Há duas maneiras de investir com a GENIAL: com o Gerador, nosso consultor eletrônico de investimentos que monta uma carteira diversificada de acordo com o seu objetivo; ou escolher por conta própria os fundos de investimento que distribuímos.

A vantagem de usar o Gerador é que basta informar o prazo e a quantia que você tem para investir que a ferramenta já monta a carteira de acordo com o seu perfil de risco e ainda mostra a expectativa de rentabilidade.

Mas se você quiser montar a sua própria carteira, quiser investir em um único fundo ou escolher fundos específicos, você também pode!

Distribuímos os melhores fundos de investimento de alguns dos gestores mais renomados do mercado, e você pode investir em quantos quiser.

Todas as informações sobre os nossos fundos estão disponíveis na nossa página de produtos, acessível a qualquer pessoa que tenha criado um login na GENIAL. Para saber quais produtos se encaixam melhor no seu perfil, observe os seguintes pontos:

1. Nível de risco

Os fundos podem ser conservadores (verde), moderados (amarelo), arrojados (laranja) ou agressivos (vermelho).

Quanto maior o nível de risco, maior o potencial de retorno do investimento, mas o investidor não deve se preocupar apenas com o retorno.

O risco do fundo não deve ser maior que o perfil de risco do investidor. Assim, um investidor moderado só deve aplicar em fundos moderados ou conservadores.

Além disso, o nível de risco do fundo deve ser adequado ao tipo de objetivo para o qual você está investindo.

Mesmo que você seja um investidor de perfil agressivo, um investimento de curto prazo – como uma viagem no fim do ano ou uma festa de casamento no ano que vem – não deve ser alocado em um fundo agressivo.

Se o fundo tiver perdas no meio do caminho, corre o risco de você não atingir a quantia desejada.

Você pode visualizar apenas os produtos adequados ao seu perfil de risco por meio do filtro “Perfil”, no menu superior da nossa página de produtos.

2. Rentabilidade histórica

Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura em nenhum investimento. Mas é sempre bom verificar o desempenho histórico de um produto antes de tomar sua decisão.

O passado é ao menos uma referência do que se pode esperar. E mais que isso: mostra se o resultado do fundo é consistente ou não. Um bom histórico pode indicar uma boa qualidade de gestão.

Na nossa página de produtos você consegue ver a rentabilidade de cada fundo no mês, no ano e em 12 meses. Você pode ordená-los por rentabilidade.

Ao entrar na página do fundo (clicando no ícone “i” da visualização em lista ou no “veja mais detalhes” da visualização em grade), é possível ter acesso a outros dados, como a rentabilidade desde o surgimento do fundo e a comparação com o indicador de referência da aplicação – a taxa CDI ou um índice de bolsa, conforme o caso.

3. Investimento inicial

É preciso saber se sua capacidade financeira está de acordo com as exigências de cada fundo. Os fundos de investimento geralmente exigem uma quantia mínima como aporte inicial, e às vezes até para as movimentações (novas aplicações ou resgates).

O valor do aporte inicial mínimo está disponível na nossa página de produtos. É possível filtrar os fundos por esse critério no menu superior.

A GENIAL oferece fundos de investimento com aporte inicial a partir de 10 reais. Na página de cada fundo, você também saberá os valores mínimos de movimentação.

4. Liquidez

Nem sempre o investidor consegue resgatar seu dinheiro no mesmo dia em que pede o resgate. E isso muitas vezes o pega de surpresa.

Alguns fundos têm a chamada liquidez diária, permitindo o resgate imediato; outros podem precisar de um ou mesmo de vários dias para disponibilizar o dinheiro. Há fundos que só permitem o resgate mais de um mês depois de efetuado o pedido.

Assim, antes de escolher um fundo, tenha clareza sobre quando pretende reaver seu dinheiro, se você tem necessidade de liquidez imediata ou se vai ser um investimento mais planejado.

Para saber a liquidez dos fundos que a GENIAL oferece você deve optar pela visualização em grid, na nossa página de produtos, ou filtrar segundo esse critério na coluna da esquerda. A informação também está disponível na página de cada fundo.

Entenda como funcionam as aplicações e resgates dos fundos.

5. Prospecto

A GENIAL disponibiliza todos os documentos que devem ser divulgados aos investidores na página de cada fundo. O principal deles, que traz todos os detalhes sobre o fundo em linguagem para seres humanos, é o prospecto.

Lá, o investidor encontra informações como os fatores de risco do investimento, o público-alvo, as regras de tributação e as taxas cobradas, como taxa de administração e performance.

Aprenda a decifrar todas as informações dos materiais de divulgação dos fundos de investimento.

Quer conhecer os fundos de investimento oferecidos pela GENIAL? Crie um login agora mesmo!

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Contentários