O candidato que está na liderança das pesquisas eleitorais é o sr ninguém. Há uma grande parcela dos brasileiros que ainda não sabe em quem votar e são esses eleitores senhoras e senhores que vão ditar os rumos para os mercados nos próximos meses.

A última pesquisa eleitoral divulgada pelo Datafolha não aponta nenhuma grande mudança em relação às anteriores na corrida ao Palácio do Planalto. Assim, permanece a expectativa: acontecerá algum evento que altere esses números ou a propaganda na televisão produzirá algum efeito sobre os eleitores indecisos, porque serão eles que vão ditar os rumos da eleição presidencial este ano.

Enquanto isso a bola rola no gramado russo e os brasileiros torcem. A torcida maior, contudo, deve começar depois da Copa. Torcida para que os candidatos a conduzir o Brasil na travessia desse campo minado de desafios seja hábil o suficiente para negociar à esquerda e à direita as soluções fiscais que precisamos para corrigir a trajetória da dívida pública.

Este é o maior ponto de incerteza e deixa investidores ariscos com o técnico que assumirá a seleção verde amarela no comando do País e não estou falando de futebol.

Sim, o próximo presidente, ele ou ela, deverá saber escalar com maestria seu time para acertar o orçamento brasileiro. Qual será o Neymar da economia? Ou seja, o ministro que conseguirá passar pela retranca dos congressistas agarrados a discursos populistas e retóricas do passado.

Porque só assim conseguirá conquistar a confiança de investidores e atrair recursos que vão irrigar a economia nacional.

Enquanto isso, as declarações dos candidatos ao longo da campanha vão sinalizar se estamos próximos a fazer o grande gol que os brasileiros precisam: a retomada da vitalidade desta grande engrenagem cheia de oportunidades que é o Brasil.

* Mara Luquet escreve todas as quartas-feiras para o blog GENIAL. Este artigo reflete as opiniões de seu autor, não necessariamente as da Genial Investimentos.

Publicado por Mara Luquet

Idealizadora do MyNews, primeiro canal de jornalismo feito exclusivamente para o YouTube, Mara é jornalista especialista em economia e investimentos. Tem passagens pelos jornais Valor Econômico, Folha de S. Paulo e revista Veja, além de ter sido colunista da CBN e comentarista de jornais da Globo e GloboNews. Apresenta o programa “Economia é Genial” todas as quintas-feiras no canal MyNews, às 20h30.

Contentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *