A especulação na bolsa de valores é um dos principais caminhos para pessoas e empresas em busca de ganhos no curto prazo. Afinal, além das diferentes estratégias, há diversos ativos e derivativos para explorar. Mas para aproveitar melhor as possibilidades, vale contar com boas plataformas de day trade.

Por meio delas, você terá acesso a gráficos, indicadores e diversas outras funcionalidades que podem auxiliar na leitura do mercado e embasar a tomada de decisões. Contudo, diante das diferentes alternativas disponíveis para os especuladores, nem sempre é fácil fazer essa escolha.

Foi pensando nisso que nós, da Genial, preparamos este artigo. Portanto, se você quer saber o que deve ser analisado e priorizado no momento de escolher uma plataforma para day trade para sua rotina, acompanhe este conteúdo.

Vamos lá?

O que é day trade?

Não existe apenas uma maneira de obter ganhos no mercado financeiro. Em ambientes como a bolsa de valores, por exemplo, é possível tanto investir quanto especular. Uma das principais diferenças entre os dois conceitos é referente aos prazos e objetivos.

Essa distinção acontece porque investidores normalmente focam no médio e longo prazo. Por outro lado, especuladores, ou traders, costumam buscar ganhos mais rápidos — muitas vezes, no mesmo pregão da bolsa.

Ademais, as metodologias de análise mudam. Para entender melhor, considere o exemplo das ações. Enquanto investidores avaliam a qualidade e o potencial das empresas e fundos — a chamada análise fundamentalista —, traders se concentram nas possíveis variações na cotação do ativo ou derivativo. Nesse sentido, uma das abordagens de especulação é o day trade. Ele é uma estratégia que consiste em comprar e vender um ativo ou derivativo no mesmo dia, ou seja, o operador precisa abrir e encerrar uma posição no mercado durante o pregão.

Portanto, o day trade é considerado uma operação de curtíssimo prazo e alto risco. Logo, você precisará estar preparado para identificar o melhor momento para abrir e fechar uma operação de forma lucrativa.

Ainda, é oportuno ressaltar que o day trade exige muita inteligência emocional do especulador. Ele precisa agir com razão para identificar os momentos de iniciar e encerrar uma operação, e não se deixar levar por impulsos emocionais.

Como um day trader faz operações?

Dado ao seu foco diário nas operações, o day trader costuma adotar abordagens diferentes de outros tipos de investidores ou especuladores. Nesse sentido, ele pode contar com critérios específicos de avaliação para abrir e fechar suas posições.

Em vista disso, é comum que os day traders estudem as oportunidades do mercado por meio da análise técnica. Ela envolve o estudo de gráficos de preços, padrões gráficos, indicadores técnicos e outras ferramentas para identificar tendências, níveis de suporte e resistência, entre outros.

Com as janelas de oportunidades identificadas, o trader precisa de agilidade para se antecipar ao mercado. Para tanto, uma plataforma eficiente é fundamental para aumentar as chances de sucesso das operações.

Outro elemento relevante nas operações do trader, como você viu, é a inteligência emocional. Como as operações são rápidas e há volatilidade, esses fatores podem gerar estresse e ansiedade. Por esse motivo, manter a calma e seguir uma estratégia é indispensável.

Vale a pena adotar práticas para o gerenciamento de riscos. Uma delas podem ser metas de ganho diárias, para evitar continuar operando no dia e ter prejuízos. Estipular limites de prejuízo também é vantajoso para reduzir a carga emocional das decisões.

Quais são as oportunidades e os riscos do day trade?

Agora que você entendeu mais sobre o day trade, é pertinente destacar que ele é uma estratégia que pode ampliar seu potencial de ganhos no mercado. Porém, há riscos envolvidos em suas operações.

Saiba mais!

Oportunidades

A possibilidade de obter lucros rápidos é uma das principais vantagens do day trade. Se for bem-sucedido, um day trader pode realizar diversas operações lucrativas em um único pregão e consolidar ganhos expressivos.

Além disso, o day trade possibilita que o especulador utilize a volatilidade a seu favor. Caso ele identifique que um ativo pode oscilar, o trader tem a chance de se antecipar ao mercado para fazer uma compra e venda rápida.

O day trade ainda oportuniza que os especuladores operem alavancados — ou seja, sem precisar ter todos os recursos disponíveis no momento da operação, apresentando apenas uma margem de garantia.

Essa é uma abordagem com um potencial de ganhos mais elevado, mas também aumenta os riscos, já que os prejuízos podem ser maiores.

Riscos

Entretanto, há riscos envolvidos na abordagem. Ao passo que a volatilidade abre margem para ganhos, ela pode levar a perdas. As flutuações rápidas dos preços podem resultar em prejuízos substanciais em um curto período.

Ainda, vale destacar que o day trade envolve custos de transação, como taxas de corretagem e impostos, que podem reduzir os lucros líquidos das operações. Ademais, não há garantia de sucesso, visto que não existem formas de prever, com certeza, os rumos do mercado.

Ademais, o day trade demanda acompanhamento constante do mercado por parte do trader, que precisa ficar alerta para o identificar oportunidades. Mas para tanto, o uso de uma plataforma pode ser adequado.

O que é uma plataforma day trade?

Como você viu, uma plataforma de day trade pode ser uma ferramenta estratégica no cotidiano de um especulador. Mas o que é essa plataforma e o que ela faz?

As plataformas de day trade são ferramentas digitais que conectam o especulador ao ambiente de negociações da bolsa de valores. Elas foram criadas para facilitar o envio de ordens de compra e venda, acompanhar cotações, visualizar o deslocamento de preços e outras atividades.

Isso acontece porque o day trader precisa de diversas informações no mercado para conseguir tomar uma decisão rápida. Como você viu, há a análise de gráficos, a identificação de padrões e diversos outros aspectos.

Desse modo, contar com uma plataforma que dispõe dessas ferramentas costuma ser interessante para otimizar a rotina do especulador. Ela tende a ser mais dinâmica e consegue atender melhor às necessidades do trader.

Como funcionam as plataformas de day trade?

As plataformas de day trade se caracterizam por fornecer as ferramentas e recursos necessários para o especulador analisar o mercado, executar as transações e monitorar as posições em tempo real. Uma das principais funcionalidades delas são os gráficos e indicadores.

Esses instrumentos possibilitam que o trader visualize os gráficos de preços dos ativos, identifique padrões e tendências e aplique indicadores técnicos para auxiliar na análise. Outras funcionalidades podem incluir:

● livro de ofertas: exibe as ordens de compra e venda em tempo real, mostrando a liquidez do ativo e as ordens pendentes;

● dados em tempo real: informações atualizadas do mercado, incluindo preços, volumes e informações relevantes;

● análise de mercado: elas podem oferecer notícias do mercado, análises de profissionais e outros dados que ajudam na tomada de decisão do trader;

● controle de risco: existem plataformas com mecanismos de gerenciamento de riscos, como ordens de stop gain e stop loss, que minimizam as chances de decisões emocionais.

Dadas essas características, é natural que muitas plataformas de day trade sejam pagas. Assim, o especulador precisará verificar a relação entre custo e benefício para descobrir qual delas atende às suas expectativas, estando dentro do seu orçamento.

Qual a diferença entre home broker e plataforma trader?

Observando o funcionamento da plataforma trader, é comum que haja confusão entre a utilidade dela e de um home broker. Mas as ferramentas têm algumas diferenças a serem consideradas. O home broker costuma ser a porta de entrada para investidores e especuladores na bolsa de valores. Essa ferramenta é disponibilizada pelas corretoras e possibilita que sejam feitas negociações e monitoramento de performance.

Entretanto, é usual que os home brokers sejam ferramentas mais básicas, com menos funcionalidades. Dessa forma, as plataformas de trading geralmente oferecem funções mais avançadas para as operações.

Portanto, as plataformas trader são mais focadas na análise técnica e na interpretação de gráficos e indicadores para identificar tendências e oportunidades de curto prazo. Elas tendem a ser mais ágeis, o que é importante para o especulador conseguir aproveitar as oportunidades.

Além disso, essas ferramentas permitem uma maior customização. Nesse aspecto, elas possibilitam que os traders personalizem a interface, escolham os indicadores que desejam usar, ajustem as configurações e adaptem a plataforma de acordo com suas preferências pessoais.

Qual a importância de escolher uma boa plataforma trader?

O day trader é o operador que busca lucrar com pequenas variações de preços no intraday, certo? Logo, ele precisa contar com uma plataforma de alta performance que forneça rapidez e segurança, pois poderão ser abertas e encerradas diversas operações ao longo do mesmo pregão.

Nesse sentido, para o especulador, quanto mais rápido a ordem for executada, mais chances ele tem de obter o desempenho esperado. Vale destacar que em períodos de alta volatilidade no mercado, um trade de alto potencial pode se tornar um grande prejuízo em questão de segundos.

Portanto, caso o trader não tenha uma plataforma com um sistema rápido e simples para lançar ou encerrar posições, ele poderá ter a performance prejudicada.

Outro ponto fundamental está no fato de que as plataformas profissionais fornecem ao especulador diferentes formas de ler o mercado. Como visto, elas oferecem gráficos, indicadores técnicos e ferramentas de leitura de fluxo que normalmente não estão presentes no tradicional home broker.

Elas também são valiosas por conseguirem manter um registro detalhado das operações realizadas. A funcionalidade permite que os especuladores analisem seu desempenho, identifiquem padrões de comportamento e façam ajustes em suas estratégias, conforme necessário.

O que considerar antes de escolher a plataforma?

Até aqui, você já viu o que é o day trade e a plataforma trader, e a importância de contratar essa ferramenta. Confira, agora, o que priorizar na hora de escolher essa ferramenta operacional!

Velocidade no envio de ordens

A estratégia de day trade é bastante dinâmica. Desse modo, um dos primeiros pontos a serem observados em uma plataforma trader é a velocidade no envio de ordens. Esse fator é fundamental para evitar atrasos ou interrupções que possam atrapalhar suas operações.

Existem plataformas que contam com a possibilidade de lançar ordens com apenas um clique no gráfico — funcionalidade conhecida como chart trading. Essa ação traz bastante dinâmica nas suas operações, já que não será preciso preencher toda a boleta de negociação.

Quem utiliza a leitura de fluxo para tomar suas decisões pode encontrar plataformas com o chamado DOM (depth of market). Trata-se de um livro de ofertas vertical, no qual se pode realizar compras e vendas clicando no nível de preço desejado.

Estabilidade de conexão com a bolsa

Outra característica que deve ser observada em uma plataforma trader diz respeito à sua estabilidade de conexão. O motivo é simples: o envio de uma ordem não terá o sucesso esperado se a conexão for interrompida ou demorar para chegar na bolsa, concorda?

Para evitar esse tipo de ocorrência, vale optar por uma plataforma que forneça conexão direta com a bolsa ou, ao menos, próxima a ela. No mercado, a ferramenta é chamada de DMA (direct market access).

Nesse caso, a plataforma pode ter conexões das seguintes formas:

● DMA1 — a ordem é direcionada para a corretora de investimento e, depois, para a bolsa;

● DMA2 — a ordem é enviada para um provedor próximo à bolsa, e, na sequência, segue para ela;

● DMA4 — a ordem é lançada diretamente na bolsa em tempo real, como se você estivesse lá.

Segurança

Um dos requisitos que não podem faltar em uma plataforma trader é a segurança. Lembre-se de que você estará lidando com movimentações financeiras diárias, então seus recursos devem estar protegidos. Então verifique se a plataforma oferece mecanismos de proteção adequados.

Entre esses elementos estão a criptografia, proteção e sigilo dos seus dados pessoais, validação de usuário e conta e acesso por meio de senha pessoal. Todos eles servem para garantir mais segurança para você e seu dinheiro.

Ferramentas e funcionalidades variadas

Uma boa plataforma trader fornece ao especulador um arsenal de ferramentas e funcionalidades para ajudar no momento de operar. Assim, é importante que você encontre uma alternativa que contenha tudo aquilo que você precisa para ter maior eficiência na tomada de decisão.

É comum traders que fazem o uso da análise técnica optarem por plataformas que tenham diferentes tipos de gráficos e indicadores técnicos. Por exemplo, médias móveis, bandas de Bollinger, canais de Keltner, retração e projeção de Fibonacci, MACD, ADX e IFR.

Já para o trader que utiliza o tape reading no seu operacional, é esperado que a plataforma tenha ferramentas de leitura de fluxo. Entre elas, estão o book de ofertas, volume at price, times & trades e posição das corretoras.

Facilidade no uso e suporte

Uma ferramenta trader precisa ser prática e fácil de ser utilizada. Afinal, seu objetivo é facilitar o dia a dia do especulador — e não adiantará você ter uma plataforma repleta de recursos, mas que seja complexa de ser utilizada.

Portanto, vale a pena pesquisar por opções que contem com ferramentas intuitivas. É recomendável que ela permita que você customize sua tela operacional e possa alterar os parâmetros dos indicadores para outros de sua preferência.

Caso faltem determinados indicadores, é preferível que a plataforma disponha de um ambiente em que ele possa ser programado — conforme as necessidades de cada especulador. A existência de suporte ou comunidade para sanar dúvidas ou resolver problemas de funcionamento costuma ser vantajosa.

Quais as melhores plataformas de day trade?

Sabendo o que é preciso conferir em uma plataforma trader, você pode ter acesso às melhores alternativas disponíveis no mercado por meio da Genial Investimentos. Nesse caso, elas podem ser contratadas gratuitamente.

Confira quais são as plataformas disponíveis para o cliente Genial!

Gtrader O GTrader é a plataforma de trading desenvolvida pela Genial para atender a todas as exigências de um especulador. Sua estrutura foi feita por profissionais especializados em sistemas de alta performance, baixa latência e estabilidade. Ela é uma ferramenta útil para quem utiliza análise técnica e tape reading. Para tanto, ela conta com essas funcionalidades:

● Gráficos de candlesticks;

● Renko;

● DOM (livro de ofertas);

● Grade de cotações;

● Replay e simulador de mercado para testar suas estratégias.

Outra funcionalidade é o cross market, uma ferramenta que ajuda traders no mercado futuro. Ele permite enviar ordens nos contratos cheios e automaticamente executá-las nos minicontratos, facilitando as operações entre eles.

Ademais, a plataforma foi desenvolvida com o objetivo de trazer as tecnologias mais recentes no que se refere ao roteamento de ordens. Sua estrutura é instalada em DM4, proporcionando maior velocidade no envio de ordens, como se você estivesse operando diretamente na bolsa.

Profit One, Plus ou Pro O Profit é uma plataforma bastante conhecida no mercado. Desenvolvida pela Nelogica, ela oferece ferramentas para qualquer tipo de operação, desde simples até as mais complexas. Ela possui três versões, a básica (Profit One), a intermediária (Profit Plus) e a completa (Profit Pro).

A diferença entre elas é a quantidade de recursos e funcionalidades que cada uma oferece. Logo, para fazer operações simples, a versão One pode ser suficiente. A versão intermediária já atende a um público mais criterioso, contendo ferramentas como o superDOM e um livro de ofertas visual.

Por fim, a versão completa conta com funcionalidades extras, como times & trades original, filtro no book de ofertas, cross order, trailing stop, entre outras. Você também poderá ativar o módulo de simulação, no qual poderá treinar e testar seus setups sem correr riscos financeiros.

O recurso de formação gráfica do Profit oferece muitas opções para análise gráfica, com mais de 200 indicadores disponíveis. Você pode usar gráficos de candlestick famosos, como os de 5 minutos, 15 minutos, diário e semanal.

Metatrader 5 O Metatrader 5 é uma das plataformas mais utilizadas no mundo. Simples e adaptável, ela pode ser acessada de qualquer computador, notebook, tablet ou celular. Então basta você ter internet disponível para se conectar com a bolsa.

Desenvolvida desde 2005 pela empresa MetaQuotes, ela é uma plataforma que possibilita rápida negociação, visualização de gráficos, livro de ofertas, operações com um clique e muito mais. Outro diferencial é a possibilidade de automatizar suas operações com robôs trader.

Em uma loja virtual, dentro da própria plataforma, é possível adquirir estratégias, indicadores personalizados e robôs programados para operar sozinhos. Eles podem ser uma opção interessante para traders que não têm muito tempo disponível para acompanhar o mercado.

Trader Evolution A plataforma Trader Evolution se destaca por ser leve e fácil de usar. A sua interface é totalmente personalizável, atendendo tanto a iniciantes quanto mais experientes. Ela oferece recursos avançados, diversas ferramentas populares de negociação e a possibilidade de personalizar a área de trabalho.

O gráfico do Trader Evolution é prático e possui funcionalidades importantes. No menu superior, há um ícone com várias alternativas de visualização do gráfico, como linhas, barras, candles, entre outros. Também há funcionalidades como Super DOM, visual trading, renko e diversas outras.

Como escolher a melhor plataforma?

Como existem diversas plataformas no mercado e cada uma tem suas vantagens, a escolha da melhor pode ser um desafio. Entretanto, existem elementos que facilitam a sua decisão.

O primeiro deles é a usabilidade. Cada plataforma tem uma usabilidade própria, o que pode fazer com que você se adapte melhor com umas, em comparação com outras. Portanto, se for possível, faça testes e compare essas características.

Veja o que mais você deve verificar:

● recursos: verifique quais as soluções disponíveis no sistema e como é possível customizá-los para sua rotina;

● velocidade de execução: a agilidade é essencial para o day trade e operações de curto prazo. Teste a plataforma para ter certeza de que ela é rápida e eficiente na execução das operações;

● custos e taxas: analise as taxas cobradas pela plataforma;

● integração com o perfil: escolha uma plataforma que se adapte ao seu perfil e ao seu estilo de trading.

A lista das melhores plataformas de day trade no mercado em 2023 foi pensada para facilitar a sua tomada de decisão. Então analise as características de cada uma delas e veja qual é a que mais pode ajudar em sua rotina! Quer levar suas operações de day trade para o próximo nível? Conte com a melhor infraestrutura do Brasil!

*Para que você tenha gratuidade para utilizar as plataformas Profit e Trader Evolution, é necessário ter RLP ativo e operar, todos os meses, ao menos um minicontrato de índice ou dólar.

Caroline Rosa

Há 12 anos no mercado financeiro e com forte desejo de encorajar mais mulheres a construírem sua liberdade financeira, Caroline Rosa é sócia e gerente comercial na Genial Investimentos. Além disso, coordena o HUB de educação financeira, a Genial Educação, onde sua missão é democratizar o acesso ao conhecimento dentro do mercado financeiro de forma simples, acessível e objetiva.

Ver todos os artigos
Lançamento App 30

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa