O mercado financeiro já rendeu ótimas histórias para Hollywood. Muitas, inclusive, já ganharam estatuetas do Oscar. Além de entreter, a sétima arte conta histórias de negócios que ensinam e servem de inspiração para investidores.

Selecionamos cinco filmes que todo investidor ou “aspirante a” deveria assistir. Para facilitar, todas as indicações estão na Netflix. Clique nos nomes dos filmes para adicioná-los à sua lista no serviço de streaming:

Moneyball: O Homem que Mudou o Jogo

Este não é um filme sobre o mercado financeiro, mas tem importantes ensinamentos sobre gestão e como fazer boas decisões de investimentos. O longa acompanha a história de um time de beisebol que usa técnicas de estatística para escolher bons jogadores com passes desvalorizados. Dessa forma, apesar do orçamento limitado, o time consegue resultados surpreendentes.

A Grande Aposta

Após a crise de 2008, o cinema foi inundado por longas tentando explicar como nasceu e eclodiu a bolha do subprime. O que talvez melhor tenha feito isso foi esse longa que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Com um elenco estelar, ele explica de forma didática e divertida como um grupo de investidores anteviu a crise e conseguiu lucrar com ela. O longa traz celebridades como Margot Robbie, Selena Gomez e o chefe de cozinha Anthony Bourdain para explicar (de forma debochada) os termos financeiros de Wall Street.

Trocando as Bolas

Nesse clássico da Sessão da Tarde, Eddie Murphy interpreta um mendigo que troca de lugar com um executivo de investimentos. Tudo isso devido a uma aposta feita por dois ricos corretores. Eles discordam sobre o fator preponderante para o sucesso de uma pessoa. Enquanto um acredita que seja genético, o outro acha que seja social. Muita gente aprendeu o que é ações e bolsas de valores com esse filme.

Banco ou Bitcoin

Se você ainda não entendeu muito bem esse negócio de criptomoedas, saiba que você não está sozinho. Talvez um bom começo seja esse documentário, que traz especialistas do tema para explicar a história e possibilidades do Bitcoin. Mas não se engane, o filme não é um manual sobre se você deve ou não se tornar um investidor da moeda digital. Tampouco discute os grandes movimentos de alta e baixa. O roteiro está muito mais preocupado em mostrar a origem, virtudes e vícios desse mundo novo do blockchain.

O Lobo de Wall Street

Disclosure: Esse longa se passa em uma época que, aparentemente, não existia compliance e nem suitability (procedimento para identificar o perfil de risco do investidor). O longa de Martin Scorsese conta a história do corretor de ações Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio. Ele faz riqueza a base de gordas comissões da venda de penny stocks, ações que valem centavos. Os seus métodos de vendas eram absolutamente levianos e protagonizam algumas das melhores cenas do longa.

Thais é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero com MBA em Informações Econômico-Financeiras. Foi repórter de finanças e investimentos dos maiores veículos especializados do país, entre eles o jornal Valor Econômico e as revistas Exame e Capital Aberto.

Contentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *