• Em março o setor de serviços variou -6,9% mom, na comparação com fevereiro, (mediada das expectativas era de queda de 6% mom, Broadcast). Foi o pior resultado desde o início da série histórica (desde janeiro de 2011). Na comparação interanual houve queda de 2,7 % yoy.
  • A queda no volume de serviços prestados foi acompanhada em todas as cinco atividades investigadas. O destaque negativo foi serviços prestados às famílias (-31,2% mom). As atividades turísticas, que fazem parte dos serviços prestado às famílias, apresentaram retração de 30% mom em março.
  • Os impactos observados foram sentidos especialmente no último terço do mês de março, quando começaram as medidas de isolamento social devido à Covid-19. Para abril e maio, esperamos uma queda bem mais acentuada na comparação interanual. Para o ano de 2020, projetamos uma retração de cerca de 6% no volume de serviços prestados.
PMS - Volume, MoM
Crescimento por Atividade Econômica, MoM
Volume, YoY
Volume de Serviços
Volume de Serviço

Evolução Recente

O resultado de março capta o impacto negativo do Covid-19, principalmente na segunda semana de março. No acumulado do primeiro trimestre de 2020, o volume de serviços recuou 0,1% em relação ao primeiro trimestre de 2019, e recuou 3% em relação ao último trimestre de 2019.

Indicadores antecedentes relativos ao mês de abril apontam para uma retração ainda maior na passagem de março para abril. O PMI (IHS Markit) do setor de serviços (índice de atividade dos gerentes de compras que avalia mudanças nas condições de negócios do setor) recuou de 34,5 em março para 27,4 abril, uma queda de 7,1 pontos em relação a março e 22,6 pontos abaixo do nível neutro.

Para abril projetamos um recuo de 15% na comparação interanual. Para o ano de 2020 como um todo, projetamos uma retração de cerca de 6% no volume de serviços prestados. Avaliamos que os programas de manutenção de renda, já aprovados no Congresso, e a dinâmica apresentada pelo setor nos trimestres anteriores ao surto de Covid-19 proporcionarão uma recuperação já no terceiro trimestre.

Equipe Macro

José Márcio Camargo
Tiago Tristão
Eduardo Ferman

Abra sua conta na Genial Investimentos!

Publicado por Tiago Tristão

Doutor em economia pela PUC-RJ é analista de atividade econômica na Genial Investimentos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *