Um dos setores de maior peso na economia, os novos dados da Indústria brasileira foram divulgados pelo IBGE com referência para o mês de julho. Mas as notícias não são boas, apesar do PIB no 2º trimestre ter surpreendido, com avanço de 0,4%.

A produção industrial caiu 0,3% em julho, em relação ao mesmo período do ano passado, contabilizando a terceira queda consecutiva. Na comparação anual, a produção industrial caiu 2,5%.

Houve um crescimento de 6% na indústria extrativa, que segue se recuperando após a tragédia de Brumadinho, porém houve uma queda de 0,5% na indústria de transformação.

Nos primeiros sete meses do ano a produção industrial apresenta queda acumulada de 1,7% e uma queda de 1,3% nos últimos doze meses.

Evolução Recente

A indústria de extração continua em recuperação após a tragédia de Brumadinho. Apesar do crescimento mensal de 6% em julho, a produção ainda está 14% abaixo do nível de julho do ano passado. Contudo, o setor apresentou recuperação pelo terceiro mês consecutivo.

A indústria de transformação recuou pelo terceiro mês consecutivo. Contudo, os dados do IBGE e do PIB mostram um crescimento do setor no segundo trimestre em comparação com o primeiro.

O setor mostra recuperação em atividades como fabricação de produtos eletrônicos e veículos (apesar da crise na Argentina, essa atividade tem mostrado resiliência com uma forte demanda doméstica que tem ajudado na recuperação da produção), o que explica o bom desempenho recente da produção de bens duráveis.

Há também uma tendência de melhora na produção de vestuário (não duráveis) e na produção de máquinas e equipamentos (bens de capital).

No entanto, os principais setores da categoria de bens intermediários ainda estão performando muito mal. A fabricação de produtos alimentícios e fabricação de derivados de petróleo têm apresentado quedas sem esboço de recuperação desde o primeiro trimestre deste ano.

Essas duas atividades em conjunto representam cerca de 24,4% de toda a produção da indústria de transformação no Brasil. Isso explica a melhora no indicador, mas também pode ser considerada uma performance pobre do setor como um todo.

Quer mais esse tipo de análise na sua rotina? Abra sua conta na Genial Investimentos que nós ajudamos você a interpretar os principais dados econômicos do Brasil, com análises diárias sempre focadas nos seus investimentos!

abra sua conta

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Contentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *