Com o avanço da digitalização das finanças, garantir segurança e praticidade nas transações online se tornou uma prioridade tanto para consumidores quanto para instituições financeiras. Uma solução que tem ganhado destaque nesse contexto é o cartão virtual.
A ferramenta consegue se adaptar a diversas necessidades do consumidor, sendo de grande ajuda na gestão das finanças do dia a dia. Portanto, entender como ela funciona pode mudar sua forma de realizar pagamentos e proteger seus dados.
Quer explorar os detalhes do funcionamento do cartão virtual e descobrir as vantagens que a solução proporciona? Continue a leitura!
O que é um cartão virtual?
O cartão virtual é uma versão digital do cartão de crédito tradicional. Assim como a versão física, a virtual tem uma sequência numérica própria, um código de verificação (CVV ou card verification value) e uma senha.
Essa opção é projetada, principalmente, para transações online. Ela pode ser gerada e gerenciada pelo app da instituição financeira.
Como funciona o cartão virtual?
Conhecido o conceito de cartão virtual, é hora de entender como ele funciona. Um de seus principais objetivos é fornecer uma camada adicional de proteção durante as transações online — e é nessa característica que sua forma de operação se baseia, sabia?
Para gerar e utilizar o cartão virtual, normalmente, o usuário precisa acessar o aplicativo da instituição em que tem conta. No app, na seção de cartões, costuma haver uma opção para criar a versão virtual.
Ao selecioná-la, é gerado um novo número de cartão, exclusivo para cada transação ou para um conjunto de pagamentos específicos durante determinado período. A versão virtual possui todos os dados necessários para uma operação, como você viu, mas eles são diferentes daqueles da versão física, trazendo mais segurança.
A partir daí, o cartão virtual pode ser utilizado em qualquer compra online da mesma forma que um cartão físico. Basta inserir os dados da versão digital na página de pagamento do e-commerce ou no aplicativo de serviços, como streaming, delivery ou transporte. Simples, não é?
O usuário consegue, a qualquer momento, acessar o aplicativo da instituição financeira para bloquear, renovar ou excluir o cartão virtual. A característica proporciona um controle rigoroso sobre os gastos e uma resposta rápida em caso de suspeita de fraude.
Mas saiba que esse recurso não se limita a compras online, podendo ser integrado a carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay. A facilidade permite que ele seja utilizado para pagamentos por aproximação (NFC ou near field communication) em lojas físicas que aceitam a tecnologia.
Tipos de cartão virtual
Vale destacar que é comum haver duas opções de cartões virtuais para gerar. Confira:
- cartão permanente: ideal para compras recorrentes, como assinaturas de serviços de streaming, telefonia ou qualquer pagamento que precise ser realizado regularmente;
- cartão dinâmico: utilizado para compras únicas. Esse tipo é gerado para uma transação específica ou para certo período, como um dia. Após o uso ou o tempo determinado, seu número é descartado, minimizando o risco de fraudes.
Quais são as diferenças entre o cartão físico e o virtual?
Você já aprendeu como ocorre o funcionamento do cartão virtual, mas pode estar se perguntando quais são as principais diferenças entre ele e a versão física. Os dois tipos se distinguiam mais quando o cartão virtual servia apenas para compras online.
Contudo, conforme você aprendeu, com a possibilidade de usar carteiras digitais e tecnologia de aproximação, a distinção deixou de existir. Ambos permitem a utilização tanto em pagamentos por maquininha quanto online.
O fator de maior diferenciação entre o cartão virtual e o físico é que o primeiro tende a oferecer mais segurança por poder ser cancelado ou renovado rapidamente pelo aplicativo. Tudo isso ocorre sem afetar o cartão físico. Ótimo, não acha?
Quais são as vantagens e desvantagens do cartão virtual?
Após entender as principais diferenças entre o cartão físico e o virtual, é válido saber quais são os benefícios e as limitações ao adotar o digital.
Confira seus principais pontos positivos e negativos!
Vantagens
Os cartões virtuais trazem diversos benefícios que os tornam uma alternativa a considerar nas transações financeiras. A seguir, veja os detalhes das principais vantagens da solução!
Praticidade no dia a dia
A possibilidade de gerar um cartão virtual sempre que necessário proporciona praticidade para quem não quer aguardar a versão física ser enviada pela instituição financeira. Ao mesmo tempo, o usuário não precisa se preocupar em carregar consigo o cartão de plástico se ele tiver o costume de sempre estar com o celular.
Segurança
A segurança é uma das principais vantagens do cartão virtual. Ele oferece maior proteção de diferentes formas. A versão física deve ser bloqueada em caso de perda, furto ou roubo para evitar compras indevidas. Enquanto isso, o número do cartão virtual dinâmico expira automaticamente a cada compra ou período, certo?
Cada transação ou intervalo de tempo gera um novo conjunto de dados, também reduzindo drasticamente as chances de clonagem. Ainda, o uso de tokens e criptografia assegura que os dados do cartão virtual sejam protegidos em cada transação.
Controle de gastos
O cartão virtual permite um controle mais rígido das finanças. Como ele pode ser gerado para compras específicas e configurado com limites de transação, os usuários conseguem evitar compras impulsivas e monitorar seus gastos com maior precisão.
Desvantagens
Apesar de ter tantos benefícios, existe a chance de os cartões virtuais apresentarem desvantagens que devem ser consideradas. Para quem não gosta da ideia de gerar um novo cartão a cada compra, a versão virtual costuma não parecer muito prática.
Outro ponto de atenção é que o uso de cartões virtuais requer um dispositivo eletrônico e uma conexão à internet. A característica tende a ser um problema em áreas com pouca conectividade. Adicionalmente, nem todos os estabelecimentos aceitam pagamentos por NFC e carteiras digitais.
Portanto, o uso de cartões virtuais pode ficar restringido no caso de algumas lojas físicas. Considerar esses pontos de atenção ajuda a determinar se a solução atende às suas necessidades financeiras. Mas cabe destacar que você não precisa deixar de usar as outras formas de pagamento ao adotar o cartão virtual, ok?
Por que usar o cartão virtual da Genial?
Você entendeu que as características do cartão virtual fazem sentido no seu dia a dia? Então vale considerar optar pela solução oferecida pela Genial Investimentos.
Confira os benefícios do nosso cartão virtual e o passo a passo para obtê-lo!
Vantagens do cartão virtual da Genial
O cartão virtual da Genial oferece uma série de vantagens que tornam suas transações financeiras mais seguras e práticas. Um dos principais benefícios é a integração total com os outros serviços que oferecemos, facilitando a gestão das finanças de forma centralizada e eficiente.
A emissão é feita diretamente pelo aplicativo da Genial, permitindo ao usuário definir e ajustar o limite de gastos conforme necessário. Como visto, a característica ajuda a garantir que você tenha controle total sobre suas finanças.
Além disso, tanto o cartão de crédito virtual quanto o físico da Genial não possuem taxas de manutenção e emissão. Por esse motivo, eles são uma opção econômica.
O cartão é aceito em todos os estabelecimentos que permitem pagamentos online e carteiras digitais. Desse modo, a solução proporciona uma ampla gama de opções para realizar compras com conveniência.
Passo a passo para gerar o cartão virtual da Genial
Para aproveitar todas essas vantagens, basta criar seu cartão virtual pelo app da Genial, disponível para Android e iOS. O processo é simples.
Caso você ainda não tenha o cartão de crédito físico, solicite o seu. Ao fim do processo, aparecerá a tela para criar o cartão virtual.
Aqui está um passo a passo para ajudar você a começar:
- abra o aplicativo da Genial e faça login em sua conta;
- na seção “Conta Genial”, toque em “Cartões”;
- clique em “Solicitar cartão”. A partir desse passo, basta seguir as instruções que aparecem na tela;
- toque em “Criar cartão virtual”;
- escolha entre um cartão permanente e dinâmico;
- na tela seguinte, clique em “Definir limite”, faça os ajustes desejados e confirme.
Ao solicitar o cartão, você terá a oportunidade de escolher a cor dele e personalizar o nome que será impresso na frente, além de selecionar a data de vencimento da fatura. Agora, se você já tem o cartão físico, basta seguir os passos finais que você acabou de conhecer, veja:
- no aplicativo, dentro de “Conta Genial”, toque em “Cartões” e, depois, “Meus cartões”;
- clique no botão “Adicionar cartão” e escolha entre o permanente ou o dinâmico.
Como usar um cartão virtual?
Utilizar o cartão virtual é uma experiência capaz de facilitar a forma como você realiza suas transações financeiras. Ela oferece diversas possibilidades que se adaptam às necessidades do consumidor.
Então vale a pena entender como aproveitar ao máximo a ferramenta. A seguir, veja detalhes das principais formas de uso do cartão virtual!
Pagamentos online
Para utilizar a solução em compras online, basta inserir na tela de pagamento do e-commerce os dados do cartão gerado. Como você viu, nesse caso, o tipo dinâmico tende a ser mais interessante, por adicionar uma camada extra de proteção.
Dessa maneira, você não precisa expor os dados do seu cartão físico, evitando dores de cabeça com eventuais clonagens ou outros tipos de fraude, por exemplo.
Pagamentos por aproximação
Conforme visto, os cartões virtuais podem ser utilizados para pagamentos por aproximação em lojas físicas. Para tanto, adicione os dados do cartão a uma carteira digital compatível com NFC e o utilize em maquininhas que tenham a mesma tecnologia.
Gerenciamento do cartão
Por meio do aplicativo, ajuste os limites de gastos para cada cartão virtual conforme suas necessidades. Em caso de suspeita de fraude, use o app para bloquear ou excluir o cartão a qualquer momento.
Considere, ainda, usar o aplicativo para acompanhar todas as transações realizadas em tempo real. Esse hábito ajuda a garantir maior controle sobre suas finanças.
Quais são os impactos dos cartões virtuais na economia digital?
Saiba que não é apenas o seu dia a dia que o cartão virtual pode impactar positivamente. A solução influencia a economia digital, contribuindo para promover uma maior confiança dos consumidores nas compras pela internet.
Essa confiança se reflete no crescimento do comércio eletrônico, que se torna cada vez mais importante na economia global. À medida que mais pessoas se sentem seguras realizando transações online, o volume de compras pela internet tende a subir, certo?
O resultado é um aumento do faturamento de lojas virtuais e marketplaces. Além disso, a utilização de cartões virtuais tende a reduzir os custos associados a fraudes e clonagens de cartões.
Instituições financeiras e comerciantes online gastam grandes montantes em medidas de segurança e ressarcimento de fraudes. Com a proteção aprimorada dos cartões virtuais, os custos podem ser reduzidos, beneficiando tanto as empresas quanto os consumidores.
O impacto positivo da solução se estende à sustentabilidade. Afinal, a produção e distribuição de cartões físicos requerem recursos materiais e logísticos. Ao reduzir a necessidade da versão de plástico, é possível diminuir o impacto ambiental da fabricação e do transporte desses itens.
Qual é o futuro dos cartões virtuais?
Os efeitos que você viu podem representar apenas o começo de uma transformação significativa no setor financeiro. À medida que a tecnologia continua a evoluir, há chance de os cartões virtuais se tornarem mais integrados e indispensáveis no cotidiano das pessoas.
Descubra algumas possibilidades para o futuro dos cartões virtuais!
Tendências tecnológicas
A tendência é que os cartões virtuais se tornem mais comuns, impulsionados pela demanda por segurança e conveniência nas transações financeiras. Uma eventual integração de mais tecnologias nesse tipo de solução poderia aumentar ainda mais sua robustez e casos de uso.
Alguns exemplos são:
- criptografia avançada;
- blockchain;
- smart contracts;
- inteligência artificial;
- aprendizado de máquina.
Adoção pelo mercado financeiro
O mercado financeiro já está adotando amplamente os cartões virtuais, com instituições de diferentes portes oferecendo a opção aos clientes. Esse crescimento deve se manter, tornando essas soluções uma parte essencial do portfólio de serviços financeiros.
Conforme você aprendeu, com o avanço da tecnologia e a busca por maior segurança nas transações financeiras, o uso do cartão virtual se destaca. Não se esqueça de que a Genial oferece todas as facilidades e vantagens que esse recurso pode proporcionar.
Quer aproveitar os benefícios proporcionados pelo cartão virtual? Então peça agora o cartão de crédito da Genial Investimentos!
