Não adianta fugir. A única certeza que temos é que, um dia, vamos precisar de um seguro de vida. Ainda assim, todos os anos, esse produto financeiro é adiado do planejamento financeiro de muitas famílias. No Brasil, apenas 20% da população afirma possuir uma apólice. Neste post, vamos responder por que fazer um seguro de vida é importante, apresentando as principais características e vantagens oferecidas por esse produto.

1) Proteção financeira

A característica mais básica do seguro de vida é oferecer proteção financeira aos dependentes em caso de morte do titular. Infelizmente, ainda é muito comum nos depararmos com famílias que enfrentam dificuldades com as finanças em meio à dor do luto.

A necessidade de um seguro de vida se faz ainda maior nos núcleos familiares em que a maior parte da renda é gerada por uma única pessoa. Nesses casos, a morte ou a incapacitação profissional do provedor tem efeitos ainda mais devastadores para a manutenção do padrão de vida dos dependentes.

As apólices disponíveis mais comuns oferecem cobertura para morte, invalidez e doenças graves, mas podem incluir também assistência funerária parcial ou completa, cobertura para despesas médicas, hospitalares e odontológicas do segurado.

Os prêmios das apólices e os valores dos seguros são diversos no mercado brasileiro, permitindo a personalização do produto ao gosto do freguês. O titular pode, por exemplo, optar por um prêmio de montante suficiente para arcar com a educação básica dos filhos até a graduação ou por uma quantia que mantenha a renda da família por um determinado período em caso de morte.

2) Seguro de vida para todos os bolsos

Muita gente ainda pensa que seguro de vida é um privilégio para poucos. Na realidade, é possível adaptar o seguro a diferentes necessidades e orçamentos. Isso porque a personalização da apólice pode aumentar ou reduzir substancialmente o custo final do seguro.

No mercado brasileiro, é possível encontrar seguros com preços iniciais a partir de R$ 30 ao mês, podendo ser maior dependendo do tipo de cobertura adicionada e do valor segurado.

Se o seguro de vida ideal para você e sua família ainda não cabe no orçamento, opte por uma cobertura menor. O importante é garantir que, de alguma forma, os seus dependentes, sejam eles cônjuge, filhos ou pais, não fiquem desamparados.

3) Isenção de IR e menos burocracias

Mesmo que você tenha um planejamento financeiro bem estruturado, e a sua família já esteja protegida, o seguro de vida é importante. A repartição de bens é geralmente um processo longo, burocrático e caro no Brasil, com processos de inventário que muitas vezes se arrastam por anos.

Com o seguro de vida, uma vez enviada a documentação necessária, a liberação dos recursos acontece de forma rápida, e os valores são isentos da cobrança de Imposto de Renda. Ainda, o prêmio do seguro não precisa entrar no processo de inventário e, portanto, o montante recebido não pode ser usado para saldar eventuais dívidas do titular.

Assim, o seguro de vida garante aos beneficiários acesso aos recursos financeiros sem burocracias, despesas jurídicas e cobrança de impostos no momento que mais poderão precisar desse suporte.

4) Benefícios em vida

Como já falamos, a proteção do seguro de vida vai muito além dos casos de morte, cobrindo ainda invalidez temporária ou permanente e doenças graves, mas os benefícios em vida podem ser ainda maiores. 

As apólices mais completas do mercado oferecem cobertura para afastamento do trabalho por acidente ou doença, com o pagamento de diárias que podem se estender pelo período de um ano. Uma garantia de renda para profissionais autônomos nessas situações.

A personalização das apólices pode incluir ainda cobertura para pequenos reparos domésticos e para viagens internacionais, ampliando a usabilidade do seguro. Há ainda os seguros resgatáveis, modalidade em que os aportes mensais do titular são destinados a um fundo de investimento e, ao fim do contrato, os excedentes financeiros são repassados ao titular conforme a rentabilidade do fundo.

Dessa forma, o seguro de vida pode ser usado como uma ferramenta de proteção financeira à renda e ao patrimônio ainda em vida, ao mesmo tempo que garante tranquilidade e apoio aos dependentes em caso de falecimento do titular.

5) Seguro Mulher

As estatísticas mostram que as mulheres vivem mais, têm duplas ou triplas jornadas de trabalho e, apesar de ganharem menos que os homens, são as “chefes de família” em quase 30 milhões de lares no Brasil. Logo, contar com uma ferramenta que ofereça proteção à renda e ao patrimônio deve ser item básico do planejamento financeiro feminino.

Às mulheres, normalmente, é ainda delegado os cuidados com pais e outros familiares idosos. Mais um motivo para se preocuparem com o amparo de seus dependentes em caso de falecimento, perda de renda ou incapacitação laboral.

As apólices disponíveis no seguro mulher também são abrangentes: há coberturas que incluem reforço escolar para os filhos, assistência nutricional e doméstica, além de pagamento de prêmio para doenças graves, como câncer de mama e de ovário.

Assim como nas apólices tradicionais do mercado, o preço do seguro mulher pode variar bastante de acordo com as coberturas contratadas, mas é possível encontrar apólices com custo em torno de R$ 30 ao mês.

Como contratar um seguro de vida?

As opções e possibilidades de personalização oferecidas pelo mercado de seguros são muitas. Os preços, como mostramos, acompanham essa flexibilidade, mas levam em conta critérios como idade, sexo, profissão, número de dependentes, hábitos e estilo de vida. Portanto, todas essas variáveis também irão definir o valor final da apólice.

Embora a contratação do seguro de vida seja geralmente um processo simples e rápido, a escolha do produto ideal para você e sua família irá exigir alguma dedicação e pesquisa, mas essa tomada de decisão pode ser mais fácil com ferramentas como o simulador online da Genial Investimentos.

Líder em seguros online e com mais de 30 seguradoras parceiras, o simulador da Genial seleciona os melhores produtos de acordo com o seu perfil e com as necessidades da sua família. Seja para escolher um seguro de vida ou investir recursos para um futuro mais tranquilo, conte com o apoio da Genial, abra sua conta gratuita e tenha acesso às melhores opções do mercado.

Abra sua conta na Genial Investimentos!

Publicado por Genial Investimentos

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

  • Seguro de vida demonstra seu amor e sua preocupação para seus entes que ficam, um dos medos da morte é "como será que vão viver após minha morte?", isso se reflete muito na questão financeira, aquele estudo do filho, aquela casa financiada, aquele salário que fará muita falta e as vezes é a única renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *