Quando se fala em investimento em ações, geralmente o foco é o longo prazo. Porém, existem pessoas que se dedicam todos os dias à compra e venda dos ativos. Nesse caso, acontece o trading. Você sabe como ele funciona? 

A prática pode ser interessante para quem deseja trabalhar de maneira autônoma, com foco nas operações, ou busca ganhos extras. Nesse cenário, o lucro pode ser obtido em negociações de curto prazo, com foco na oscilação de preços. 

Quer saber como funciona o trading? Então continue a leitura deste conteúdo e aprenda! 

O que é trading? 

A tradução do termo trading é “negociar”. O conceito se refere à negociação de ativos e derivativos no mercado de capitais em curto prazo. Geralmente, o trader faz uma compra e busca vender com valorização depois de um período determinado. 

Sim, também é possível lucrar com a baixa da bolsa! Nesse caso, ele realiza primeiro a venda (venda descoberta), visando comprar mais barato depois e ter ganhos com a diferença.  

As estratégias são atrativas devido ao potencial de retorno. Por outro lado, também existem altos riscos de perdas. 

O principal motivo é que se trata de renda variável, onde não há certeza sobre o retorno obtido. Enquanto isso traz vantagens pelo maior potencial de ganho, há, também, maior exposição às oscilações do mercado. 

Logo, não é possível determinar qual será o rendimento ou, até mesmo, se existirá esse retorno. No entanto, é possível reduzir os riscos por meio de algumas medidas. Por exemplo, limitar os valores das operações, diversificar e fazer uma boa análise técnica. 

Assim, para comprar e vender ações é preciso estudar o mercado e saber como fazer análises para embasar as decisões. Ainda, é necessário verificar o orçamento para subsidiar as negociações. Devido aos riscos do trade, pode fazer sentido começar a operar com valores que, se perdidos, não trarão problemas financeiros.  

Como funciona a compra e venda de ações? 

A compra e venda de ações é feita na bolsa de valores, utilizando o home broker da corretora de valores ou outra plataforma de operações.  

Porém, se você não sabe como fazer isso, confira o passo a passo:  

  • Procure uma plataforma de investimentos e abra uma conta; 
  • Acesse o home broker, que é o sistema da plataforma de investimentos, acessado via internet, onde é possível operar os ativos; 
  • No home broker, escolha as ações e defina se comprará o lote padrão. Vale lembrar que, geralmente, ele é formado por 100 papéis da mesma companhia. Já o mercado fracionário permite a aquisição de uma a 99 ações;  
  • Envie a ordem de compra ou venda dos ativos. 

Para quem deseja se profissionalizar, é recomendável que o trader opere com uma plataforma específica para especulação. Ela oferecerá funcionalidades mais completas que o home broker — e com maior velocidade.  

Criamos um tutorial para você utilizar o Home Broker da Genial

Day trade ou swing trade: qual a melhor estratégia? 

Ao operar ações, é possível escolher diferentes estratégias em função do prazo. Quando a operação de compra e venda ocorre em um mesmo dia, é chamada de day trade. Quando se dá em prazos de alguns dias ou semanas, é conhecida como swing trade. 

A seguir, você aprenderá mais sobre as diferenças entre elas e como fazer as operações de trading — visando lucros no curto prazo: 

Saiba Mais:

Compra e vender ações no day trade 

Como você viu, o day trade é uma estratégia de curtíssimo prazo no mercado de ações. Nesse caso, o processo de compra e venda acontece durante o mesmo pregão. Assim, a posição é iniciada e finalizada em um mesmo dia da bolsa de valores. 

Devido aos riscos e funcionamento, a prática é mais recomendada para especuladores com maior grau de familiaridade com o mercado de ações. Contudo, o suporte de analistas de uma corretora de valores, como a Genial, pode auxiliar na mitigação de riscos e no aprendizado.  

Compra e vender ações no swing trade 

O swing trade é uma estratégia de curto prazo, mas as posições não são encerradas no mesmo dia. Como ela exige um acompanhamento menos intenso das movimentações, pode ser mais utilizada por traders iniciantes. 

Tributação 

As operações apresentam outra diferença importante, que trata da tributação. O day trade é tributado em 20% sobre o lucro obtido, sem faixa de isenção. Já o swing trade segue as regras a seguir para operações comuns: 

  • A tributação é de 15% sobre o lucro; 
  • Só há cobrança de impostos se houver vendas acima de R$ 20.000 no mês, com lucro.  

Quais são os benefícios de operar ações? 

Como você viu, o trading trata das operações feitas na bolsa de valores, visando ganho em curto prazo. Ele oferece riscos mais altos, mas também algumas vantagens.  

Veja só: 

  • Alta liquidez: As ações, especialmente as de grandes empresas, têm bastante liquidez, isto é, são vendidas com facilidade; 
  • Diversificação: É possível realizar operações diferentes, não apenas em relação aos prazos ou aos ativos, mas também às estratégias; 
  • Chances de lucrar com as quedas: A especulação não foca nos ganhos apenas em situações de valorização. A estratégia pode aproveitar cenários de baixa para ter rendimentos.  

O IPO como oportunidades para o trading 

Outra oportunidade interessante para ter ganhos com as ações é participar de um IPO (Initial Public Offering), ou, em português, oferta pública inicial. Ele acontece quando a companhia faz a abertura do capital na bolsa de valores, negociando os papéis publicamente pela primeira vez. 

Ao fazer uma oferta desse tipo, a empresa amplia seu quadro de sócios. Afinal, quem compra os papéis se torna dono de uma pequena parte do negócio. Além das ações, fundos de investimentos negociados em bolsa também fazem IPOs. 

Em casos assim, o especulador pode comprar as ações ou cotas durante a IPO para lucrar com o potencial de valorização. Contudo, é preciso ficar atento aos riscos e também a possíveis cláusulas que limitem a especulação nesse processo de oferta pública.  

Agora você já sabe como o trading funciona e como ele traz oportunidades para quem deseja usar estratégias de curto prazo para a compra e venda de ações. Se ainda tiver dúvidas, a Genial Investimentos oferece diversos materiais educativos para quem quer ter sucesso operando na bolsa. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco e abra já sua conta! Temos profissionais preparados para esclarecer as suas dúvidas sobre esse mercado!

Comentários