Investir de forma indireta em ações da Disney é possível graças ao BDR DISB34. Saiba como essa alternativa funciona e como você pode expor seu capital a uma das principais empresas de entretenimento do mundo!

O que é um BDR e como funciona?

BDR é a sigla para brazilian depositary receipt, também conhecido como certificado de depósito de valores mobiliários. Ele é negociado na bolsa de valores brasileira (B3) e é lastreado em um ativo internacional.

Dessa forma, o BDR pode ter lastro em investimentos como:

  • ações de empresas estrangeiras;
  • cotas de fundos de índice (ETF) negociados em bolsas internacionais;
  • títulos de renda fixa (bonds) do exterior.

Isso permite que os investidores brasileiros se exponham a essas alternativas de forma prática e simples.

Vale saber que, quando surgiram, os BDRs eram restritos aos investidores qualificados. Ou seja, apenas quem tinha pelo menos R$ 1 milhão comprovadamente investidos ou certificação para atuar profissionalmente no mercado tinha acesso a essa alternativa.

Contudo, a partir de 2020 os certificados se tornaram acessíveis para os investidores em geral. Portanto, eles se tornaram uma forma de até mesmo o pequeno investidor diversificar a carteira no mercado internacional.

Em relação ao funcionamento, o BDR é disponibilizado na bolsa brasileira após uma instituição depositária adquirir os ativos, como ações, cotas de ETFs ou bonds no mercado internacional.

Em seguida, ela deverá manter o investimento sob custódia e emitir um certificado com lastro nele. Isso significa que investir em BDR é uma forma de se expor indiretamente aos resultados do ativo estrangeiro.

Além disso, existem dois tipos de certificados negociados no mercado nacional. Os mais comuns são os não patrocinados. Nesse caso, a iniciativa de emissão dos BDRs é da instituição depositária e não há envolvimento do emissor do investimento internacional.

Já o BDR patrocinado é disponibilizado a partir da parceria entre a depositária e a emissora do ativo no mercado externo.

O que é DISB34?

DISB34 é o código de negociação do BDR lastreado nas ações da Walt Disney Company. Ele está disponível para negociação na bolsa de valores brasileira. Ao adquirir esse certificado, você pode participar, indiretamente, dos resultados da empresa no exterior.

Afinal, ao comprar um BDR você não está incluindo o papel do negócio na sua carteira. Na prática, eles são certificados atrelados a essas ações. Ainda assim, se os ativos internacionais valorizarem, seu investimento também aproveitará esse movimento.

Qual é a história da Disney?

A Walt Disney Company foi fundada em outubro de 1923 pelos irmãos Walt Disney e Roy Disney Oliver. No início, a empresa se chamava Disney Brothers Cartoon Studios e surgiu como um estúdio de animação.

Walt e Roy começaram a criar curtas-metragens e, com o tempo, promoveram uma série de inovações no setor de animação mundial. Em 1928, por exemplo, eles produziram um filme sonoro do Mickey Mouse.

Posteriormente, o personagem se tornou um dos mais icônicos da Disney. Essa produção foi uma grande novidade para a indústria cinematográfica da época. Pouco tempo depois, em 1930, a empresa começou a produzir animações com tempo similar ao de um filme.

Entre eles, está o clássico “A Branca de Neve e os Sete Anões”. Vale ressaltar que, nessa época, as animações já produzidas eram de curta duração. Porém, a companhia obteve sucesso no investimento que realizou em maiores produções e se consolidou ainda mais no mercado.

Parques temáticos

Em 1940, a Disney passou por dificuldades com seus animadores. Mas em 1955, a organização inaugurou o Disneyland Park — o primeiro parque de diversões temático dos Estados Unidos.

A empresa também investiu na criação de outros pontos, como o Magic Kingdom. O sucesso foi tão grande que esse segmento foi bastante explorado pela marca. Atualmente, a Disney possui diversos parques temáticos e aquáticos licenciados em todo o mundo.

Obras históricas

Entre as décadas de 1980 e 1990, a Disney voltou a atuar com foco no mercado de produções audiovisuais. Nesse período, surgiram filmes que entraram para a história da cultura mundial.

Até meados de 1990, a empresa viveu um período de importante expansão e produziu alguns de seus longas-metragens de maior sucesso. Entre as principais obras produzidas pela Disney e que conquistaram o público mundial de diversas gerações, estão:

  • O Rei Leão;
  • A Bela e a Fera;
  • Pocahontas;
  • Toy Story;
  • Aladdin;
  • Hércules.

Aquisições

Ao longo da sua história, a Disney sempre se preocupou em ampliar as fontes de receita. A empresa atua com produtos licenciados, jogos e filmes. Também houve a aquisição de outras empresas, como redes de televisão e estúdios de entretenimento.

Nesse contexto, a organização é dividida entre instituições, acionistas, fundos mútuos, fundos de investimento e fundos de pensão norte-americanos. Há, ainda, diretores que são acionistas individuais.

Além das obras produzidas e das aquisições realizadas, a empresa ainda conta com o Disney+ — um serviço de streaming por assinatura.

Quando o BDR DISB34 estreou na bolsa brasileira?

Em 1940, antes mesmo da abertura de capital na bolsa de valores, as ações da empresa Walt Disney Company eram negociadas no mercado de balcão. Assim, a companhia despertou o interesse dos investidores.

Foi em 1957 que a oferta pública inicial (IPO) da Disney ocorreu. A abertura de capital aconteceu na New York Stock Exchange (NYSE), sob o ticker DIS. A partir desse momento, investidores de todo o mundo puderam investir na empresa e participar dos seus resultados.

Durante muito tempo, os brasileiros só podiam comprar ações da Disney diretamente no exterior. Logo, era necessário ter uma conta internacional e fazer a conversão do câmbio, o que envolvia mais burocracia.

Com o surgimento dos BDRs, o processo foi simplificado. Em setembro de 2015, aconteceu a estreia do DISB34 na bolsa de valores brasileira.

Qual é o lastro de DISB34?

Como o lastro de um BDR pode ser feito em diversos investimentos, é importante conhecer o ativo original antes de investir. No caso do DISB34, o certificado é lastreado em ações da empresa Walt Disney Company.

A negociação das ações no mercado internacional acontece na bolsa de Nova Iorque. A empresa norte-americana de mídia e entretenimento foi fundada na década de 1920 e é popularmente conhecida como Disney.

Ao longo dos anos, a companhia expandiu suas fontes de receita, atuando com produtos licenciados, filmes e jogos para um público variado. Entre as aquisições mais relevantes da Disney, estão os estúdios FOX, Pixar, Marvel e Lucasfilms.

O BDR DISB34 costuma distribuir dividendos?

Os dividendos são um dos tipos de proventos existentes. Eles consistem na divisão de parte do lucro líquido da empresa entre os acionistas. O pagamento é feito em dinheiro e de forma proporcional à participação de cada investidor.

O montante recebido depende do percentual que a companhia decide distribuir. No Brasil, o pagamento de dividendos é obrigatório para as empresas listadas na bolsa de valores. Contudo, essa regra muda conforme o país.

Nos Estados Unidos, por exemplo, as companhias não são obrigadas a distribuir parte dos lucros delas. Por isso, em alguns casos, o investimento pode representar uma ação que não paga esses benefícios.

Entretanto, se houver a distribuição desse provento, quem investe em BDR tem o direito de receber os valores. Isso porque o certificado de depósito de valores mobiliários prevê a distribuição de proventos se o ativo original fizer esse pagamento.

Nesse cenário, saiba que a Disney costuma distribuir parte do lucro aos acionistas por meio dos dividendos. Ou seja, se você investir no BDR DISB34, também receberá esses proventos, caso haja distribuição. Logo, o investimento pode ser uma alternativa atrativa para quem busca renda passiva.

No entanto, vale ressaltar que resultados passados não garantem rendimentos futuros. Portanto, existe a possibilidade de não haver a distribuição de dividendos.

Como funciona a distribuição de dividendos de DISB34?

Quando a Disney tem lucro, o conselho administrativo da empresa se reúne para decidir se haverá a distribuição de dividendos entre os acionistas — e qual porcentagem será dividida. Se a empresa optar pelo pagamento, tanto os sócios norte-americanos quanto os donos dos BDRs no Brasil recebem os valores.

Assim, é preciso que o investidor brasileiro tenha o BDR na sua carteira na data que garante o direito ao pagamento (data com). No dia da distribuição, o montante definido por ação é creditado em reais na sua conta na corretora de valores no Brasil.

Como o total pago é proporcional ao número de ativos disponíveis no mercado, quanto mais BDR DISB34 você tiver na carteira, maior será o montante recebido. Ademais, é preciso conhecer as regras sobre o Imposto de Renda (IR).

No Brasil, os dividendos não são tributados. Contudo, em países como os Estados Unidos, o tributo é recolhido. Dessa forma, você receberá os proventos já com os devidos descontos que ficam retidos na fonte.

Também pode haver a cobrança de uma taxa sobre o pagamento que fica retida no custodiante do BDR. Ainda, cabe ressaltar que os rendimentos obtidos pela valorização e posterior venda dos ativos estão sujeitos ao IR no Brasil.

No caso dos BDRs, a alíquota é de 15% sobre o lucro obtido em operações comuns e 20% sobre os rendimentos de day trade (quando a compra e venda dos certificados ocorre no mesmo pregão).

Cabe ao próprio investidor ou especulador preencher e emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). O tributo deve ser pago até o último dia útil do mês subsequente às operações.

Qual a cotação de DISB34?

O preço do BDR de ações da Disney (DISB34) está exposto à oferta e demanda. As condições de mercado podem influenciar tanto nas ações da empresa quanto nos certificados. Por esse motivo, a cotação pode mudar diversas vezes durante o mesmo pregão.

É em razão dessas variações constantes que os especuladores encontram oportunidades para lucrar no curto e curtíssimo prazo. Mas, independentemente dos seus objetivos na bolsa de valores, se essa informação for relevante para as suas decisões, o mais adequado é acompanhar um gráfico com as cotações do DISB34.

Qual é o histórico de valorização do BDR da Disney?

Conhecer o histórico de um ativo ajuda a entender qual é o potencial dele no mercado. Além disso, você pode usar esses dados para avaliar como ele tende a se comportar em diferentes cenários da economia — como diante de uma crise financeira.

Em relação ao BDR DISB34, o histórico de preços de outubro de 2020 a setembro de 2022 mostra uma variação negativa de 27,85%. Ou seja, não houve valorização no período, embora o ativo tenha passado por um intervalo de crescimento principalmente entre março de 2020 e março de 2021.

Essa variação é resultado da volatilidade do mercado. Tal característica representa a intensidade e frequência das oscilações de preço de um ativo em um intervalo de tempo.

Avaliar a volatilidade permite que você projete o potencial de rentabilidade do investimento e os possíveis riscos envolvidos. Um ativo mais volátil indica que as variações de preços serão mais intensas. Logo, o nível de risco é maior.

Como risco e rentabilidade estão relacionados, o potencial de retorno do investimento nesse caso pode ser mais elevado. Dessa forma, essas informações precisam ser consideradas antes de tomar a decisão de investir.

Como acompanhar o preço-alvo do BDR DISB34?

O preço alvo, também conhecido como target price, pode ser entendido como a cotação estimada de um ativo. Com base em determinadas métricas, é possível fazer projeções para descobrir o preço futuro de um investimento.

O objetivo é identificar o potencial de uma empresa listada na bolsa de valores, por exemplo. Nesse sentido, o preço alvo do BDR pode ser maior que a cotação atual, por exemplo. Se isso ocorrer, pode ser um momento interessante para comprar o ativo, visando uma possível valorização futura.

Por outro lado, se o preço-alvo é menor que a cotação corrente, pode ser um sinal para não adquirir o BDR. Para ter acesso ao target price do DISB34, você precisa ter acesso a uma casa de análise de ações.

Essas organizações contam com o trabalho de analistas profissionais. Eles ficam responsáveis por enviar relatórios de recomendações de compra, venda ou de manter neutralidade diante das condições de mercado.

As recomendações podem ser baseadas no preço-alvo estimado, além de outros fatores analisados pelos profissionais. Na Genial Investimentos, você tem acesso ao Genial Analisa e pode conferir o target price do BDR de ações da Disney (DISB34).

Quais vantagens e riscos envolvidos no investimento em BDRs?

Entre as vantagens e riscos de investir em BDRs estão:

Praticidade

Os BDRs são encontrados na bolsa brasileira e negociados da mesma forma que as ações. Dessa forma, o investidor não precisa fazer a conversão do câmbio, pagar IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e ter outros custos para enviar recursos ao exterior. Portanto, o investimento em BDR tende a ser bastante simples e prático.

Dolarização

Outra vantagem de investir em BDR é a possibilidade de dolarizar parte da sua carteira. Como o DISB34 é lastreado em ações negociadas em dólar, essa estratégia pode garantir proteção cambial para o seu portfólio.

Diversificação

O BDR DISB34 permite que você se exponha a uma das maiores e mais conhecidas empresas do mundo — a Disney. Dessa forma, é possível diversificar a carteira com uma organização fora do Brasil.

Isso significa que o seu investimento não estará exposto aos perigos do mercado interno. Consequentemente, é possível equilibrar o portfólio e melhorar a relação entre risco e retorno, de modo a mitigar as perdas e potencializar os ganhos.

Ademais, vale ressaltar que, em geral, quando a B3 cai, o dólar valoriza. Assim, as oscilações da moeda norte-americana podem ajudar a compensar parcialmente as perdas em caso de quedas no mercado de ações brasileiro.

Possibilidade de perdas

Em relação aos riscos, tenha em mente que não é possível saber, com precisão, os resultados do investimento no futuro. Como os preços na bolsa de valores são formados pela oferta e demanda, há riscos de perder dinheiro.

Isso pode acontecer se você vender o BDR por um preço médio menor que a cotação média de compra, por exemplo. Ainda, como o certificado está atrelado a uma ação estrangeira, os resultados do investimento podem depender de um cenário internacional favorável.

Baixa liquidez

Por ser uma alternativa relativamente nova para os investidores brasileiros, os BDRs podem apresentar baixa liquidez. Essa característica representa a facilidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro.

Como avaliar se o investimento em DISB34 vale a pena?

Para decidir se o investimento em DISB34 vale a pena, é preciso analisar o alinhamento do BDR ao seu perfil de investidor. Ele pode ser conservador, moderado e arrojado, em ordem crescente de tolerância aos riscos.

Também é importante verificar se essa alternativa está alinhada aos seus objetivos financeiros. Em geral, investir em ações — mesmo que indiretamente — se alinha melhor aos planos de longo prazo.

Isso acontece porque em horizontes maiores é possível mitigar os riscos das oscilações pontuais de curto prazo. Ainda, alguns investimentos precisam de mais tempo de amadurecimento para resultar em boas performances.

Logo, se o seu objetivo é construir a reserva de emergência, por exemplo, o investimento em certificados de depósito de valores mobiliários não é o mais adequado. Ademais, você pode contar com o apoio de uma carteira recomendada de ações e de BDRs para basear suas decisões.

Esse portfólio de investimentos é montado por analistas do mercado financeiro. Trata-se de um conjunto de ativos selecionados com base em critérios definidos pelos profissionais. Assim, essa carteira pode ser replicada pelos investidores.

Vale destacar que esses portfólios são acompanhados de relatórios que apresentam todos os motivos para a escolha daquele conjunto de ativos. Então você pode utilizar as informações como base para tomar suas decisões.

A quais investidores esse BDR pode ser mais adequado?

Por se tratar de uma alternativa de renda variável, lastreada em ações de uma empresa internacional, o BDR DISB34 costuma ser mais adequado para investidores com perfil moderado e arrojado.

Ele também pode ser apropriado para quem tem objetivos financeiros de longo prazo e se interessa pelo setor de entretenimento mundial.

Também vale conferir se os fundamentos da Disney estão alinhados com a sua estratégia de investimentos. Desse modo, é possível fazer escolhas mais alinhadas às suas necessidades e expectativas com o investimento.

O que considerar ao investir no BDR da Disney (DISB34)?

Para saber se vale a pena investir na Disney, você deve entender se a alternativa é adequada à sua estratégia, perfil e objetivos. Nesse momento, vale considerar as vantagens e riscos do investimento em BDRs.

Ainda, é interessante fazer uma análise fundamentalista das ações para compreender a saúde financeira da companhia. Para tanto, vale combinar indicadores diversos que ajudem a ter uma visão mais completa sobre a empresa.

Também é importante considerar que, apesar de ser negociado na B3 em reais, o BDR DISB34 acompanha a cotação da ação original nos Estados Unidos. Como elas são negociadas na bolsa norte-americana em dólar, você deve considerar os efeitos das variações cambiais.

O câmbio age tanto na valorização quanto na desvalorização da moeda norte-americana frente ao real. Logo, se o dólar se valorizar, seu investimento será beneficiado, proporcionando proteção contra as flutuações do câmbio.

Como investir na Disney (DISB34)?

Para comprar o BDR DISB34, você precisará ter conta em uma corretora de valores, como a Genial Investimentos. Essa instituição financeira ficará responsável por intermediar suas negociações na bolsa de valores.

Além do próprio BDR, você terá acesso a diversos investimentos de renda variável e renda fixa. Desse modo, é possível montar uma carteira diversificada e alinhada à sua estratégia.

Após abrir a sua conta, basta transferir recursos para ela. Em seguida, acesse o home broker — sistema que permite acessar o ambiente da B3 e negociar BDRs e outros investimentos. Depois, busque pelo código DISB34 para acessar os certificados da Disney.

Por fim, defina quantos BDRs você deseja comprar, verifique as informações e emita uma ordem de compra. Após a bolsa encontrar uma ordem de venda com preço menor ou igual à sua solicitação, ela executa a ordem e, em poucos dias, a operação é liquidada.

Para investir no BDR DISB34 ou aproveitar oportunidades de outros investimentos, é essencial ter acesso a uma corretora de valores completa e segura. Abra sua conta conosco e vem ser Genial!

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
E-book Trader

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa