Dentre tantas novidades que o mundo cripto nos trouxe, o termo airdrop, que pode acontecer com criptos e nfts, se tornou bastante comum e importante para o setor.

Mas, o que é um airdrop? Basicamente, um airdrop é um método de marketing empregado por startups no espaço de criptomoedas. É uma oferta promocional para os jogadores para mantê-los engajados. 

Os airdrops cripto fazem isso distribuindo criptomoedas gratuitas ou tokens relacionados ao serviço. Em troca, eles costumam pedir aos participantes que promovam seu serviço em várias plataformas de mídias sociais.

A maioria dos investidores em criptomoedas já viu um airdrop de uma ou outra plataforma no passado. 

O que é airdrop de cripto e tokens? 

Um airdrop criptográfico é uma transferência de criptomoeda gratuita de um projeto de criptomoeda para as carteiras dos usuários.

Existem várias situações em que alguém pode decidir iniciar um airdrop, mas o efeito é sempre o mesmo – o investidor de criptomoeda recebe uma certa quantidade de moedas ou tokens de criptomoeda, geralmente de graça ou para executar uma tarefa simples.

Os airdrops de criptomoedas podem ser uma recompensa por se inscrever em um boletim informativo, seguir as páginas de mídia social do projeto ou outra maneira de chamar a atenção para a marca e atrair mais pessoas para a plataforma.

As plataformas também podem decidir lançar tokens de governança no ar, que além de seu valor monetário, também concedem aos titulares direitos de voto e permitem que eles influenciem decisões significativas sobre o projeto.

O que é um Airdrop NFT?

Semelhante a outros tipos de airdrops criptográficos, um airdrop NFT credita os detentores de NFT com tokens adicionais. 

Isso é feito para construir uma comunidade mais forte em torno de certos NFTs, criar buzz e recompensar os detentores de NFTs.

Como funcionam os airdrops de criptomoedas?

Os airdrops de criptos podem ser executados de várias maneiras, mas aqui estão os cenários mais comuns que você precisa conhecer:

Bounty airdrop 

Quando os destinatários se envolvem em algum tipo de atividade promocional – como compartilhar uma postagem de mídia social ou se inscrever em um boletim informativo – para receber o ativo digital.

Airdrop do titular 

Quando os projetos de criptomoeda tiram um instantâneo das carteiras de criptomoedas de seus membros da comunidade em um determinado dia e hora e permitem que eles reivindiquem um airdrop com base em sua propriedade.

Airdrop padrão

Quando projetos de criptografia distribuem ativos digitais para todas as carteiras associadas em sua comunidade.

Exemplos de airdrops

Os projetos de criptografia distribuem recompensas generosas por meio de airdrops porque são os maiores beneficiários de tais eventos. Listamos aqui alguns dos airdrops mais famosos:

  • Auroracoin (AUR)
  • Stellar (XLM)
  • Uniswap (UNI)
  • Ampleforth (AMPL)
  • Ontology (ONT)

Você já conhecia sobre os airdrops de cripto? Conseguiu participar de algum? Conte para nós nos comentários!

Vexter

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
E-book Trader

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa