Conhecer os dias e horários de funcionamento das bolsas de valores é super importante para qualquer investidor – até porque eles estão sujeitos a mudanças em razão de eventos, datas comemorativas, feriados e fuso-horários.
Com o fim do horário de verão nos Estados Unidos no dia 1º de novembro, a B3 anunciou uma alteração na rotina de funcionamento dos mercados, uma vez que não teremos horário de verão no Brasil este ano. A intenção é padronizar os horários de fechamento das bolsas de valores.
Ficar por dentro das alterações no funcionamento da nossa bolsa o ajudará a planejar suas transferências e realizar suas negociações de forma mais assertiva. Continue a leitura e entenda!
O que é a B3
Resultado de uma fusão entre a BM&F Bovespa e a Cetip em 2017, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores brasileira, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo.
É por meio dela que ocorrem a criação e a administração de sistemas de negociação, liquidação, compensação, registro e depósito para as mais diversas classes de ativos: ações, derivativos, títulos de renda fixa e commodities, por exemplo.
Vale lembrar que a nossa bolsa de valores só funciona durante os dias úteis, e, dependendo de alguns eventos, feriados ou horário de verão, seus horários podem sofrer alterações.
No início de novembro, a B3 anunciou uma ampliação no horário do pregão – alteração que se fez necessária a fim de conciliar os horários de fechamento da bolsa de valores brasileira e a americana – uma vez que, este ano, o Brasil não adotou o horário de verão.
Explicando cada etapa da negociação
Ao longo do pregão, horário de funcionamento da bolsa de valores, diversas etapas ocorrem. Veja só:
Cancelamento de negociações
Antes mesmo do início das operações, acontece o cancelamento das negociações de compra e venda remanescentes do dia anterior. Esta fase acontece durante 15 minutos, entre 9h30 e 9h45.
Pré-abertura
Logo em seguida, entre 9h45 e 10h, a B3 registra ordens de compra e venda. Esse período, também conhecido como período de “leilão da bolsa de valores”, é fundamental na definição dos preços de abertura do pregão, se tornando também uma evidência das tendências do dia. Aqui, no entanto, ainda não há negociações.
Negociação
A etapa de negociação do pregão compreende o período no qual os ativos são comprados e vendidos pelos investidores e, por isso, os preços oscilam de acordo com as tendências observadas pelos investidores.
No horário padrão, a negociação acontece das 10h às 16h55. Mais abaixo, veremos os novos horários anunciados pela B3.
Call de fechamento
A exemplo do que ocorre na pré-abertura, o call de fechamento tem o objetivo de estabelecer e consolidar o preço final dos ativos daquele pregão. Aqui também ocorrem ofertas de compra e venda, no entanto, apenas de ações que têm índices da B3.
Durante as sessões de horário padrão, o call de fechamento ocorre das 16h55 às 17h00.
After Market
Esse é o último horário de negociação do pregão e funciona como uma prorrogação do mercado. Ele foi instituído para que mais investidores pudessem realizar seus negócios, uma vez que (durante o horário padrão) tem início às 17h30 e termina às 18h, dando a oportunidade a quem trabalha em horário comercial de participar das negociações finais.
Durante os 30 minutos do After Market, existem algumas restrições:
- O volume de negociação é limitado à R$ 900 mil por CPF.
- Só podem ser realizadas negociações ações à vista e que componham os índices da B3.
- Os preços não podem sofrer volatilidade superior a 2% em relação ao que foi estabelecido durante o call de fechamento.
Com o novo horário estabelecido pela B3 em novembro, o After Market deixa de valer temporariamente, pois o período de negociação do pregão passará a se encerrar mais tarde.
Novo horário de funcionamento da B3
Como vimos, o horário padrão das negociações na bolsa de valores brasileira ocorre das 10h às 17h durante os dias úteis, podendo variar de acordo com feriados e datas especiais.
Com o fim do horário de verão nos Estados Unidos no dia 1º de novembro, o período de negociação – que abrange também o Balcão Organizado, Mercado Fracionário e Bovespa Mais – se estendeu por 30 minutos, funcionando das 10h às 18h a partir do dia 3 de novembro.
A pré-abertura passou a ocorrer entre 9h45 e 10h, e o período de negociação entre 10h e 17h55, com o call de fechamento das 17h55 às 18h.
Confira abaixo como a alteração afetará os horários dos mercados:
Fonte: B3.
No mercado financeiro, é extremamente importante manter-se informado sobre os principais acontecimentos e notícias que movimentaram a economia. Toda segunda-feira mandamos um e-mail com as principais notícias da semana anterior, para você começar a semana informado. Se você deseja receber, cadastre-se agora na nossa newsletter.