O investimento em ações geralmente é feito com foco no longo prazo. Mas há quem, todos os dias, se dedique praticamente a compra e venda de ações. Quem prioriza a segunda opção é chamado de trader.

Essa maneira de investir é interessante tanto para quem deseja trabalhar de forma autônoma como para quem quer ganhos extras.

Nesse cenário, o lucro pode ser obtido em operações de curto a longo prazo, a depender da sua estratégia. 

Quer saber mais como funciona o trading? Então continue a leitura!

 O que é trading

Na tradução do inglês para o português, trading significa negociar. Em outras palavras, o termo se refere à negociação de ações no mercado de capitais.

Geralmente, o investidor (trader) compra um ativo e espera até que se valorize dentro de um período determinado para obter um ganho de capital, o aumento do patrimônio como mencionamos no início deste artigo.

É importante lembrar que quem opera na forma de trading sabe que pode ganhar muito dinheiro, mas também está sujeito a perdas.

Isso porque ações são investimentos de renda variável, ou seja, é uma aplicação em que não é possível determinar quanto e quando haverá rendimento.

Desta forma, essa pessoa já sabe como adquirir e vender ações, pois, provavelmente, já estudou o mercado, fez simulações de seus investimentos e procurou ferramentas e análises para auxiliar na operação.

Além dessa preparação, verificar o orçamento financeiro para subsidiar essas operações é essencial.

A dica é separar um dinheiro que, se perdido, não irá trazer problemas para a renda familiar.

Como funciona o trading (ou a compra e venda de ações)

Basicamente, para comprar e vender ações na Bolsa de Valores, você precisa seguir os seguintes passos: 

  1. Procure uma plataforma de investimentos e abra uma conta;
  2. Use o chamado Home Broker, sistema da plataforma de investimentos, acessado via internet, em que se operam os ativos;
  3. No Home Broker, escolha de qual empresa irá comprar as ações e se deseja obter o lote padrão. Vale lembrar que um lote, em geral, tem 100 papéis da mesma companhia, já o lote fracionado permite a aquisição de uma a 99 ações; 
  4. Ainda por meio do Home Broker, envie a ordem de compra dos ativos que deseja adquirir (posteriormente, você poderá vender os que possui).
  5. Após uma ordem de venda, espere apenas dois dias úteis até que o lucro com seja depositado na sua conta.

Para quem deseja se profissionalizar no assunto, é recomendável que o trader opere com uma plataforma profissional (Profichart, Tryd etc.).

O Home Broker tem menos funcionalidades e um delay maior em comparação com essas plataformas profissionais.

Na verdade, o trader deve investir em tecnologia, ou seja, em um computador que suporte bem as configurações da plataforma profissional.

É recomendado ter uma máquina com bom processador, boa quantidade de memória RAM, sistema operacional atualizado e internet forte, de preferência acima de 10 Mbps.

Além disso, muitos traders operam com mais de dois monitores, pois fazem day trade simultaneamente no mini dólar, mini índice e ações, deixam planilhas abertas, sites de notícias etc.

Day trade ou swing trade?

Ao investir em ações, é possível escolher diferentes estratégias em função do prazo. Quando a operação de compra e venda dos títulos ocorre em um mesmo dia, é chamada de day trade. Quando se dá em prazos superiores a um dia, é conhecida como swing trade.

Compra e vender ações no day trade

Como mencionamos, day trade é uma estratégia de curto prazo dentro do mercado de ações. Ou seja, o processo de compra e venda dura menos de 24 horas.

Normalmente, é uma prática recomendada para investidores com maior grau de familiaridade com o mercado de ações.

Mas com a ajuda de analistas ou de uma corretora de valores, como a Genial, os riscos podem ser minimizados.

A lógica do day trade é comprar as ações em baixa e vender quando os preços sofrerem alta, tudo isso no mesmo dia, durante um mesmo pregão.

Pode ser o contrário também, primeiro vender, com um preço mais caro, e depois recomprar, quando o ativo cair.

Para tanto, cabe ao investidor identificar o ativo que tem potencial de valorização e escolher o momento certo de vendê-lo na busca por resultados positivos.

 Swing trade na compra e venda de ações

Para os traders iniciantes, negociar ações exige um acompanhamento maior, por isso, é mais comum e recomendável que eles comprem ou vendam ações em um prazo maior do que um dia. 

Para quem pensa em investir em ações para obter uma fonte de renda, pode ser uma boa ideia recorrer a uma estratégia de longo prazo com foco em dividendos. 

Os dividendos são um tipo de provento (resultado da divisão dos lucros da empresa com os acionistas) e são pagos por muitas empresas do mercado.

Para saber mais sobre o assunto, confira nosso post explicando o que são dividendos.

Benefícios de investir em ações

O trading, como explicamos, refere-se a operações feitas na Bolsa de Valores, e ele oferece diversas vantagens:

Alta liquidez: as ações, especialmente as de grandes empresas, têm bastante liquidez, isto é, são vendidas com facilidade por terem bastante procura.

Diversificação: não é preciso comprar ações de uma mesma empresa. O investidor pode montar uma carteira com papéis de várias companhias, para diluir os riscos de perda.  

Aproveitar as oportunidades: o IPO

Não é só de ações já existentes no mercado que vive o trader. Uma outra oportunidade interessante para obter ganhos é participar de um IPO – Initial Public Offering – que, em português, é chamado de Oferta Pública Inicial.

Nas ofertas públicas, as empresas vendem suas ações ao público pela primeira vez, pela Bolsa de Valores.

Ao fazer uma oferta desse tipo, a empresa amplia seu quadro de sócios, pois quem compra os papéis se torna dono de uma pequena parte do negócio.

Qualquer pessoa, portanto, pode virar acionista dessa empresa, que passará a fazer parte do mercado de capital aberto.

Há diversos tipos de IPO e, além das ações, cotas em fundos de investimentos podem ser colocadas à venda. 

Para o investidor, a vantagem é a oportunidade de, como pessoa física, tornar-se sócio de uma grande empresa. 

Além disso, quando uma companhia entra na Bolsa, com o tempo e quanto mais for negociada, é comum que se valorize.

Então, ficou interessado em operar com trading? A Genial Investimentos possui muitos materiais educativos para quem quer ter sucesso operando na Bolsa, como um e-book para trader.

Além disso, nossos analistas estão sempre preparados para tirar todas as suas dúvidas sobre esse mercado. Entre em contato conosco e abra já sua conta!

Para comprar e vender ações, abra sua conta na Genial!

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *