Quem investe no mercado financeiro costuma ter perfis e objetivos variados. Nesse sentido, um investimento de curto, médio ou longo prazo pode ser mais ou menos adequado para a carteira de cada investidor. 

Portanto, antes de escolher as alternativas nas quais você investirá parte do seu patrimônio, é importante analisar as características dos investimentos e as suas necessidades. Com isso, as chances de ter sucesso no mercado financeiro serão maiores. 

Genial Investimentos - Abra sua conta

Entenda o investimento de curto prazo 

O prazo de um investimento está relacionado ao período até o resgate do dinheiro. Nesse sentido, é possível classificar o investimento de curto prazo como uma alternativa com duração de até um ano.  

Assim, os ativos podem atender a determinados objetivos financeiros, que costumam ser mais simples, como: 

  • fazer uma viagem nas férias do final do ano; 
  • comprar um item para o seu lar; 
  • dar uma festa de aniversário para o seu filho; 
  • encerrar uma dívida. 

Além disso, os investimentos pensados para prazos curtos podem ser usados para situações nas quais os resgates não são previstos, como quando você investe a sua reserva de emergência.  

O horizonte de tempo menor exige que as alternativas de curto prazo tenham características específicas para evitar prejuízos. Um desses quesitos é a segurança, pois prazos menores dificultam a mitigação dos riscos.  

Por essa razão, pode não ser adequado investir em alternativas com alta volatilidade. Ademais, é preciso considerar a liquidez, que deve ser alta. 

Dessa forma, é mais fácil e rápido converter o investimento em dinheiro. Se você não sabe quando fará o resgate dos recursos, o ideal é optar pela liquidez diária. Caso exista uma data certa para utilizar o montante, vale buscar uma alternativa que tenha vencimento próximo ao dia. 

Vale destacar que, ao escolher um investimento de renda fixa, o rendimento é previsível. Mas se for necessário resgatar os recursos antes do previsto, há possibilidade de perder dinheiro com a marcação a mercado. 

Vantagens e desvantagens 

Em relação às vantagens, o investimento de curto prazo permite que você receba uma rentabilidade sobre o montante investido. Isso evita que o dinheiro fique parado na conta, por exemplo, perdendo poder de compra para a inflação. 

A estratégia pode ser bastante útil em situações nas quais o investidor não pode ficar com o dinheiro investido por períodos maiores, mas, ao mesmo tempo, deseja ter um retorno acima da poupança, por exemplo. 

Já as desvantagens estão ligadas principalmente ao tripé dos investimentos. O conceito relaciona segurança, liquidez e rentabilidade. Esses três aspectos estão presentes em todas as alternativas do mercado financeiro. 

Nesse sentido, um investimento de curto prazo com segurança e alta liquidez não costuma oferecer rentabilidade elevada. Por isso, quando um investidor investe apenas com foco em períodos menores, ele pode perder parte do retorno que poderia ser obtido no longo prazo. 

Genial Investimentos - Abra sua conta

Exemplos disponíveis no mercado 

Como os investimentos de curto prazo demandam maior segurança, as alternativas de renda fixa costumam ser mais indicadas. Entre as possibilidades, estão: 

  • Tesouro Selic; 
  • Certificados de depósito bancário (CDBs) com liquidez diária; 
  • Fundos de renda fixa referenciados DI; 
  • Títulos de renda fixa com vencimento alinhados ao prazo desejado para o objetivo.  

Saiba mais sobre o investimento de médio prazo 

O próximo investimento é o de prazo intermediário, que costuma ser mantido pelo período entre um e cinco anos. Portanto, essa alternativa costuma ser adequada para planos que exigem quantias um pouco maiores para serem realizados, como: 

  • fazer uma festa de casamento; 
  • dar entrada em um imóvel; 
  • trocar de carro à vista; 
  • pagar uma qualificação profissional. 

Em geral, para escolher um investimento de médio prazo, é preciso renunciar a certa liquidez. Então é importante já ter uma reserva de emergência. Assim, pode ser viável investir em alternativas com maiores riscos, se essa decisão estiver alinhada ao seu perfil. 

Vantagens e desvantagens 

Entre as vantagens dos investimentos de médio prazo está a possibilidade de obter retornos maiores em comparação aos prazos menores. Ainda, eles podem ser úteis para realizar objetivos mais complexos. 

Já a principal desvantagem é a possível dificuldade em acessar os recursos, ou o maior risco de perder dinheiro ao levantá-los antes do prazo previsto, se for o caso. Por isso, é fundamental compreender as suas necessidades e estratégias antes de alocar parte do seu capital nessas alternativas. 

Exemplos disponíveis no mercado 

Existem diversos investimentos de médio prazo que podem ser utilizados para compor a sua carteira. Entre as alternativas que você encontra no mercado financeiro, estão: 

  • títulos públicos com vencimentos intermediários; 
  • letras de crédito imobiliário (LCIs) e do agronegócio (LCAs); 
  • fundos de investimento de ações ou multimercados; 
  • CDBs; 
  • debêntures

Informe-se sobre o investimento de longo prazo 

Por fim, os investimentos de longo prazo são aqueles que duram cinco anos ou mais. Eles podem ser úteis para realizar diferentes objetivos que demandam um período maior de maturação. Por exemplo: 

  • comprar um imóvel; 
  • conquistar a independência financeira; 
  • pagar a faculdade dos filhos; 
  • alcançar a aposentadoria sem depender apenas da Previdência Social. 

O foco do longo prazo está em construir um patrimônio sólido para alcançar objetivos financeiros mais distantes. Desse modo, os investimentos buscam maximizar os retornos com o tempo, tendo em vista diversos elementos. 

Vale destacar que prazo e liquidez são conceitos diferentes. Como você aprendeu, a liquidez é a facilidade em converter os investimentos em dinheiro. No mercado financeiro, você pode encontrar alternativas de curto prazo que não permitem resgate antecipado. 

Também há investimentos de longo prazo com liquidez diária. Portanto, a análise desses fatores deve ser feita de forma independente, certo? 

Vantagens e desvantagens 

A primeira vantagem dos investimentos de longo prazo são os resultados que podem ser obtidos porque o dinheiro passa mais tempo investido. Esse fator está relacionado aos impactos dos juros compostos ou da economia real. 

Quanto mais tempo o dinheiro fica investido, maior tende a ser o ganho. Como resultado, você tem a chance de acumular mais patrimônio. Outro benefício se relaciona com a volatilidade. Em prazos maiores, os impactos pontuais das oscilações do mercado são menores. 

Mas isso não significa que os investimentos de longo prazo são necessariamente mais seguros. Na prática, os riscos atrelados à volatilidade tendem a ser diluídos. Para entender melhor, imagine que determinada ação passou por uma queda significativa em um mês. 

Se você investiu no ativo pensando em um horizonte longo, esse resultado negativo provavelmente terá pouco impacto em relação ao retorno acumulado. Como desvantagem, os investimentos de longo prazo precisam de mais tempo de maturação e são mais sensíveis às mudanças econômicas, como a Selic (taxa básica de juros no Brasil). 

Exemplos disponíveis no mercado 

Para o longo prazo, é possível encontrar alternativas tanto na renda fixa quanto na variável. Algumas possibilidades que podem se encaixar na sua estratégia são: 

  • Tesouro IPCA+; 
  • Ações
  • Fundos de investimento imobiliário (FIIs); 
  • Previdência Privada. 

Saiba identificar o seu perfil de investidor e escolher os investimentos 

Além de conhecer as características de cada investimento, é preciso saber qual é o seu perfil de investidor. Essa definição ajuda a entender quais alternativas do mercado financeiro são mais adequadas para a sua tolerância ao risco. 

O perfil de investidor é uma classificação que varia conforme a abertura ao risco e a forma como a pessoa reage diante das oscilações do mercado. Além disso, existem outras características que influenciam essa definição. 

Entre elas, estão a sua experiência com investimentos, sua realidade financeira e seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Por esse motivo, é preciso ter em mente que o perfil de investidor não é uma definição imutável. 

Conforme o seu nível de educação financeira e o seu estilo de vida mudam, a sua tolerância ao risco pode mudar. Aproveite para conhecer os tipos de perfis e entenda como escolher investimentos de curto, médio e longo prazo com base nessa característica! 

Principais tipos de perfis de investidores 

Saber escolher investimentos com base no seu perfil é uma estratégia fundamental para alcançar seus objetivos financeiros com sucesso e gerenciar os riscos de forma adequada. Conheça os principais tipos! 

Conservador 

O investidor conservador prioriza a previsibilidade e não costuma lidar bem com a possibilidade de perdas. Logo, ele tem pouca abertura ao risco e prefere proteger seu patrimônio das variações do mercado. 

Então ele está disposto a aceitar retornos menores em troca de mais segurança. Esse tipo de investidor também pode ter menos experiência no mercado financeiro. Portanto, ele está se habituando à dinâmica e funcionamento dos investimentos. 

Dessa forma, é comum que o investidor de perfil conservador priorize a renda fixa — mesmo quando o foco está no longo prazo, por exemplo. 

Moderado 

Outro tipo de perfil de investidor é o moderado. Ele é capaz de assumir mais riscos que o conservador, mas ainda prioriza manter uma parcela relevante do patrimônio alocada em investimentos com maior segurança. 

Esse investidor busca o equilíbrio entre o risco e o potencial de retorno. Em geral, ele tem mais experiência no mercado financeiro e compreende o funcionamento dos investimentos. Assim, ele pode identificar a proporção ideal para cada horizonte de tempo. 

Arrojado 

O investidor arrojado é aquele que prioriza o potencial de ganhos no momento de investir. Por esse motivo, ele está disposto a abdicar de boa parte da segurança e costuma fazer movimentações mais arriscadas para ter a chance de ampliar seu patrimônio. 

Contudo, vale ressaltar que o investidor arrojado não assume riscos excessivos ou irracionais. Na prática, todas as movimentações — sejam elas de curto, médio ou longo prazo — são planejadas. Ele também sabe quanto pretende ganhar e quanto pode perder com os investimentos. 

Na prática, o investidor arrojado costuma ter mais conhecimento e experiência no mercado financeiro. Como resultado, é comum que ele consiga fazer análises aprofundadas e tomar decisões mais conscientes. 

Como escolher investimentos com base no seu perfil 

Para saber em qual classificação você se encaixa, é preciso fazer o teste de suitability —conhecido como API (análise de perfil do investidor) — oferecido pelas corretoras de valores. O questionário envolve perguntas sobre seus interesses e conhecimentos sobre finanças e dos investimentos. 

A partir das suas respostas, a instituição financeira informa em qual classificação você se encaixa e disponibiliza alternativas conforme as suas características. Por isso, é importante responder ao teste com bastante sinceridade e atenção. 

Após descobrir o seu perfil, é possível determinar a melhor estratégia de investimento para montar seu portfólio. Veja o que você deve fazer! 

Alinhar seu perfil aos seus objetivos 

Ao definir seus objetivos financeiros, estabeleça em quanto tempo você deseja realizá-los. Como o mercado financeiro é bastante dinâmico, existem diferentes alternativas que podem ser adequadas para o mesmo plano. 

Logo, também é preciso considerar o seu perfil de investidor no momento de fazer as escolhas. O conhecimento ajuda a garantir que o nível de risco da sua carteira está alinhado ao que você está disposto a assumir.  

Conhecer as alternativas do mercado financeiro 

Investir requer estudo, então vale conhecer mais sobre as alternativas do mercado financeiro. Para tanto, pesquise as oportunidades e os riscos envolvidos em cada uma delas. Características como funcionamento, rentabilidade e prazo são essenciais para realizar os aportes e resgates, visando evitar imprevistos. 

Outro fator relevante é entender como os investimentos se expõem à volatilidade. Para conseguir montar uma carteira equilibrada diante das movimentações do mercado, a principal estratégia é diversificar. Isso ajuda a equilibrar os riscos e a potencializar o retorno. 

Fazer revisões periódicas 

Como o seu perfil de investidor pode mudar, faça revisões periódicas da sua carteira para realizar os ajustes necessários. Se você ganhou experiência e conhecimento e se tornou um investidor moderado, por exemplo, é possível querer reduzir a exposição à renda fixa e aumentar a proporção de renda variável. 

Ademais, os investimentos costumam deixar de apresentar os resultados esperados por diversos motivos. Entre eles, estão crises e mudanças no cenário econômico e político. Nesses casos, eles podem perder a eficiência, deixando seu futuro financeiro em risco. 

Logo, reajustar os investimentos é necessário para manter a sua carteira alinhada ao seu perfil da melhor forma possível. 

Agora você sabe que o seu perfil de investidor ajuda a direcionar a escolha do investimento de curto, médio e longo prazo. Portanto, não deixe de considerar as suas preferências e necessidades no momento de investir para ter sucesso no mercado financeiro. 

Genial Investimentos - Abra sua conta
Taxa de Juros

Genial Investimentos

Somos uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro e ampliar a educação financeira no Brasil.

Ver todos os artigos
Cartão de Crédito Black

Navegação rápida

O link do artigo foi copiado!