O termo OTC é uma abreviação do inglês Over The Counter, que traduzido para o português é Mercado Balcão,  uma expressão dos tempos em que os ativos eram negociados em balcões das corretoras.

O mercado de balcão é o ambiente onde se fazem as transações com títulos e valores imobiliários e títulos que não estão registrados na B3, a bolsa de valores brasileira. Entre as principais características do mercado de balcão, podemos destacar a ausência de um espaço físico de negociação, a possibilidade de negociar os ativos que não estão habilitados para negociação em bolsa, a flexibilidade em relação aos registros das transações.

E se engana quem acha que este método de negociação de ativos não tem regras e fiscalização. O órgão regulamentador das operações, registros de transações do mercado balcão são realizadas pela Sociedade Operadora de Mercado de Ativos (SOMA), atualmente denominada por Soma Six. 

Além dele, a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados (CETIP) é um órgão responsável pela transparência nas negociações. E o mercado também segue as regras da Comissão de Valores Imobiliários (CVM). 

Os principais ativos que podem ser operados neste mercado são: 

  • títulos;
  • debêntures;
  • ações;
  • cotas em fundos de investimento;
  • carteiras referenciadas em ativos;
  • valores mobiliários de empresas abertas.

Diferença entre OTC e a bolsa de valores

Ainda que a bolsa de valores e o mercado de balcão sejam atrelados à B3 no Brasil, as instituições são distintas entre si.

A bolsa é o principal ambiente de negociação de ações de grandes empresas. Nela, ocorrem os eventos de abertura de capital e oferta pública inicial das maiores companhias do mercado.

Por outro lado, o mercado de balcão absorve as negociações que não cabem na bolsa e não estão registradas em seu sistema.

De todo modo, não é qualquer um que pode atuar no OTC: como se trata de um ambiente autorregulado, somente corretoras, gestoras e bancos de investimento estão qualificados a negociar.

Sendo assim, essas instituições são responsáveis por conectar indivíduos que desejam comprar ou vender ativos fora da bolsa.

Como funciona o mercado de balcão?

Este mercado funciona de forma descentralizada e exige menos burocracias,as negociações podem ocorrer através de plataformas online ou telefone,  o que permite uma negociação mais direta entre as partes de ativos e títulos que não estão registados na B3, porém mesmo assim são assegurados pelo CVM. 

O mercado de balcão existe em 2 diferentes configurações: o organizado e o não- organizado. No mercado não-organizado, não há exigência de registros na compra ou venda. Já no organizado, é exigido o registro de compra e vendas de ativos. 

Mercado de balcão organizado 

Essa modalidade é muito utilizada como uma etapa de adaptação de empresas que pretendem operar na bolsa de valores. No mercado de balcão organizado, as transações são registradas na Soma Fix, mas sem o rigor da bolsa e há intermediação de instituições financeiras, que formalizam as negociações em câmaras de registro. 

Mercado de balcão não organizado 

Já essa outra configuração de negociação oferece títulos ou ativos que não encontram espaço para serem comercializados no mercado de balcão organizado e na própria B3. Neste, as operações não são registradas, e não há supervisão de alguma instituição reguladora.  

Somente após 1996,que a regulamentação neste tipo de ativo transação de ativo foi regulamentada, antes da criação da SOMA, havia apenas esse tipo de mercado OTC. O que desfavorecia a transparência em relação aos preços dos ativos e o volume de ativos negociados ali. 

É importante ressaltar que, caso o investidor opte por realizar alguma transação no OTC, que não há intermediários como na B3,  a negociação se desenvolve entre o interessado, a corretora e o banco de investimentos. 

No mercado de balcão, as cotas dos ETFs são negociadas assim como as ações individuais de uma empresa. Esses fundos existem para replicar a rentabilidade dos índices de bolsas estrangeiras.

Qual é a implicação do OTC em Opções Binárias?

No Brasil, as Opções Binárias ainda não são negociadas na bolsa de valores, logo, as operações que envolvem esse tipo de ativo não são regulamentadas pela CVM e pela B3, embora sejam afetadas por suas regras.

Muitas vezes, os ativos de Forex (pares de moedas), por exemplo, são negociados em feriados, fins de semana e período noturno.  Entretanto, como os mercados mundiais estão fechados nos fins de semana, essas moedas não sofrem variação cambial.

Logo, no mercado de Opções Binárias elas só podem ser negociadas no sistema OTC. Bem, agora que você já sabe como funciona o mercado de balcão, é preciso entender como funcionam as principais operações:

  • Ordem administrativa: é quando a corretora ou instituição financeira define a quantidade e as características principais dos ativos ou direitos comprados ou vendidos; 
  • Ordem de mercado: Define as características e a quantidade de ativos e direitos comercializados, todavia sua execução acontece por meio de um intermediário; 
  • Ordem limitada: é executada com um preço igual ou melhor do que aquele definido por quem é cliente; 
  • Ordem Casada: é uma ordem de venda de ativo conjugada com uma ordem de compra de outro ativo. Só ocorre quando ambas as transações podem ocorrer. 
  • Ordem: On- stop: Define o patamar de preço para que a ordem de compra e venda aconteça. 

É vantajoso operar em OTC? 

Os investidores que estiverem operando em OTC, ou no mercado de balcão, têm oportunidade de negociar seus ativos que por vezes não têm espaço na bolsa. Uma das grandes vantagens desse tipo de investimento é a sua facilidade, pois tem menos burocracias e não possui taxas. 

Então vai valer a pena para aquele investidor que quer comprar ativos de uma determinada empresa que ele vê vantagem, mas que ainda não tem ativos negociados na bolsa de valores.

Geralmente as cotas de fundos de investimentos, títulos de renda fixa e debêntures demoram anos para serem liquidados, porém, os negociados no mercado de balcão conseguem essa liquidez.

Desse modo, OTC no mercado financeiro representa uma alternativa aos investidores que buscam liquidez em ativos que, por vezes, não podem ser transacionados (ou possuem pouca liquidez) através da bolsa de valores.

Porém, assim como todo investimento, eles também possuem algumas desvantagens. Apesar da facilidade burocrática, muitos encaram que isso significa menos transparência no processo. 

De acordo com o seu perfil investidor, você é um investidor que gostaria de operar com OTC?

Vexter

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
E-book Trader

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa