Que tal investir nos melhores fundos de investimento do mercado brasileiro, aqueles dos gestores mais estrelados? Sei o que você está pensando: eles não costumam ser acessíveis para as pessoas físicas e, quando são, apenas milionários podem investir neles.

Pois saiba que existe sim uma maneira de ter acesso a esses fundos sem precisar ter milhões para investir.

São os fundos multigestores, fundos de investimento que aplicam em fundos de diferentes gestores, em geral renomados, como Luís Stuhlberger, do fundo Verde, e Armínio Fraga, da Gávea Investimentos.

Fundos multigestores são classificados como multimercados, fundos de investimento que não têm a necessidade de se ater a um único mercado ou estratégia, podendo investir em diferentes tipos de ativos – ações, renda fixa, câmbio ou mesmo outros fundos.

O que caracteriza o multigestor é justamente essa estratégia de investir em fundos de diferentes gestores, muitos dos quais acessíveis apenas a investidores qualificados ou profissionais, exigindo aportes iniciais de centenas de milhares ou mesmo de milhões de reais.

Porém, o fundo multigestor em si pode aceitar baixos aportes iniciais, de centenas a poucos milhares de reais, oferecendo a qualquer investidor uma estratégia bem diversificada.

Os tipos de fundos que compõem a carteira de um multigestor podem variar bastante, de fundos de renda fixa conservadora a fundos de ações, passando por várias espécies de multimercados, inclusive aqueles que podem investir a maior parte de seus recursos no exterior e são destinados apenas a investidores de alto poder aquisitivo.

O gestor do fundo multigestor escolhe cada fundo que vai compor a carteira com base em análises quantitativas e qualitativas, como histórico de rentabilidade, tamanho do patrimônio, nível de risco assumido, recuperação após um dia ruim, quem são os sócios, se eles possuem dinheiro próprio investido no fundo, entre outros fatores.

Vantagens do fundo multigestor

A vantagem mais óbvia de investir em um fundo multigestor é poder, com relativamente pouco dinheiro, investir em alguns dos melhores e mais elitizados fundos do mercado.

Mas há outras. A diversificação é uma delas. Seria necessário ter muitos recursos para investir de forma diversificada, minimizando o risco, em todos os fundos da carteira de um multigestor isoladamente.

No fundo multigestor é possível obter essa diversificação de risco com bem menos dinheiro e ainda colher os frutos do bom desempenho de todos os fundos da carteira.

Finalmente, há uma eficiência tributária. Ao investir em vários fundos por conta própria, você precisaria pagar imposto de renda em cada um deles. No entanto, há isenção de imposto de renda quando o gestor do fundo multigestor tira recursos de um fundo para aplicar em outro.

Ou seja, não há cobrança de IR no rebalanceamento da carteira do fundo multigestor. O cotista só será cobrado pelo ganho total obtido no fundo multigestor, de acordo com o tempo que seu dinheiro se mantiver aplicado.

Como outros fundos multimercados, fundos multigestores sofrem cobrança de IR sobre os ganhos de acordo com uma tabela regressiva, com alíquotas que variam de 22,5% a 15%. Entenda como ocorre a tributação dos fundos de investimento.

Fora esse custo, há ainda a taxa de administração, que remunera a gestão e a administração do fundo, e IOF para investimentos de menos de 30 dias.

Pode ou não haver taxa de performance quando o fundo tem desempenho acima de um determinado indicador de mercado. Conheça todos os custos dos fundos de investimento.

Além das taxas, convém ficar de olho no nível de risco do fundo e no prazo para resgate (pode ser que, ao pedir resgate, você só receba o dinheiro alguns dias depois). Para isso, leia sempre o prospecto.

Para quem é indicado

Fundos multigestores em geral são indicados para investidores com alguma tolerância a risco, classificados como moderados ou arrojados, que desejem obter uma rentabilidade superior ao CDI, taxa de juros que serve de referência para os investimentos mais conservadores.

É importante que os investidores também tenham visão de longo prazo, a fim de esperar tempo suficiente para colher bons frutos do investimento e tolerar eventuais perdas de curto prazo.

Ficou interessado nos fundos multigestores? Aqui na GENIAL temos fundos que aceitam aportes iniciais de apenas 100 reais! Converse com seu consultor ou, se ainda não for cliente, entre em contato no bate-papo ao lado!

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários