A Receita Federal começou a depositar a restituição do Imposto de Renda de 2019. O primeiro lote foi pago no último 17/06, porém, para os contribuintes prioritários (Idosos e portadores de doenças graves).  Todos os depósitos de restituição de IR são corrigidos segundo a taxa básica de juros, a Selic, acumulada a partir do prazo final de entrega da declaração (30 de abril) até o mês que antecede o pagamento recebido pelos contribuintes.

Nesse primeiro lote, então, os contribuintes receberão sua restituição + 1,54%, valor referente ao acumulado da Selic até o pagamento. No último lote do ano passado, em 17 de dezembro, a correção do dinheiro devido pela Receita Federal foi de 4,65%, referente à variação acumulada da Selic.

Quando vou receber?

As datas dos lotes já estão certas, mas a ordem de entrega vai de acordo com o prazo que você entregou a declaração. Então, quanto mais cedo a declaração for entregue mais cedo será o pagamento. No entanto, quem deixa para declarar no final recebe uma remuneração maior por causa da correção acumulada da Selic.

A maior parte dos contribuintes deixa a entrega da declaração de IR para a última hora, recebendo as restituições nos últimos lotes. O sétimo e o último lote do ano costuma serem os maiores.

Se você ainda não recebeu a sua restituição, confira o calendário da Receita e as datas em que você pode receber:

Lote Data de depósito Remuneração Selic
17/06/2019* 1,54%
15/07/2019 N/D**
15/08/2019 N/D
16/09/2019 N/D
15/10/2019 N/D
18/11/2019 N/D
16/12/2019 N/D

(*) Idosos e portadores de doenças graves têm prioridade no recebimento da restituição, independentemente da data de entrega da declaração, segundo as normas da Receita Federal.

(**) Não divulgada

A remuneração da Selic para os próximos lotes não aparece na tabela porque a taxa pode flutuar com o tempo. Então, não se sabe, com certeza, qual será o juro acumulado nas datas futuras.

Ainda não sabe o que fazer com a restituição?

Se você ainda não sabe o que fazer com a restituição ou não sabe o que priorizar quando o dinheiro cair, converse com um dos assessores e especialistas da Genial Investimentos. Para isso, abra sua conta gratuitamente e invista o que você receber!

abra sua conta

Leonardo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, com passagens por grandes veículos da imprensa brasileira, como TV Cultura, Veja e Estadão. Especializou-se em jornalismo econômico, com aprovação pela FGV, no curso de trainee promovido pelo Grupo Estado.

Contentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *