Na hora de planejar quanto poupar para realizar os seus sonhos, o primeiro passo é estimar quanto cada um deles vai custar. Por exemplo, o valor da casa própria, da viagem de férias, do carro desejado, da tão sonhada pós no exterior ou mesmo da aposentadoria.

Em seguida, você precisa calcular quanto poupar por mês para chegar à quantia desejada. Se você não sabe fazer essa conta, fique tranquilo: a nova planilha financeira da GENIAL ajuda você.

Na Calculadora do Objetivo Financeiro, você informa o valor que quer acumular, o prazo disponível para atingir a quantia desejada, o valor do investimento inicial (se houver), a rentabilidade que você espera conseguir com investimentos e a estimativa de inflação.

Há duas opções de calculadora. Uma aceita que você informe o prazo em meses, a rentabilidade mensal e a estimativa de inflação mensal. A outra permite que você informe o prazo em anos, a rentabilidade ao ano e a estimativa de inflação anual.

Seja qual for a alternativa escolhida, a planilha financeira informa a poupança mensal que você precisa fazer para atingir o objetivo naquele prazo.

Se você não tem ideia de qual seria uma estimativa de inflação razoável, consulte o Boletim Focus do Banco Central, atualizado semanalmente. Ali você conhece as estimativas do mercado para a inflação medida pelo IPCA, no ano e no mês.

Também é possível consultar os dados históricos de inflação oficial segundo o IBGE. Entenda por que é importante considerar a inflação ao investir.

É claro que a planilha traz apenas uma estimativa de poupança. Não é para levar ao pé da letra, na casa dos centavos. Afinal, a poupança pode ser diferente do esperado, bem como a rentabilidade das aplicações financeiras.

Além disso, ela não considera os custos do investimento nem imposto de renda.

Assim, é importante que você informe uma estimativa de rentabilidade líquida. Ou ainda, que você poupe um pouco mais que a poupança estiamda para cobrir despesas operacionais.

Finalmente, atualize a poupança mensal pela inflação todos os anos. Assim, você conseguirá respeitar o planejamento da planilha. E não se esqueça de rever seus objetivos e investimentos de tempos em tempos.

Baixe agora a Calculadora do Objetivo Financeiro!

Quer ajuda para investir melhor o seu dinheiro? Venha para a GENIAL!

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários