O mercado de criptos é considerado um enorme oceano. E neste ecossistema habitam baleias, apelido dado aos investidores que possuem mais criptoativos e aqueles que detém menos são denominadas sardinhas. Assim como na cadeia alimentar, a ação das baleias no processo de compra e venda impacta diretamente o valor dos ativos que estão sendo negociados. 

Mas o que elas fazem que pode mudar tanto o preço das criptomoedas e afetar esse mercado? Neste artigo, você entenderá o que são as baleias de criptomoedas, como elas influenciam as transações e suas estratégias de operação!

Boa pescaria!

O que é baleia de bitcoin e outras criptomoedas?

As Baleias de criptomoedas é o termo usado para identificar os investidores que possuem um número muito alto de moedas digitais. Essa analogia é muito utilizada para exemplificar a força deste tipo de investidores diante das forças das correntezas do mercado de ativos digitais. 

No mercado de criptoativos, a participação desses investidores “baleias” tem um papel semelhante, pois causam afetam a valorização das criptos e, consequentemente, nas decisões de compra e vendas das “sardinhas”.

Para determinar quando um investidor se torna “baleia”, não há um consenso ou número definido, e constantemente esse tema é debatido em fóruns de mercado de criptomoedas.  Porém, comumente se considera entre 1 mil e 10 mil Bitcoin (BTC), e  outras criptos também, como por exemplo a Ether (ETH).

As baleias de criptomoedas costumam ser fundadores de empresas, bancos, fundos de investimento… É quase impossível apontar, com precisão, quantos donos de grandes quantidades de criptos existem no momento, já que muitos preferem manter o anonimato.

Contudo, entre os nomes mundialmente conhecidos, estão:

Satoshi Nakamoto

É claro que a pessoa ou grupo de pessoas que criou o Bitcoin não poderia ficar fora desta lista. Estima-se que a carteira de Nakamoto conte com quase 1 milhão de BTC, sendo a baleia bitcoin mais conhecida.

Cameron Winklevoss e Tyler Winklevoss

Os gêmeos ex-remadores olímpicos são detentores de mais de 100 mil unidades de BTC, quantia que os posiciona entre as três maiores baleias deste oceano. 

Barry Silbert

Visto como o “rei das criptomoedas”, Barry Silbert é o CEO e fundador do Digital Currency Group, empresa que constrói e apoia negócios relacionados ao Bitcoin e a redes blockchain.

Como baleia do bitcoin afeta o mercado cripto?

Por serem detentoras de um grande número de criptoativos, possuem um grande poder de compra e venda. Influenciando diretamente o valores destes ativos que se baseiam em oferta e demanda

As baleias conseguem manipular as movimentações do Bitcoin de modo que se beneficiam com esse tipo de transação. A principal característica deste seleto grupo é saber respeitar os ciclos, especialmente de médio e longo prazo, para adquirirem novas unidades de moedas digitais, pois aguardam a baixa dos preços para fazerem suas compras. E para se manterem neste status de baleias, usam estratégias de negociação de seus ativos no mercado. 

Dentre elas, as 3 principais são:

  • Colocar diversas ordens em livros de ofertas

Essa tática passa a impressão de aumento de fluxo para aquela moeda digital. Quando o preço chega ao que eles querem, cancelam as ordens;

  • Vender criptomoedas por valores bem abaixo 

Essa ação de venda abaixo do valor negociado gera baixa na taxa de mercado, essa técnica chamada de ciclo de enxugamento e repetição;

  • Colocar uma ordem enorme de compra em uma exchange

Ao mesmo tempo em é colocado uma grande ordem de compra em uma exchange, essas baleias absorvem para si as ordens de vendas existentes. Com isso, impede que o preço da cripto em questão suba, tática que é chamada de parede ou barreira de compra e venda.

Mas porque entender sobre as estratégias de baleia do bitcoin é importante para as sardinhas?

Bem, você enquanto sardinha quer fazer parte da cadeia alimentar e ser mais uma presa para essas baleias? Acredito que a resposta seja: não. Por isso,  entender sobre as baleias é importante para nadar no oceano das criptomoedas. 

Ou seja, é importante para entender a volatilidade desse mercado e acompanhar um dos pontos que impactam na definição dos preços das moedas digitais para começar com criptomoedas de forma mais segura.

Dessa forma, é mais fácil identificar o momento mais propício para fazer suas negociações e, com isso, montar uma boa carteira, tendo como base o seu objetivo.

Para identificar baleias, a primeira coisa a se fazer é monitorar endereços de carteira com grandes quantias, além de carteiras de corretoras, para se manter alerta a quaisquer mudanças significativas nos criptoativos

Embora “observar baleias” se tornou difícil por conta do aumento de agentes de OTC, que lidam com um volume significativo de negociações em cripto, observá-las não é uma má ideia se você tem quantias significativas investidas em criptoativos conforme esses investidores têm o potencial de afetar o valor de seu portfólio.

Uma outra forma de encontrar baleias é monitorando livros de oferta. Se, de repente, você observar ofertas de compra maiores do que o normal, pode ter uma baleia por aí. O mesmo, é claro, serve para ofertas de venda maiores do que o normal.

Porém, quando se fala das conhecidas “buy and sell walls”,barreiras de compra e venda, é importante destacar que também podem ser uma forma de manipulação de mercado se os investidores cancelarem as ordens logo após terem dado ao mercado a impressão de que havia um grande comprador ou vendedor em cena.

Você também pode detectar baleias se houver uma mudança na capitalização de mercado em um criptoativo específico que não está ligado a qualquer grande anúncio de um projeto ou notícias sobre movimentação de mercado.

O mesmo vale para um aumento aparentemente inexplicável na volatilidade ou picos de preço de um criptoativo específico. Isso poderia significar que uma baleia entrou para esse mercado.

Agora que você já entende o conceito de baleia bitcoins e conhece as principais baleias do mercado e suas estratégias no mercado: Comenta se você acha que vale a pena investir em criptomoedas?

Vexter

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
E-book Trader

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!

Planilha Comparativa de Renda Fixa