É sempre válido saber o que aconteceu no último mês para entender quais são os próximos passos da economia brasileira e do mundo. Quer um balanço simples do que foi o mês de agosto?

A Genial ajuda você a interpretar os principais acontecimentos que mexeram com o mercado financeiro no mês de agosto. Continua a leitura para saber o panorama da economia brasileira!

1) PIB brasileiro surpreende no 2º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,4% no segundo trimestre em relação ao três primeiros meses deste ano, superando as expectativas do mercado.

2) ‘Contra-ataque’ da China na Guerra Comercial

O Ministério da Economia da China divulgou nas últimas semanas de agosto algumas tarifas retaliatórias em resposta aos embargos tarifários impostos nos produtos chineses pelo presidente dos EUA, Donald Trump, desde o fim do ano passado. O “contra-ataque” chinês aumentou a tensão na guerra comercial entre as nações e culminou na queda das principais bolsas de valores do mundo.

3) Argentina pede moratória da dívida

A Argentina declarou moratória, isto é, que não vai honrar os pagamentos de suas dívidas, evidenciando a crise que vive o nosso país vizinho.

4) Economia alemã patinando

A economia da Alemanha vem tendo várias notícias negativas com sinais cada vez mais claros de uma recessão. O PIB da maior economia europeia caiu 0,1 ponto percentual no segundo trimestre do ano.

5) Exportação da carne brasileira em alta

Devido à peste suína na África e na Ásia, que afeta o mercado de exportação dos principais países desses continentes, a demanda pela carne brasileira deve aumentar.

6) Queimadas na Amazônia repercutem no mundo

O aumento das queimadas na Amazônia despertou reação internacional, principalmente na Europa. Alguns países ameaçam retaliações comerciais por suposta negligência do governo brasileiro em relação à preservação da floresta amazônica.

Se quiser ter mais análises sobre a economia brasileira, continue acompanhando o nosso Blog. E, também, abra uma conta na Genial para começar a investir o seu dinheiro com propriedade!

abra sua conta

Publicado por Leonardo Pinto

Leonardo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, com passagens por grandes veículos da imprensa brasileira, como TV Cultura, Veja e Estadão. Especializou-se em jornalismo econômico, com aprovação pela FGV, no curso de trainee promovido pelo Grupo Estado.

Contentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *