Está em busca de soluções para a sua vida financeira, mas considera a Black Friday uma tentação? Então, fique atento às dicas que daremos neste blog para esta data se transformar em uma aliada das suas finanças. Investir pode ser exatamente o que você precisa fazer durante a Black Friday, quando quase todo mundo pretende gastar.

Black Friday 2020

Neste ano, a Black Friday acontecerá em 27 de novembro, e muitas empresas aproveitam a oportunidade para oferecer ofertas e megadescontos por todo o mês.

Contudo, além do festival de anúncios e promoções tentadoras, a data também pode ser uma oportunidade para investir e aproveitar compras futuras. Se você optou por fazer seu dinheiro render de forma inteligente, investir é uma ótima solução.

Confira, a seguir, algumas dicas importantes para esta data.

Cuidado com as ofertas tentadoras

As empresas se mobilizam para criar ofertas imperdíveis durante a Black Friday, mas muitas servem para persuadir os consumidores a comprar por impulso, o que, na maioria das vezes, não passa de um gasto desnecessário.

Ainda assim, podemos pensar na Black Friday como algo positivo, desde que você faça uso inteligente das ofertas disponíveis.

Leia também: Como investir na Black Friday

Atenção aos 3 vieses mais importantes de consumo (que fazem consumir mais):

  • Viés da escassez: termos como “últimos dias”, por exemplo, têm uma conotação de urgência. Cuidado!
  • Viés do comprometimento: concordar com a compra por influência da abordagem do vendedor. Cliente que se compromete dificilmente volta atrás. Somos seres de culpa e isso nos faz consumir para agradar.
  • Viés da reciprocidade: dar alguma amostra grátis ou brinde ao cliente, que fica refém da gratidão e retribui comprando, emcomo forma de agradecimento.

A dica é usar os vieses em seu favor:

  • Escassez: se você comprar o que não precisa hoje, perde a chance de comprar mais do que necessita amanhã. Faça um checklist de tudo o que você precisa realmente antes de comprar.
  • Comprometimento: comprometa-se com a sua liberdade de poder aguardar e investir todos os meses. Uma pesquisa da OLX revela que não utilizamos 44% do que temos em casa. Que tal vender esses produtos e começar a construir sua reserva?
  • Reciprocidade: retribua a seu favor. As redes sociais e mídias digitais acertam em cheio em nossas carências. Retribua a si mesmo o tempo gasto para conquistar aquele dinheiro. Dê unfollow, deixe de seguir e consumir tudo o que o faz gastar mais do que deveria.

Aproveite a oportunidade para investir

Consumir é bom, mas é importante pensar em investir hoje em produtos financeiros para poder consumir ainda mais no futuro.

Muitas pessoas conseguiram economizar o dinheiro gasto com supérfluos devido à pandemia da COVID-19, isso nos ensinou a refletir antes de comprar e mostrou a importância de termos uma reserva de emergência.

São inúmeras as opções de investimentos disponíveis, basta encontrar aquela que melhor se encaixa em seu perfil de investidor. Uma corretora de investimentos é a melhor opção para quem deseja investir e obter rendimentos com segurança.

Confira, a seguir, algumas opções de investimentos.

  • Fundos de investimento: geridos por corretoras ou terceiros. Os especialistas de corretoras acompanham os fundos dos melhores gestores do mercado e selecionam as alternativas mais interessantes para você;
  • Renda fixa: existe uma lista extensa de emissores privados, além de Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), Letras de Câmbio (LC) e debêntures;
  • Tesouro Direto: investimento feito pela plataforma digital da corretora, sem taxa de agente de custódia;
  • Ofertas públicas: cotas de fundos imobiliários;
  • Certificados de Operações Estruturadas (COE): permitem apostas em diversos cenários econômicos, com proteção de capital e garantia de retorno.

Planos para a próxima Black Friday

Antes de sair por aí gastando suas economias e rentabilidades sem critério, tenha em mente seus objetivos de consumo para esta Black Friday. O planejamento financeiro antecipado é o seu maior aliado.

A boa notícia é que consumir durante a Black Friday pode ser muito interessante, basta encontrar o equilíbrio entre consumo consciente e investimento mais adequado para você.

Programe antecipadamente transferências mensais para a corretora e garanta seu futuro, sem comprometer o presente.

Conclusão

O melhor caminho é usar a Black Friday a seu favor. Em vez de gastar dinheiro, invista. Use o seu dinheiro para o que realmente importa.

Comprar o que não precisa para parecer ser quem você não é prejudica qualquer planejamento financeiro.

Aproveite a oportunidade para melhorar a sua vida de maneira inteligente, rentável e a longo prazo.

Ficou interessado? Então, abra a sua conta, comece a investir durante o evento do ano e transforme a sua vida.

Abra sua conta na Genial Investimentos - Banner Post

Publicado por Genial Investimentos

A Genial é a plataforma de investimentos que está democratizando o acesso aos melhores produtos do mercado, de forma simples, ágil e eficiente, através de uma assessoria financeira isenta, transparente e qualificada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *