Quando se fala em tendências da Bolsa de Valores é preciso ter cuidado: não é porque determinado ativo está na moda que você deve investir nele. O mesmo vale para a venda. Muitas vezes as ações de uma empresa podem cair de uma hora para outra e isso não quer dizer que você precisa se desfazer delas.

É necessário ter critérios, estudar o universo dos investimentos e conhecer o mercado para fazer com que suas aplicações sejam realmente interessantes. Na hora de investir, não existe espaço para apostas, mas sim para racionalidade.

Entendendo isso, vale a pena conhecer os investimentos que no momento apresentam o melhor potencial de valorização. Saiba quais são eles e entenda os motivos que os fazem ter destaque.

Tendências da Bolsa de Valores: Carteiras Recomendadas

As carteiras recomendadas são indicações de especialistas para investimento na Bolsa de Valores. São compostas por uma lista de ativos com grande potencial de valorização na visão desses profissionais. Na prática, esse representa um caminho bastante inteligente para ter melhores resultados em investimentos mesmo se você possui pouca experiência.

Ao montar a carteira recomendada, o profissional analisa uma série de elementos que costumam interferir no desempenho das aplicações. Questões como a conjuntura política, os juros e a própria administração das empresas que disponibilizam ações no mercado são difíceis de serem acompanhadas no dia a dia por investidores comuns. Assim, é significativamente mais seguro recorrer às carteiras recomendadas, pois elas estarão sempre atualizadas, não importando o cenário.

Outra vantagem é poder contar com um relatório desenvolvido por esses especialistas no qual se tem uma análise mais ampla dos motivos que os levaram a recomendar tais ativos. Essa é uma boa oportunidade para compreender seu raciocínio e assimilar ideias para investimentos futuros.

Ações de estatais na Bolsa de Valores

Investir em ações tende a ser algo vantajoso em função de uma possível recuperação econômica do país. A boa notícia é que essa tem sido a projeção de boa parte dos analistas mais respeitados do Brasil.

Com a melhora da atividade econômica, a tendência é que as empresas passem a faturar mais e, consequentemente, ofereçam melhores possibilidades para seus investidores. É bom lembrar que, cada vez que você compra uma ação, você se torna sócio da empresa que disponibilizou aquele ativo, portanto, sempre que ela cresce, você também se beneficia, vendendo sua participação por um preço maior do que o da compra ou lucrando com dividendos e bonificações.

Uma possibilidade que se abriu com o novo governo é o da agenda de privatizações. Embora não haja um projeto pronto em relação a isso, a privatização é um processo que tende a valorizar empresas estatais na Bolsa de Valores.

Mesmo quando há somente especulação, no caso de algumas companhias, como a Petrobras e a Eletrobras, a simples entrada do assunto em pauta já torna mais intenso o fluxo comprador de seus ativos, gerando oportunidades de investimento. Para o investidor, a dica é ter atenção ao tema e aproveitar a valorização das empresas.

Setor bancário e de infraestrutura

É preciso ter atenção especial aos bancos, pois eles costumam apresentar protagonismo no mercado de ações. Uma das vantagens para o investidor com a retomada econômica pode estar nas ações de companhias como o Itaú e o Bradesco. Essas grandes instituições privadas podem expandir suas linhas de crédito e assim criar oportunidades de negócios. Dessa forma, o setor bancário apresenta boas possibilidades de valorização de ativos.

No caso das empresas de infraestrutura, o raciocínio é o mesmo: a atividade econômica. Como a tendência é que o novo governo torne a máquina pública mais enxuta, naturalmente será necessário recorrer a terceiros para acelerar o crescimento da economia. É nessa lógica que a busca pelo capital privado será intensificada.

Isso deve abrir espaço para novas concessões em grandes obras, chamando a atenção do investidor estrangeiro já em 2019. Sendo assim, algumas ações que podem ter bons resultados na Bolsa de Valores são as de empresas de energia elétrica e de concessão de transportes.

Setor de consumo

A recuperação econômica pode se dar pelo investimento ou pelo consumo. No caso da segunda opção, é bom ficar de olho nas chamadas empresas de varejo básico e consumo discricionário, que são aquelas que trabalham com alimentação, vestuário e eletrodomésticos.

Tendo como base a projeção de um aquecimento da economia, é natural que setores voltados ao consumo apresentem melhores resultados. Confirmadas essas análises, podemos pensar em melhores resultados de empresas ligadas a esse tipo de atividade na Bolsa de Valores.

Companhias com as Lojas Renner, a Ambev e o Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, apresentam potencial de valorização mais rápido do que as demais, uma vez que, mesmo com dinheiro, é provável que o consumidor só consiga fazer compras maiores como carros e apartamentos no longo prazo, enquanto roupas e eletrodomésticos já podem ser adquiridos de imediato.

Sendo assim, pensando em um primeiro momento da recuperação econômica, o setor de consumo tende a dar os primeiros sinais de crescimento.

Exchange Traded Funds

Os chamados ETFs, são fundos de índice. Muito comuns nos Estados Unidos, eles são montados de acordo com os principais índices de ações. É como se você estivesse investindo no Ibovespa, por exemplo, comprando todos os ativos que compõem a carteira teórica do índice. Assim, investindo em ETFs você tem como diversificar sua carteira sem precisar investir em cada uma das unidades que fazem parte dela, bastando se dedicar somente ao fundo.

Existem diferentes índices usados para referência na Bolsa de Valores e as cotas de ETF refletem o desempenho deles. Em resumo, no ETF você aplica seu dinheiro em um índice e passa a ser parceiro das empresas que mais têm se destacado de acordo com ele nos últimos meses.

Na Genial, você conta com uma carteira recomendada só com ETFs. É uma boa maneira para começar a investir em uma solução bastante simples e ao mesmo tempo altamente lucrativa, tendo como base os investimentos mais interessantes de um período em questão.

Enfim, fique de olho nessas tendências. Agindo com critérios, você tem tudo para fazer seu dinheiro render. Quer saber mais sobre como ter sucesso na Bolsa de Valores? Então confira também o artigo como investir em ações. Além disso, abra uma conta na Genial Investimentos para investir nessas tendências, acompanhando as análises diárias de nossos especialistas.

abra sua conta

Publicado por Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Contentários

  • Então é melhor para as pessoas que não entendem ou não tem tempo, que informem os melhores fundos, pois melhor pagar 2 a 4% ao ano para que especialistas cuidem de um fundo corre-se menos riscos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *