Na bolsa de valores, diariamente são negociados milhares de ativos e derivativos financeiros. Logo, surgem inúmeras oportunidades de especulação. Então, para conseguir aproveitá-las, vale a pena saber como encontrar a melhor plataforma para day trade disponível.

Por meio dela você terá acesso aos gráficos, indicadores e diversas funcionalidades que podem auxiliar na leitura do mercado e embasar a tomada de decisões. Contudo, diante das diferentes alternativas disponíveis para os especuladores, nem sempre é fácil fazer essa escolha.

Portanto, se você quer saber o que deve ser analisado e priorizado no momento de escolher uma plataforma para day trade, acompanhe este conteúdo.

Vamos lá?

O que é o day trade?

Antes de apresentarmos as plataformas para day trade e o que precisa ser avaliado para contar com essa solução, é importante reforçar o conceito de day trade.

No mercado financeiro, o day trade é uma estratégia de especulação que consiste em comprar e vender um ativo ou derivativo no mesmo dia. Isso significa que o operador precisa abrir e encerrar uma posição no mercado durante o mesmo pregão.

Portanto, o day trade é considerado uma operação de curtíssimo prazo e alto risco. Nesse sentido, você precisará estar bastante preparado para identificar o melhor momento para abrir e fechar uma operação de forma lucrativa. E isso pode ser facilitado com a utilização de uma plataforma trader.

O que é uma plataforma para day trade?

Como você já deve imaginar, a plataforma para day trade é uma ferramenta digital que conecta o especulador ao ambiente de negociações da bolsa de valores. Ela foi criada para facilitar o envio de ordens de compra e venda, acompanhar cotações, visualizar o deslocamento de preços etc.

Em regra, o primeiro contato de uma pessoa com a bolsa de valores se dá por meio do home broker. Porém, essa não é uma ferramenta muito apropriada para o especulador, já que suas funcionalidades são mais básicas e voltadas para quem vai investir a longo prazo.

Por outro lado, uma plataforma trader é mais dinâmica e atende melhor às necessidades de um especulador. Isso porque ela possui uma ampla gama de ferramentas para facilitar o lançamento, modificação e cancelamento de ordens, além de mecanismos de stop, automação, entre outros recursos.

Por conta dessas vantagens, as plataformas traders costumam ser pagas. Assim, pode surgir a dúvida se efetivamente vale a pena contratá-las. E, nesse sentido, você precisará verificar a relação custo e benefício, para descobrir qual delas atende às suas expectativas e esteja dentro do seu orçamento.

Qual a importância de escolher uma boa plataforma?

O day trader é o operador que busca lucrar com pequenas variações de preços no intraday. Logo, ele precisa contar com uma ferramenta que forneça rapidez e segurança. Afinal, poderão ser abertas e encerradas diversas operações ao longo do mesmo pregão.

Nesse sentido, quanto mais rápido o trader conseguir entrar e sair de uma posição, maior poderá ser o seu desempenho. Lembre-se de que em períodos de alta volatilidade no mercado, um trade de alto potencial pode se tornar um grande prejuízo em questão de segundos.

Portanto, caso o trader não tenha uma plataforma com um sistema rápido e simples para lançar ou encerrar posições, ele poderá ter a performance prejudicada. O mesmo pode acontecer caso a plataforma não possua uma boa conexão com a bolsa ou não tenha estabilidade enquanto se opera.

Outro ponto fundamental está no fato de que as plataformas trader fornecem ao especulador diferentes formas de ler o mercado. Por exemplo, elas oferecem gráficos, indicadores técnicos e ferramentas de leitura de fluxo que normalmente não estão presentes no tradicional home broker.

O que priorizar na hora de escolher?

Até aqui você já viu o que é o day trade e a plataforma trader, assim como a importância de contratar essa ferramenta. Veja agora o que priorizar na hora de escolher essa ferramenta operacional!

Velocidade no envio de ordens

Como foi possível aprender, a estratégia day trade é bastante dinâmica. Desse modo, um dos primeiros pontos a serem observados em uma plataforma trader é a velocidade no envio de ordens. Isso é fundamental para evitar atrasos ou interrupções que possam atrapalhar suas operações.

Atualmente, existem plataformas que contam com a possibilidade de lançar ordens com apenas um clique no gráfico — funcionalidade conhecida como chart trading. A funcionalidade traz bastante dinâmica nas suas operações, já que não será preciso preencher toda a boleta de negociação.

Quem utiliza a leitura de fluxo para tomar suas decisões, pode encontrar plataformas com o chamado DOM (depth of market). Trata-se de um livro de ofertas vertical, onde se pode realizar compras e vendas clicando no nível de preço desejado.

Estabilidade de conexão com a bolsa

Outra característica que deve ser observada em uma plataforma trader diz respeito à sua estabilidade de conexão. O motivo é simples: o envio de uma ordem não terá o sucesso esperado se a conexão for interrompida ou demorar para chegar na bolsa.

Para evitar esse tipo de ocorrência, vale optar por uma plataforma que forneça conexão direta com a bolsa ou, ao menos, próxima a ela. No mercado, a ferramenta é chamada de DMA (direct market access).

Nesse caso, a plataforma pode ter conexões das seguintes formas:

  • DMA1 — a ordem é direcionada para a corretora de investimento e, depois, para a bolsa;
  • DMA2 — a ordem é enviada para um provedor próximo à bolsa, e, na sequência, segue para ela;
  • DMA4 — a ordem é lançada diretamente na bolsa em tempo real, como se você estivesse lá.

Segurança

Um dos requisitos que não podem faltar em uma plataforma trader é a segurança. Lembre-se de que você estará lidando com movimentações financeiras diárias, então seus recursos devem estar protegidos. Logo, verifique se a plataforma oferece mecanismos de proteção adequados.

Por exemplo, criptografia, proteção e sigilo dos seus dados pessoais, validação de usuário e conta, acesso por meio de senha pessoal, entre outros.

Além disso, no universo dos investimentos não é raro encontrar aqueles que oferecem facilidades, formas de ganhar dinheiro fácil, etc. Portanto, desconfie de promessas que fogem da realidade do mercado e se previna contra golpes.

Ferramentas e funcionalidades variadas

Uma boa plataforma trader fornece ao especulador um arsenal de ferramentas e funcionalidades para lhe ajudar no momento de operar. Assim, é importante que você encontre uma plataforma que contenha tudo aquilo que você precisa para ter maior assertividade na tomada de decisão.

É comum traders que fazem o uso da análise técnica optarem por plataformas que tenham diferentes tipos de gráficos e indicadores técnicos. Por exemplo, médias móveis, bandas de Bollinger, canais de Keltner, retração e projeção de Fibonacci, MACD, ADX, IFR etc.

Já para o trader que utiliza o tape reading no seu operacional, é esperado que a plataforma tenha ferramentas de leitura de fluxo. Entre elas, estão o book de ofertas, volume at price, times & trades, posição das corretoras, e assim por diante.

Facilidade no uso e suporte

Uma ferramenta trader também precisa ser prática e fácil de ser utilizada. Afinal, seu objetivo é facilitar o dia a dia do especulador, e não dificultá-lo. Logo, não adiantará você ter uma plataforma cheia de recursos, mas que seja complexa de ser utilizada.

Portanto, vale a pena pesquisar por opções que contem com ferramentas práticas e intuitivas. Também é importante que ela permita que você customize sua tela operacional, e possa alterar os parâmetros dos indicadores para outros de sua preferência.

Caso falte algum indicador é preferível que a plataforma disponha de um ambiente em que ele possa ser programado — de acordo com as necessidades de cada especulador. Também é interessante que haja um suporte ou comunidade para sanar dúvidas ou resolver problemas de funcionamento.

Quais as melhores alternativas do mercado?

Sabendo agora o que é preciso conferir em uma plataforma trader, você pode ter acesso às melhores alternativas disponíveis no mercado por meio da Genial Investimentos. E o melhor: elas podem ser contratadas gratuitamente.

Confira quais são as alternativas da nossa Casa do Trader!

Gtrader

O GTrader é a plataforma de trading desenvolvida pela Genial para atender todas as exigências de um especulador. Sua estrutura foi feita por profissionais especializados em sistemas de alta performance, baixa latência e estabilidade.

Ela é uma ferramenta útil para quem utiliza análise técnica e tape reading. Isso por contar com gráficos de candlesticks, renko, o DOM, livro de ofertas, grade cotações, além de replay e simulador de mercado para testar suas estratégias.

Ademais, a plataforma foi desenvolvida com o objetivo de trazer as tecnologias mais recentes no que se refere ao roteamento de ordens. Sua estrutura é instalada em DM4, proporcionando maior velocidade no envio de ordens, como se você estivesse operando diretamente na bolsa.

Profit One, Plus ou Pro

O Profit é uma plataforma bastante conhecida no mercado. Desenvolvida pela Nelogica, ela oferece ferramentas para qualquer tipo de operação, desde simples até as mais complexas. Ela possui três versões, a básica (Profit One), a intermediária (Profit Plus) e a completa (Profit Pro).

A diferença entre elas é a quantidade de recursos e funcionalidades que cada uma oferece. Assim, para fazer operações simples a versão one pode ser suficiente. A versão intermediária já atende a um público mais criterioso, contendo ferramentas, como o superDOM e um livro de ofertas visual.

Por fim, a versão completa conta com funcionalidades extras — como times & trades original, filtro no book de ofertas, cross order, trailing stop, entre outras. Você também poderá ativar o módulo de simulação, onde poderá treinar e testar seus setups sem correr riscos financeiros.

Metatrader 5

O Metatrader 5 é uma das plataformas mais utilizadas no mundo. Simples e adaptável, essa plataforma pode ser acessada de qualquer computador, notebook, tablet ou celular. Logo, basta você ter acesso à internet para estar conectado com a bolsa.

Desenvolvida desde 2005 pela empresa MetaQuotes, é uma plataforma que possibilita rápida negociação, visualização de gráficos, livro de ofertas, operações com um clique e muito mais. Outro diferencial é a possibilidade de automatizar suas operações com robôs trader.

Em uma loja virtual, dentro da própria plataforma, é possível adquirir estratégias, indicadores personalizados e robôs programados para operar sozinhos. Eles podem ser uma opção interessante para traders que não têm muito tempo disponível para acompanhar o mercado.

Tryd Trader e Tryd Pro

O Tryd conta com duas versões (Trader e Pro). Ambas são plataformas de negociação com alto grau de estabilidade, baixa latência e ferramentas avançadas de negociação, para que você consiga operar com rapidez e sem complicações.

Sua versão mais completa, o Tryd Pro, conta com gráficos atemporais (renko, range, tick, variação, volume e agressão). Além disso, possui análise de volume, times & trades (com agressores), cotações em tempo real, cesta de ordens (para o envio de várias ordens de uma só vez) e mais.

Contratando o Tryd Pro você garante acesso ao Tryd SIM, a sua versão de simulação e replay de mercado. Com ele você poderá enviar ordens de compra e venda em tempo real em um ambiente simulado que espelha o mercado, podendo praticar como se estivesse operando ao vivo.

Vexter

A Vexter é uma solução completa para o iniciante da bolsa de valores. É uma plataforma que oferece simulador de investimentos, cursos sobre o mercado financeiro, acompanhamento de carteiras simuladas de outros usuários, entre outras funcionalidades.

Com ela, você também terá acesso à sala de trade, que permite contatar analistas ou outros usuários e assistir live calls feitos por profissionais cadastrados. Ainda, terá a chance de conferir oportunidades de investimento, análises de day trade e outros diferenciais para você aprender a operar.

SmarttBot

A SmarttBot é uma plataforma para quem não quer investir tempo analisando a bolsa diariamente. Isso em função dela permitir que o trader opere de forma automatizada, com robôs inteligentes. Portanto, basta configurar as estratégias para que elas sejam executadas automaticamente.

Caso você não saiba configurar uma estratégia, é possível adquirir ou baixar alternativas na loja de estratégias da SmarttBot. Existem diversas opções, inclusive gratuitas. Outra vantagem é que a plataforma é totalmente online.

Conclusão

Após conhecer tantas opções, você poderá escolher a melhor plataforma para fazer day trade. Porém, não se esqueça de que essa atividade contém riscos, então confira seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros antes de iniciar as suas operações!

Quer ter acesso gratuito a diversas plataformas para day trade? Abra já sua conta na Genial Investimentos!

Comentários