O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu a taxa básica de juros, a Selic, para 8,25% ao ano, nesta quarta-feira. O corte ativa o gatilho de mudança na regra da poupança, que agora passa a pagar 70% da Selic mais Taxa Referencial (TR).

Segundo a nova regra da poupança – já não tão nova, pois foi implantada em maio de 2012 –, a caderneta paga 0,5% ao mês mais TR sempre que a taxa Selic for superior a 8,5% ao ano. A partir desse percentual, entretanto, a remuneração cai para 70% da Selic mais TR.

A mudança, entretanto, só é válida para a chamada poupança nova, isto é, os depósitos feitos na caderneta a partir de 4 de maio de 2012, quando a nova regra da poupança passou a vigorar.

A chamada poupança antiga – depósitos anteriores a esta data – continua sendo remunerada pela regra anterior de 0,5% ao mês mais TR.

Isso significa que a poupança antiga passa a render mais que a poupança nova, uma vez que a remuneração de 70% da Selic mais TR é menor que a de 0,5% ao mês mais TR quando a Selic está nesse patamar mais baixo.

Quanto mais a Selic cair, menos a poupança nova vai pagar. E, no momento, novos cortes da taxa básica de juros são esperados pelo mercado. Além disso, a TR também tende a diminuir com a redução da Selic, podendo mesmo chegar a zero, como já ocorreu no passado.

Saiba de que formas a taxa Selic afeta o seu bolso.

Com mudança na regra da poupança, busque investimentos mais rentáveis

Com a poupança rendendo tão pouco, os poupadores terão que buscar outros tipos de investimento para terem bons rendimentos. Se a caderneta de poupança já era desvantajosa antes, agora ficou ainda mais.

O investidor terá que buscar um pouco mais de risco ou então investimentos conservadores diferentes, capazes de remunerar mais do que 70% da Selic.

Dentro dos grandes bancos é bem difícil encontrar essas alternativas, principalmente para os investidores com menos recursos. O mais indicado é olhar fora do seu banco, para as empresas de investimento independentes, como as corretoras de valores.

É o caso da GENIAL Investimentos. Somos uma corretora com mais de 20 anos de mercado e oferecemos diversas opções de investimento, para investidores de todos os portes e perfis de risco. Oferecemos fundos de investimento, Tesouro Direto, investimento em renda fixa e na bolsa de valores, tudo on-line e com consultoria profissional.

Precisa de ajuda para sair da poupança e investir seus recursos com boa rentabilidade? Veja como a GENIAL pode ajudar você.

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários