilidades melhores e custos menores para certas aplicações, em comparação a um investidor pessoa física sozinho.

Quer aproveitar todas essas vantagens dos fundos de investimento? Aqui na GENIAL, oferecemos os melhores fundos do mercado! Conheça nossos produtos!

Publicado por Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Contentários