O que é necessário para uma empresa crescer e obter credibilidade no mercado? Provavelmente, você pensou na parte financeira empresarial. Afinal, a gestão de finanças é a ciência de administrar o dinheiro do seu negócio para proteger e multiplicar seu patrimônio, sendo fundamental para o pleno desenvolvimento da empresa.

Quando esse tipo de ação não ocorre com eficiência, a empresa pode acumular dívidas e acabar no vermelho, o que também traz riscos de falência, por exemplo.

Por isso, neste artigo falaremos sobre as principais estratégias para não deixar sua empresa no vermelho! Confira mais detalhes a seguir. 

Erros que sua empresa pode evitar

Gerenciar uma empresa é um grande desafio para o empreendedor, incluindo a ação de fazer com que ela não entre no vermelho. 

Por isso, existem alguns erros que sua empresa pode evitar, com o objetivo de ter uma boa gestão financeira. 

Por isso, a primeira dica é conhecer bem o seu nicho de atuação. Isso porque sua empresa não pode começar um negócio sem fazer uma pesquisa de área, de mercado, identificando seu local de atuação e as oportunidades que o público-alvo e a regionalidade, por exemplo, proporcionam ao negócio. 

Outro erro é começar fazendo muitas dúvidas, sem ter os recursos financeiros corretos – ou ao menos um controle de quais investimentos estão sendo feitos. Afinal, é preciso ter sabedoria ao direcionar o orçamento e pesquisar o que vale a pena e qual a quantidade orçamentária disponível.

Do mesmo modo, é crucial ter um planejamento claro do negócio e verificar quais são os equipamentos e materiais cruciais para o desenvolvimento da atividade, bem como a procedência e qualidade, garantindo uma entrega efetiva aos clientes.

Além disso, a falta de investimento em bons profissionais pode acarretar perdas de clientes e problemas em processos, consequentemente pode-se afetar as vendas e a gestão financeira. 

Outro erro que sua empresa não deve comentar é deixar de investir em Marketing Digital

Atualmente, o marketing digital tem sido uma importante ferramenta para atração de clientes em blogs, sites e redes sociais, sendo um elemento indispensável para o seu negócio alcançar o sucesso. 

Por meio dessa estratégia, sua empresa desenvolve uma presença no ambiente online, com ações voltadas para a melhora da experiência do cliente, além da criação de um conteúdo que seja atrativo e relevante, atendendo a necessidade do consumidor e melhorando o relacionamento.

Essa estratégia também é importante por contribuir para o aumento da visibilidade da sua marca e, por isso, não pode ficar de fora! 

Afinal, neste caso é possível reduzir os custos com campanhas publicitárias, torná-los mais eficientes e nichados, tendo um excelente retorno.

Mais adiante, falaremos também sobre como anunciar no Google Ads e nas redes sociais, mas antes, confira algumas dicas para tirar sua empresa do vermelho!

Dicas para tirar sua empresa do vermelho 

Se sua empresa estiver em crise, existem algumas dicas que vão te ajudar a sair dessa situação. Confira a seguir!

  • Busque uma empresa de contabilidade;
  • Verifique a situação do seu fluxo de caixa;
  • Veja quais são as suas dívidas;
  • Verifique a possibilidade de renegociar;
  • Corte gastos que são sejam cruciais;
  • Busque novas formas de atrair o cliente (como programas de desconto).

Uma empresa de contabilidade precisa ser acionada e ter um acompanhamento direto de sua empresa, pois é por meio dessa ação que sua empresa consegue verificar como está a saúde financeira.

Por meio da atuação de um contador, é possível identificar como estão as vendas, a folha de pagamento e dos fornecedores, assim como se existe alguma pendência com a legislação e se o retorno está sendo satisfatório. 

Esse contato com um contador ajuda também na verificação do seu fluxo de caixa.

Sua empresa precisa ter conhecimento das entradas e saídas financeiras, quais são suas dívidas ou até mesmo o que está no estoque. 

Conhecendo suas dívidas, é possível pensar em estratégias de negociação, acionando bancos, parceiros e outras ferramentas. 

A depender da quantidade de dívidas, sua empresa consegue identificar quais são as prioridades, estabelecendo também os gastos que são “desnecessários” e, por isso, podem ser cortados. 

Para se recuperar, sua empresa precisa contar com o aumento do ticket médio e isso é possível por meio de ações promocionais, que incentivem o cliente a comprar em sua loja ou negócio.

Por isso, vale a pena pensar em ações de descontos, promoções e redução de custo ao cliente de alguma forma. 

Vale a pena falarmos também sobre o anúncio no Google e em como funciona o Facebook Ads

Isso porque essas são formas de utilizar estratégias do marketing no ambiente digital, fazendo com que seu negócio seja mais visível e tenha mais clientes, assim como direciona  o cliente de forma mais qualificada para abas específicas, como páginas de compra.

Para uso de publicidades mais flexíveis, e até menos custosas, é preciso aderir as plataformas e redes em que o cliente seja encontrado.

Assim, tanto no Google como no Facebook (e demais redes sociais) é necessário criar uma conta para definir uma campanha com definição de público-alvo, orçamento disponível, duração, palavras-chaves e objetivos de sua campanha.

Esse anúncio pode ser compartilhado ou vinculado com o Instagram Ads, que também é uma rede social importante pelo aumento de sua visibilidade da marca. E o melhor é que sua empresa não precisa investir muito dinheiro para ter bons retornos na rede, o que contribui para tirar seu negócio do vermelho.

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