É sempre válido saber o que aconteceu no último mês para entender quais são os próximos passos da economia brasileira e do mundo. Quer um balanço simples do que foi o mês de agosto?
A Genial ajuda você a interpretar os principais acontecimentos que mexeram com o mercado financeiro no mês de agosto. Continua a leitura para saber o panorama da economia brasileira!
1) PIB brasileiro surpreende no 2º trimestre
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,4% no segundo trimestre em relação ao três primeiros meses deste ano, superando as expectativas do mercado.
2) ‘Contra-ataque’ da China na Guerra Comercial
O Ministério da Economia da China divulgou nas últimas semanas de agosto algumas tarifas retaliatórias em resposta aos embargos tarifários impostos nos produtos chineses pelo presidente dos EUA, Donald Trump, desde o fim do ano passado. O “contra-ataque” chinês aumentou a tensão na guerra comercial entre as nações e culminou na queda das principais bolsas de valores do mundo.
3) Argentina pede moratória da dívida
A Argentina declarou moratória, isto é, que não vai honrar os pagamentos de suas dívidas, evidenciando a crise que vive o nosso país vizinho.
4) Economia alemã patinando
A economia da Alemanha vem tendo várias notícias negativas com sinais cada vez mais claros de uma recessão. O PIB da maior economia europeia caiu 0,1 ponto percentual no segundo trimestre do ano.
5) Exportação da carne brasileira em alta
Devido à peste suína na África e na Ásia, que afeta o mercado de exportação dos principais países desses continentes, a demanda pela carne brasileira deve aumentar.
6) Queimadas na Amazônia repercutem no mundo
O aumento das queimadas na Amazônia despertou reação internacional, principalmente na Europa. Alguns países ameaçam retaliações comerciais por suposta negligência do governo brasileiro em relação à preservação da floresta amazônica.
Se quiser ter mais análises sobre a economia brasileira, continue acompanhando o nosso Blog. E, também, abra uma conta na Genial para começar a investir o seu dinheiro com propriedade!