A Black Friday, data já consolidada no calendário comercial brasileiro, está batendo à porta, e muitos já aguardam ansiosos para fazer compras de itens a preços promocionais.

É o seu caso? Se sim, você já avaliou se as aquisições que pretende fazer são de fato necessárias?

Para ajudar você a evitar dores de cabeça futuras, preparamos esse post. Além de dar dicas para usar seu dinheiro com mais inteligência, vamos mostrar como utilizar a data para fazer o seu dinheiro render com a Black Friday Genial.

Vamos lá?

Se você já fez uma lista de produtos que pretende comprar na Black Friday e está aguardando a data chegar, saiba que não está sozinho nessa empreitada.

A expectativa para este ano é que o número de pedidos na data por meio do comércio eletrônico chegue a 10,1 milhões, segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), e o faturamento esperado com as compras deve ficar na casa de R$ 3,45 bilhões.

Se, para muitos, a Black Friday é motivo de alegria e expectativa para comprar um celular novo, um tênis ou trocar a TV da sala por uma maior, é também a causa de muitos problemas financeiros.

Muitas pessoas que compram na Black Friday acabam fazendo isso por impulso, seguindo o comportamento de grupo, ou porque são seduzidas pelas promoções das lojas, que parecem irresistíveis.

“Se todo mundo está comprando, eu também vou comprar”, “Está mais barato do que no mês passado”, “Eles parcelam em até 10 vezes no cartão”.

Essas são algumas das justificativas de quem compra desenfreadamente nas promoções de Black Friday.

O problema das compras por impulso

É preciso estar atento para não cair em uma cilada e entrar em um círculo de endividamento, em que cada vez mais cresce a dívida no cartão de crédito ou no cheque especial, comprometendo o seu orçamento.

Em vez de gastar todo o dinheiro, acabar com o limite do seu cartão e, de quebra, torrar todo o 13o salário, por que não optar por investir e juntar dinheiro para realizar seus sonhos?

Comprar à vista, quase sempre, permite obter melhores opções de preços.

Por ceder à pressão das promoções da Black Friday e se “jogar” nas compras, o número de brasileiros que compra por impulso e está inadimplente vem crescendo.

Foi o que detectou uma pesquisa inédita do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL), comprovando que 41% dos brasileiros que compram por impulso estão inadimplentes.

A pesquisa também revelou que todos os consumidores cedem a compras por impulso de pelo menos um dos 45 produtos investigados e que dois em cada dez consumidores ouvidos (21,8%) realizam compras por impulso frequentemente, sendo que os locais mais procurados para isso são as lojas de rua (34,6%), o shopping center (21,5%), o supermercado (15,2%) e as lojas virtuais (11,6%).

Onde investir

Se você quer seguir na contramão desse padrão de consumo, pare, pense e faça uma lista das coisas que você quer e precisa comprar: avalie se realmente necessita delas agora ou se dá para esperar mais um tempo.

Se você investir mensalmente o dinheiro que gastaria com as compras da Black Friday, certamente poderá adquirir os itens da sua lista e muito mais, fazendo seu dinheiro render e gastando-o com mais inteligência.

Gire a chave do consumo dentro de você e comece a poupar mais, assim, será capaz de alcançar os bens que deseja, inclusive a sua independência financeira.

Ao optar pela decisão de investir, você deve escolher um investimento que traga bons retornos.

Com a atual e sucessiva queda na taxa básica de juros, a Selic, o momento não é muito favorável aos investimentos em renda fixa (aqueles em que o investidor sabe no momento da compra do título ou na hora do resgate o quanto receberá de retorno).

Uma boa opção para o momento é a renda variável. Nessa modalidade, o investidor não sabe quanto seu investimento vai render, porque esse mercado é volátil, ou seja, muda constantemente, por motivos associados à economia local e internacional, ao setor de atuação da empresa ou dos ativos.

Mesmo assim, a rentabilidade desses investimentos vale mais a pena do que a dos de renda fixa.

Para saber tudo sobre renda variável, acesse nosso blog e confira nossos materiais educativos!

As opções de renda variável são diversas e com rentabilidade que varia de acordo com o apetite do investidor para o risco; esse tipo de investimento, no entanto, acaba trazendo mais retorno no médio e longo prazo.

Dentre as escolhas, o investidor pode recorrer ao investimento em renda variável mais conhecido: aplicar em ações da Bolsa de Valores, mas também, se quiser sair do “básico”, há interessantes possibilidades interessantes.

Uma delas é o investimento imobiliário, seja nos Fundos de Investimentos Imobiliários (FII), tipo de investimento que negocia cotas de fundos que investem em empreendimentos imobiliários.

Outras alternativas são os contratos de futuro, os ETFs (Exchange Traded Funds ou Fundo de Índice) etc.

Com a possibilidade de utilizar o home broker (sistema que permite a negociação na Bolsa de Valores por meio eletrônico) para fazer as transações e acompanhar o seu desempenho, o acesso do investidor pessoa física ao mercado de capitais ficou mais simples e ágil.

Assim, desmistifica-se a ideia de que apenas os investidores de grande porte ou aqueles com muito conhecimento do funcionamento do mercado podem comprar ações e demais títulos.

Alia-se a isso o suporte das plataformas de investimento aos investidores que desejam investir na Bolsa, e não possuem muita experiência.

Black Friday da Genial Investimentos

Se você ficou interessado em aproveitar esta data para investir e fazer seu dinheiro render, em vez de gastá-lo, a Genial Investimentos pode ajudar.

Na Black Friday da Genial Investimentos, você pode aplicar em fundos e planos de previdência com aporte mínimo reduzido para R$ 100.

Ao fazer seu cadastro na Genial, você passa a contar com benefícios, como as carteiras recomendadas e o apoio do nosso time de especialistas, que vão ajudar você a encontrar o melhor investimento para alcançar seus objetivos financeiros. Tudo isso sem custo adicional.

Não fique de fora dessa oportunidade, abra já sua conta, é grátis!

Abra sua conta na Genial Investimentos!

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *