O trader ou especulador profissional é um participante fundamental para o funcionamento do mercado financeiro. Sem a sua atuação, o investidor dificilmente encontraria liquidez para comprar e vender diferentes ativos e derivativos ou para fazer hedge, protegendo o seu portfólio.
Afinal, ele costuma ser a contraparte de muitas das operações no mercado, assumindo o risco da volatilidade em busca da possibilidade de ganhos rápidos. Para reconhecer a importância dessa profissão, foi instituído o Dia do Trader — oficialmente, Dia Municipal do Profissional de Trade e Operadores de Criptomoedas.
Continue com a leitura deste artigo preparado por nós, da Genial Investimentos, que esclarece a origem do Dia do Trader, além de 5 estratégias para otimizar sua operação.
O que é o Dia do Trader?
O Dia do Trader é uma data comemorativa criada pela Lei Municipal nº 17.849/2022, sancionada na cidade de São Paulo. Essa lei estabelece o dia 23 de agosto para celebrar a atuação dos traders profissionais e operadores de criptomoedas.
A iniciativa partiu do vereador Alessandro Guedes, um entusiasta do mercado cripto. A sua ideia era encontrar uma maneira de fortalecer a atividade de trader, que ganhava popularidade no período.
Naquele ano, a B3 (a bolsa de valores brasileira) apresentava um crescimento de mais de 43% no número de pessoas físicas do mercado. Havia cerca de 3,8 milhões de contas abertas e um volume médio diário negociado de R$ 14 bilhões.
Parte desse movimento estava relacionado às baixas taxas de juros na ocasião. Em decorrência dos efeitos da pandemia de covid-19 e uma retração no mercado de trabalho, muitos buscavam oportunidades de ganhos na especulação do mercado.
O que é comemorado no Dia do Trader?
Como visto, essa data especial é um reconhecimento à dedicação e ao trabalho dos traders que, com sua expertise, operam diariamente no mercado financeiro. Eles lidam com a volatilidade de uma variedade de ativos e derivativos financeiros, como:
- Ações;
- Opções;
- FIIs (fundos imobiliários);
- BDRs (brazilian depositary receipts);
- ETFs (exchange traded funds);
- Contratos futuros;
- Criptomoedas;
- Entre outros.
Portanto, a celebração do Dia do Trader não apenas honra esses profissionais do mercado, mas destaca a importância do setor financeiro para a economia local e global. Isso incentiva o desenvolvimento de práticas de mercado mais inovadoras e sustentáveis.
Além disso, a data serve como uma oportunidade para educar o público sobre o papel vital que os traders desempenham na estabilidade e crescimento econômico. Por fim, ela também pode inspirar futuras gerações a explorar as carreiras nesse campo desafiador e recompensador.
Por que foi escolhido o dia 23 de agosto?
Após entender o significado do Dia do Trader e o que se comemora nele, pode surgir a dúvida: por que o dia 23 de agosto foi escolhido? A data está ligada à criação da Bolsa Livre, precursora da B3. Emílio Rangel Pestana fundou essa bolsa em São Paulo em 23 de agosto de 1890, sendo uma das primeiras bolsas paulistas.
Apesar de suas atividades terem sido encerradas em 1891, devido à política do encilhamento, ela foi o embrião da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). O seu ressurgimento se deu em 1895, como a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo.
Ela somente passou a se chamar Bovespa em 1967. A sua ascensão como principal bolsa do Brasil se deu após a crise de 1971 trazer grandes prejuízos à BVRJ (Bolsa de Valores do Rio de Janeiro).
A instituição evoluiu ao longo dos anos e passou por diversas fusões com outras instituições do mercado. A última delas ocorreu com a Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos), em 2017, quando a bolsa brasileira adotou o nome B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Qual é a história e origem do termo trader?
O termo trader tem origem inglesa e, em tradução para o português, significa comerciante. Ela deriva da palavra trade que, por sua vez, pode ser traduzida como comércio ou troca. Não há uma data específica sobre quando o termo passou a ser empregado no mercado financeiro.
Afinal, historicamente, o conceito de comércio é tão antigo quanto as primeiras civilizações. Diversos povos praticavam o escambo e outras formas de negociação em mercados locais, feiras e ao longo de rotas comerciais estabelecidas.
Com o passar dos séculos, a atividade comercial evoluiu e se diversificou. No contexto moderno, o termo trader se refere especificamente àqueles que especulam ativos e derivativos financeiros em bolsas de valores ou plataformas de negociação.
Quem exerce essa atividade geralmente busca lucrar com as flutuações de curto prazo no mercado. Em geral, a sua premissa é comprar barato e vender caro — ou o contrário. A diferença de preço obtida nessas operações é o seu lucro.
Quem é considerado trader?
Depois de ver um pouco mais da origem e história do termo trader, é comum haver dúvidas sobre quem, de fato, pode ser considerado trader, não é mesmo? Na verdade, qualquer pessoa que busque ganho em operações de curto e curtíssimo prazo pode ser chamada de trader.
Destaca-se que a atividade exercida pelo trader não demanda nenhuma qualificação ou faculdade específica. Isso porque mesmo mercados regulamentados, como a B3, permitem que qualquer interessado negocie ativos e derivativos, desde que seja maior de 18 anos.
No entanto, é interessante diferenciar os tipos de operações praticadas pelos traders para saber qual delas faz mais sentido para o que você busca no mercado. Em geral, existem 3 principais estratégias de especulação, conheça:
- day trade: operações de compra e venda realizadas no mesmo pregão, aproveitando a volatilidade do intraday;
- swing trade: operações de compra e venda feitas em pregões diferentes, que podem durar dias ou poucas semanas;
- position trade: refere-se a negociações mais espaçadas, que duram meses ou até anos, mas ainda com o foco especulativo.
5 Estratégias para otimizar as suas operações de trade
Agora que você conhece os diferentes tipos de operações realizadas por quem é trader, chegou o momento de conferir 5 estratégias para otimizar sua operação.
Aprenda!
1. Estude sobre análise técnica
Essa é uma metodologia amplamente adotada por especuladores do mercado para avaliar a movimentação dos preços. Utilizando figuras gráficas, os traders monitoram as flutuações do mercado e norteiam suas decisões.
Por exemplo, por meio de padrões gráficos e indicadores técnicos, é possível identificar tendências de alta ou baixa nos preços. Assim, o trader consegue projetar movimentos e se antecipar a eles.
2. Considere a utilização do tape reading
A estratégia conhecida como tape reading foca na análise das ordens de compra e venda executadas no mercado. O seu objetivo é identificar os possíveis direcionamentos de preço influenciados por investidores de grande porte.
Essencialmente, esse é um método de navegar junto às forças dominantes exercidas no mercado financeiro em cada momento. É comum que essa técnica seja usada para fazer operações de curtíssimo prazo, como o day trade.
3. Conte com plataformas profissionais
Outra estratégia que pode otimizar as suas operações de especulação no mercado é o uso de plataformas profissionais para traders. Elas oferecem ferramentas avançadas capazes de ajudar na tomada de decisões.
Afinal, as plataformas oferecem acesso a gráficos e dados de mercado em tempo real. Elas também trazem a capacidade de abrir e encerrar operações rapidamente, o que é fundamental em um ambiente em que segundos podem fazer toda a diferença nos resultados obtidos.
4. Simule as suas operações
Muitas plataformas trader disponibilizam mecanismos que permitem aos usuários a realização de simulações de operações. Os chamados simuladores e replays de mercado replicam pregões de diversos períodos.
Ao operar neles, é possível testar estratégias, observar o seu tempo de reação, identificar como o mercado se comporta e muito mais. Com um treinamento prévio, você poderá chegar mais preparado à bolsa para especular.
5. Abra sua conta em uma corretora de confiança
Para acessar as melhores plataformas trader e garantir acesso ao mercado, você precisará contar com uma corretora de valores de confiança. Esse é o caso da Genial Investimentos, uma das maiores corretoras do país.
Conosco, você tem acesso aos principais ativos e derivativos do mercado sem precisar pagar taxa de corretagem. Ainda, oferecemos custo zero para diferentes plataformas trader, bastando cumprir as regras exigidas.
Ao ter uma conta conosco, você pode solicitar o suporte gratuito de um assessor de investimentos. Ele tem a expertise necessária para apresentar as alternativas que mais se adéquam ao seu perfil e objetivos, além de sanar dúvidas.
Por fim, pensando em auxiliar os traders e investidores autônomos do país, lançamos a Genial Analisa. Trata-se de uma plataforma que traz recomendações das principais oportunidades do mercado, seja para especulação ou investimento.
Ela engloba salas com leitura de mercado ao vivo para quem visa fazer day trade, além de análises aprofundadas para a realização de swing trade. Com isso, você terá muito mais chances de tomar decisões fundamentadas e inteligentes.
Neste post, você viu o que é o Dia do Trader, quando essa data é comemorada e conheceu 5 estratégias que podem otimizar suas operações de especulação. Continue estudando sobre o tema para aumentar suas chances de sucesso e conte com a Genial na sua jornada.