• A Produção industrial subiu 0,5% mom em fevereiro ante janeiro (série com ajuste sazonal). O resultado veio acima da mediana das expectativas que apontavam variação de -0,4% (Broadcast). Contudo, apesar do número fechado ter apresentado crescimento de 0,5%, a abertura indica que o mês de fevereiro foi ruim para a indústria: a indústria extrativa recuou 0,2% mom e a transformação recuou 0,7% mom em fevereiro.
  • Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve variação de -0,5%, o que resultou em leve melhora na média móvel trimestral de -1,3% yoy para -0,9% yoy.
  • Na passagem de janeiro para fevereiro de 2020, duas das quatro grandes categorias econômicas e 15 dos 26 ramos pesquisados mostraram expansão na produção. Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram registradas por veículos automotores, reboques e carrocerias 2,7% mom e outros produtos químicos 2,6% mom.
Produção Industrial, Variação mensal (MoM)
Produção Industrial, sazonalmente ajustada
Produção Industrial, Var. interanual (YoY)
Grupos Econômicos
Bens de Consumo, YoY, MA3M

Evolução Recente

Para março, os indicadores antecedentes indicam piora da produção. PMI (IHS Markit) recuou de 52,3, em fevereiro, para 48,4 em março. Esse resultado indica que o setor industrial brasileiro se contraiu entre fevereiro e março. A pesquisa já captura os efeitos do conronavírus na economia e aponta contração tanto na demanda externa quanto na doméstica. Houve queda expressiva no volume de novos pedidos (maior queda desde janeiro de 2017) com cancelamento de pedidos já existentes e fechamento parcial de fábricas.

Esperamos redução da produção industrial em março de 1,5% mom e queda do emprego no setor. Devido ao surto de coronavírus, revisamos nossa projeção de produção industrial de um crescimento de 1% para uma queda de 2,9% em 2020.

Equipe Macro

José Márcio Camargo
Tiago Tristão
Eduardo Ferman

Abra sua conta na Genial Investimentos!

Publicado por Tiago Tristão

Doutor em economia pela PUC-RJ é analista de atividade econômica na Genial Investimentos.

Comentários

  • […] Produção industrial recuou 9,1% mom em março frente a fevereiro (série com ajuste sazonal). O resultado veio bem abaixo da mediana das expectativas que apontavam […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *