• Em maio o setor de serviços variou -0,9% m/m na comparação com o mês anterior (mediada das expectativas era 5,5% m/m e -13,5% a/a, Broadcast). Na comparação interanual a variação foi de -19,5 % a/a, a terceira taxa negativa consecutiva e a queda mais intensa desde o início da série histórica.
  • O resultado veio bem abaixo das expectativas e na contramão do resultado das vendas no varejo de maio, divulgadas pelo IBGE no início da semana e que apresentou recuperação sólida.
  • Na passagem de abril para maio, a queda no volume de serviços prestados ocorreu em três das cinco atividades investigadas. Houve uma recuperação do da atividade de Serviços Prestados às Famílias, 15% m/m. Contudo, a base de comparação é baixa já que entre fevereiro e abril a atividade recuou 60%.
  • Indicadores antecedentes relativos ao mês de junho apontam melhora substancial, mas ainda com queda na comparação interanual e um volume de serviços ainda bem abaixo do nível apresentado no primeiro bimestre. Para junho, projetamos queda 11% a/a no volume de serviços prestados.
PMS - Volume m/m
Variação Mensal por Atividade Econômica
Volume a/a
Volume de Serviços (Variação interanual, média móvel 6 meses)
Volume de Serviço - Distância do ponto mais alto da série, Var. (%)

Evolução Recente

O Indicador de Confiança no setor de Serviços (FGV) subiu em junho, mas ainda se encontra cerca de 20% abaixo do nível anterior ao surto de Covid-19. O PMI (IHS Markit) do setor de serviços (índice de atividade dos gerentes de compras) subiu de 27,6 para 36,5 entre maio e junho, mas ainda bem abaixo do nível neutro. A pesquisa apontou mais perda de empregos motivadas por corte de custos. Para junho, projetamos queda 11% a/a no volume de serviços prestados.

Equipe Macro

José Márcio Camargo
Tiago Tristão
Eduardo Ferman

Abra sua conta na Genial Investimentos - Banner Post

Publicado por Tiago Tristão

Doutor em economia pela PUC-RJ é analista de atividade econômica na Genial Investimentos.

Comentários

  • […] Fonte: Blog da Genial Investimentos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *