A GENIAL é uma marca relativamente nova e sua atuação é totalmente on-line. Por essas razões, você pode estar se perguntando: investir meu dinheiro com a GENIAL é seguro?

Todo investidor se preocupa com a credibilidade e a segurança das instituições financeiras que lhe prestam serviço. E a dúvida é ainda maior quando a referida instituição é uma novidade.

Algumas das questões mais comuns são “posso perder tudo se a empresa quebrar?” ou ainda algo como “eles podem sumir com o meu dinheiro”?

Não é um temor injustificado, claro. Ainda mais em um país como o Brasil, que já passou por experiências financeiras traumáticas que fazem as pessoas terem medo de perder suas economias para fatores alheios a suas vontades e conhecimentos.

Então vamos esclarecer: investir com a GENIAL é seguro sim! Somos a plataforma eletrônica de investimentos da corretora Geração Futuro, instituição financeira com mais de 20 anos de mercado e experiência em atender o investidor pessoa física.

Isso quer dizer que a GENIAL é uma marca da Geração Futuro. Aqui no blog inclusive já mostramos que quem abre conta na GENIAL também passa a ser cliente Geração.

A Geração Futuro é uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Esses órgãos são responsáveis, entre outras funções, pela fiscalização de instituições financeiras como bancos e corretoras de valores.

Fundos de investimento

Além disso, ao investir por meio da GENIAL, você não está exposto ao risco da GENIAL – aliás, nem ao risco da Geração Futuro.

A GENIAL distribui fundos de diversas instituições financeiras e oferece consultoria de investimentos, atuando apenas como intermediária. Assim, o que acontece com a saúde financeira da GENIAL não afeta o recurso que você tem investido conosco.

Ao aplicar em um fundo de investimento, você fica exposto apenas ao risco dos investimentos que compõem sua carteira. Fundos de investimento têm CNPJ próprio, e suas finanças não se confundem com as das instituições que fazem a sua gestão, administração ou distribuição.

Assim, mesmo que a distribuidora, administradora ou gestora do fundo quebre, o patrimônio que você tem investido permanece intacto. Será escolhida uma nova instituição para desempenhar o papel daquela que quebrou, e o fundo continuará a funcionar normalmente.

Investimentos na Geração Futuro

O mesmo vale para a Geração Futuro. O cliente GENIAL que quiser investir em um dos produtos distribuídos pela Geração, como ações, renda fixa e Tesouro Direto, não ficará exposto ao risco da instituição, mas sim ao risco do investimento.

No Tesouro Direto, o seu risco é o do governo federal. Já no caso das ações, é o risco da empresa que emitiu as ações – se ela tiver boas perspectivas, a ação tende a subir, do contrário, tende a cair.

Inclusive, os títulos públicos e as ações são custodiados em nome do investidor, podendo ter a custódia transferida para outra instituição financeira sempre que o investidor precisar ou desejar.

No caso dos títulos de renda fixa privada, o importante é a saúde financeira da instituição emissora do papel (banco ou empresa) e se há cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o que ocorre no caso de CDBs, LCIs e LCAs, mas não com as debêntures, por exemplo. A corretora que os distribui é, novamente, apenas uma intermediária.

De todo modo, todas as instituições financeiras parceiras da GENIAL são autorizadas e fiscalizadas pelas autoridades competentes.

Em termos de segurança, portanto, investir pela GENIAL não é diferente de investir por meio do seu banco, por exemplo.

Muita gente acredita ser mais seguro investir em um fundo distribuído por um grande banco, mas na verdade a solidez do banco em nada se relaciona com a segurança do fundo, que tem CNPJ e patrimônio próprios.


A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Contentários