Um dos conceitos de finanças que todo investidor deveria conhecer é o de risco-retorno – quanto mais arriscado um investimento, maior deve ser o retorno, para compensar. Se você já entende isso, ótimo. Mas o que exatamente você entende por risco?

O significado de retorno é simples: é a rentabilidade, a remuneração, quanto você ganha por investir em determinado ativo. Mas a definição de risco pode ser confusa.

Em geral, os investidores se dizem avessos a riscos. Fogem dele. Mas por que eles dizem isso? Porque associam o conceito a algo negativo, algo ruim. Na verdade, confundem risco com perda.

Não é sem razão. No dia a dia, essa palavra é frequentemente usado como sinônimo de perigo ou de consequências catastróficas.

Mas em finanças, o conceito não está associado necessariamente à perda ou a péssimas consequências. Risco está associado à incerteza.

Definição

Em finanças, o risco pode ser visto como uma medida de incerteza. Quanto mais previsível o retorno de um investimento, menor a incerteza e, consequentemente, menor o risco.

Quando fazemos um investimento, temos uma expectativa de rentabilidade, que pode ou não ser atingida por conta de uma ampla gama de fatores. O risco é a probabilidade de o retorno do investimento ser diferente do esperado.

Digamos que você compre um título emitido por um banco grande e sólido, que dificilmente daria um calote em seus credores. Nesse caso, a probabilidade de você não receber o retorno prometido no vencimento é baixa, então o risco do título é baixo.

Agora suponha que você estime que uma ação valorize 10% dentro dos próximos seis meses. Mas você repara que, historicamente, o preço dessa ação flutua um bocado, estando a empresa exposta a uma série de fatores que pode afetar bastante o seu resultado.

Nesse caso, é alta a probabilidade de a ação não valorizar exatamente 10%. Se os fatores que influenciam o desempenho da empresa forem favoráveis, essa ação pode valorizar bem mais, mas se forem desfavoráveis, seu preço pode cair.

Ou seja, essa ação é arriscada, uma vez que é elevada a incerteza em torno do resultado desse investimento. Pelo menos se comparado ao investimento anterior.

Repare que o investimento mais arriscado pode ter tanto um retorno menor quanto um retorno maior que o esperado. E não necessariamente esse retorno será negativo.

Dizer que um investimento é arriscado não significa dizer que ele tem alta probabilidade de gerar perdas, mas sim que ele tem alta probabilidade de ter um retorno diferente do esperado, seja positivo ou negativo. O resultado do investimento é incerto.

Assim, se você investir 100 reais em um produto que vai te retornar apenas 90 reais ao final de um ano, gerando uma perda certa de 10 reais, estará fazendo um investimento sem risco.

Afinal, não há qualquer incerteza em relação ao resultado. A probabilidade de o resultado ser diferente do esperado é nula.

Algumas observações sobre o risco

Riscos são relativos. Um investimento pode ser mais ou menos arriscado em relação a outro. Mas não existem, na realidade, investimentos totalmente isentos de risco. Ele sempre existe, por menor que seja.

Também existem tipos de riscos diferentes. Um título público é pouco arriscado do ponto de vista da probabilidade de calote, mas pode ter um risco considerável do ponto de vista da volatilidade dos preços.

Para quem carrega o título até o vencimento, o risco de calote é mais relevante. Esse investidor sabe que muito provavelmente receberá o rendimento prometido, uma vez que a probabilidade de calote é pequena. Baixa incerteza.

Mas para quem vende o título antes do vencimento, o risco de mercado é mais relevante. A variação dos preços pode ser grande, dependendo da natureza e do prazo do título. Assim, é bem mais incerto o resultado dessa venda: pode haver ganhos ou perdas.

Conheça os diferentes tipos de risco que devemos considerar ao investir.

Ao escolher um investimento, sempre analise risco e retorno conjuntamente. Se olhar apenas para o retorno, pode acabar fazendo investimentos mais arriscados do que gostaria. Além disso, os riscos têm de estar de acordo com seu prazo e objetivos.

Precisa de ajuda para investir? Nós, na Genial Investimentos, ajudamos você! Abra sua conta gratuita e entre em contato.

abra sua conta

Publicado por Genial

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Contentários