No mercado de capitais, é possível negociar instrumentos financeiros em diferentes ambientes. Além da tradicional bolsa de valores, vale a pena conhecer o mercado de balcão, pois ele pode trazer oportunidades variadas para quem investe. 

A dinâmica tem um funcionamento diferente do que se está acostumado com a B3, então é importante conhecer as características específicas. Principalmente, é necessário compreender no que é possível investir, considerando as ordens existentes. 

Neste artigo, você descobrirá o que é mercado de balcão e saberá quais negociações pode realizar nele. Confira! 

O que é mercado de balcão? 

O mercado de balcão é um ambiente de negociação, por meio do qual investidores podem negociar investimentos financeiros. Portanto, é uma alternativa para comprar e vender ativos. Uma das principais características é que o mercado de balcão não apresenta um espaço físico.  

As operações são realizadas pelo telefone ou pela internet. Além disso, ele envolve transações que não estão disponíveis na bolsa de valores. O funcionamento depende de instituições financeiras, como as corretoras de valores, que fazem a ligação entre investidores. 

Quais são as diferenças entre os tipos de mercado de balcão? 

Para conhecer o mercado de balcão, é essencial saber que há mais de um tipo existente. Embora guardem algumas semelhanças, os mesmos funcionam de forma diferente e, por isso, têm indicações distintas. 

Primeiramente, temos o mercado de balcão organizado. Ele recebe esse nome porque tem todas as operações registradas por uma instituição exclusivamente dedicada à tarefa. Sendo assim, é possível acompanhar os volumes e os preços de compra e venda das operações realizadas. 

O mercado de balcão não organizado, por sua vez, foi o primeiro a ser criado, e se caracteriza por não realizar o registro de todas as operações.  

A transparência costuma ser menor nesse sentido, mas ainda assim há o atendimento de regras previstas. Além disso, é uma modalidade que oferece um nível um pouco maior de flexibilidade. 

Como o mercado de balcão se diferencia da bolsa de valores? 

Além de conhecer as diferenças entre os tipos de mercado de balcão, é importante saber como ele se posiciona em relação à bolsa. A bolsa de valores é um ambiente organizado, com registro de todas as informações e que costuma ter regras mais rígidas. 

O mercado de balcão organizado, por sua vez, registra as operações, mas não tem que divulgá-las continuamente. Os dados podem ser disponibilizados apenas no final do período de negociação, diferente da bolsa, que possui acompanhamento em tempo real. 

Outra diferença é que o mercado de balcão tem regras um pouco menos rígidas que a bolsa. Para fazer a oferta pública inicial (conhecida popularmente como IPO) na B3, por exemplo, a empresa precisa se comprometer com a divulgação periódica de diversas informações. No mercado de balcão as exigências são menores. 

Além disso, o mercado de balcão é considerado altamente descentralizado. É uma condição que pode aumentar o volume de participação, em especial de quem não consegue acessar o mercado de capitais do modo tradicional. 

Em alguns casos, o mercado de balcão pode servir como um ambiente intermediário. Empresas podem começar negociando ativos financeiros nesse espaço, para que possam se preparar para atender às regras mais contundentes da B3. 

Como é a regulamentação do mercado de balcão? 

Embora tenha uma estrutura diferente da bolsa de valores, o mercado de balcão está sujeito às regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O objetivo é garantir que as operações sejam executadas de forma segura para todos os envolvidos. 

O conselho de administração da bolsa de valores também atua para conferir como as operações são realizadas e para autorizá-las. Portanto, vale perceber que as negociações de balcão são seguras e seguem alguns protocolos semelhantes ao que vemos na B3, por exemplo. 

Essa atuação regulamentadora é fundamental para demonstrar que o mercado de balcão não é formado de maneira amadora. Portanto, é uma possibilidade real para muitos investidores que buscam instrumentos financeiros fora da bolsa tradicional. 

O que o investidor pode encontrar em cada mercado de balcão? 

Ao buscar o mercado de balcão, é comum encontrar ativos e produtos financeiros variados. São ações, títulos e certificados que podem ser negociados em um ambiente do tipo. 

Também há uma grande variedade de cotas de fundos de investimento que são ofertadas nesse ambiente. Por exemplo, de fundos de ações, fundos imobiliários não listados, fundos de direitos creditórios (FIDCs) e outras alternativas. 

Além disso, há os direitos e recibos de subscrição, índices referenciados em ativos do mercado de balcão e outras possibilidades. Portanto, é possível fazer escolhas com diversificação e até mesmo incluir investimentos que não são encontrados na bolsa de valores. 

Em alguns casos, pode acontecer de o mercado contar com instrumentos financeiros sem liquidez na bolsa de valores. O mercado de balcão pode ser, portanto, uma oportunidade de comprar ou de vender alternativas que não chamaram a atenção de modo convencional na bolsa. 

Quais são os tipos de operações realizadas? 

O mercado de balcão não tem variedade apenas de instrumentos financeiros. Também é possível encontrar diversas operações, na forma de tipos de ordens que são executadas por telefone ou meios eletrônicos. 

No caso das ordens administradas, as instituições financeiras são quem define as características. Portanto, são escolhas padronizadas e oferecem negociações com condições específicas. 

A ordem a mercado é executada no momento em que é recebida, enquanto a ordem limitada só é executada se o preço equiparar ou superar o que for definido pelo cliente.  

Também é possível exercer ordens de compra e venda em um modelo casado. No entanto, essas operações só podem ser efetuadas quando as duas transações apresentarem as condições adequadas. 

Por sua vez, uma ordem on-stop estabelece condições para que seja executada, de maneira personalizada e automática. Com isso, há como garantir que certas operações sejam realizadas antes, quando determinadas condições de preço são atingidas. 

Como você viu, o mercado de balcão traz oportunidades que costumam ser diferentes da bolsa de valores. O ambiente também é seguro e pode ajudá-lo a compor uma carteira de investimentos diversificada! 

Quer explorar todas as possibilidades do mercado financeiro? Abra sua conta na Genial Investimentos e conte com o que temos a oferecer!

Comentários